sexta-feira, 29 de agosto de 2008

POR QUE FAZER ORÇAMENTO?

Um orçamento pessoal pouco difere de gerenciar o caixa de uma empresa, respeita-se apenas as proporções, em ambos temos receitas e despesas.

É no orçamento que uma família vai identificar seu padrão de vida, saber onde pode ir nas despesas ou quanto precisa aumentar suas receitas.

A palavra orçamento está associada a cortes e escassez (sofrimento), por esse motivo apenas 25% da população fazem orçamento pessoal, porém, é uma tarefa necessária para quem tem planos para o seu futuro e o de sua família.

Estabelecer objetivos comuns e conversar francamente sobre as finanças com a família são o caminho para que cada um esteja comprometido e faça sua parte. É a forma de garantir a estabilidade das finanças no presente, visando prevenir o futuro.

O orçamento familiar não é apenas "Anotar as despesas realizadas". O orçamento envolve: planejar, eleger prioridades, controlar seu fluxo de caixa. O orçamento irá ajudá-lo a entender seus hábitos de consumo.

Sendo o orçamento pessoal um "MAPA DE NAVEGAÇÃO" evitará que seu barco fique a deriva e que sua vida seja direcionada apenas pelos ventos podendo levar você para ilhas de dívidas e sofrimentos ou até mesmo para fortuna, mas simplesmente pelo acaso.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

ORGANIZANDO AS DESPESAS

Agora que você identificou todas as suas despesas , inclusive aquelas migalhas que são drenadas de seu bolso na forma de gorjetas, arredondamentos na conta da padaria, cafés no meio do dia e aquelas “coisinhas a mais” que acabamos levando na banca de jornal, reuna a família - a regra é básica : quem participa colabora - e trace um plano de redução de despesa para cada item como por exemplo:

Luz : reduzir em 10% o consumo = menos lâmpadas ligada, ligar uma única TV por vez, usar menos o secador, chuveiro elétrico etc etc etc
Escola/aulas extras: visitar e negociar desconto (isso só é válido se você paga suas contas em dia)
Lanches: evitar lanches extras na rua, sempre que possível levar de casa;

E assim você vai fazendo com todos os itens e com a colaboração de todos, pois se você fizer sozinho o resultado não será o mesmo.

Bom, você já sabe quanto gasta por mês já economizou onde pode e agora? o problema está em suas despesas ou em suas receitas?

Se for na receita busque alternativas de renda extra na família com bicos e trabalho, se possível, para outros membros da família.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Saindo das dívidas


Hoje começa nosso primeiro encontro e com ele se iniciará os primeiros passos para organizar suas finanças. Se você é daquele que já é organizado pode ajudar outras pessoas a se organizarem também comentando suas experiências e dando sugestões a todos.



Primeiro passo para equilibrar a vida financeira é saber precisamente quanto se ganha e quanto se gasta mensalmente.

Receitas:
Salários, honorários, pró-labore e benefícios

É comum um assalariado dizer sua renda olhando simplesmente o líquido de seu contra-cheque. Dentro das deduções muitas vezes estão seguro de vida, previdência privada, parcelas de empréstimos, vales e vários outros abatimentos que são opcionais. O mesmo ocorre com empresários e profissionais liberais que regularmente dizem “não tirar nada da empresa”, mas não olham que suas contas pessoais como aluguel, telefone, cartão de crédito pessoal etc são pagos pela empresa.
Quando não há noção exata de quanto se ganha fica muito difícil saber se na realidade a necessidade é reduzir as despesas ou aumentar as receitas.
Uma cesta básica dada pela empresa ou uma bolsa de estudo e outros benefícios também compõem nossas receitas, pois caso contrário sairia direto do salário que está sendo usado para outro fim.

Quanto você ganha? Faça seu levantamento.

Despesas:
Despesas fixas e Despesas variáveis

Normalmente é no campo das despesas que o jogo acontece e muitas pessoas não têm controle do que gasta, fazem suas compras baseadas apenas se AQUELA parcela cabe no seu salário mas não olham ao menos que já tem várias outras parcelas que na ocasião também cabiam no salário.
O mercado está cada vez mais preparado para aumentar as vendas com propagandas eficientes e profissionais que foram altamente treinados para fazer o consumidor gastar. Os consumidores por sua vez não aprenderam a se proteger dessas artimanhas e o resultado é gasto desordenado e dívidas crescentes.

Quais são suas despesas fixas mensais? Qual é o valor mínimo para sua sobrevivência dentro do padrão atual?

Para descobrir anote todas as despesas diárias por pelo menos dois meses, assim você consegue identificar os seus gastos e saber se foram necessários ou não. Desta forma, fica mais fácil reduzir ou cortar gastos desnecessários e o dinheiro começa a sobrar no final do mês;