sexta-feira, 28 de novembro de 2008

terça-feira, 18 de novembro de 2008

É VANTAGEM TOMAR EMPRÉSTIMO BANCÁRIO?

Empréstimos, um bom ou mau negócio?

Para responder a esta pergunta temos que fazer outras perguntas: bom pra quem? Empréstimo para que?

Empréstimo e financiamento são como veneno de cobra, com a mesma força que mata ele cura.

Durante o tempo de experiência no mercado financeiro foi muito comum ver empresas falindo devido à utilização de recursos inadequados, empréstimos utilizados de maneira errada e equivocada, assim um projeto e o trabalho de uma vida inteira são destruídos pelo sistema financeiro. Mas, a culpa é do banco ou é sua? Para evitar que esta situação aconteça com você é importante que você aprenda a utilizar o recurso externo de maneira adequada.



a) Use sempre a linha adequada a sua necessidade
b) Para aquisição de imobilizado como móveis e equipamentos utilizem recursos de
financiamento, como leasing, Finame, financiamento de máquinas e equipamentos;
c) Deixe o cheque especial apenas para as emergências do dia-a-dia. É de cobertura imediata;
d) Dê preferência a conta garantida, os juros são menores;
e) Antecipe cartão de crédito apenas o valor justo de sua necessidade, evite antecipação
programada se sua necessidade de caixa é eventual;
f) Não faça reformas ou compras de máquinas com o limite de cheque especial, mesmo que você
acredite que vai ter o dinheiro em pouco tempo. É melhor fazer um empréstimo parcelado em
liquidar antecipado quando entrar o recurso, assim você evita pagar juros absurdos se houver
algum atropelo;
g) Negocie com seu gerente disponibilidade de linhas de crédito, assim você evita perder negócio
por falta de dinheiro;
h) Quando for fazer uma compra de equipamento faça as contas para ver se ele vai se pagar;
i) Pesquise e compare taxas de juros, a diferença é grande de um banco para outro;
j) Cuidado com “ofertas” de produtos que “facilitam” a liberação do crédito como: seguros e
capitalização. Isso é ilegal e encarece seu empréstimo. Os gerentes têm metas e ofertam tudo
que vem pela frente, cabe a você dizer NÃO.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO

Aprenda a gerar recursos para empreender.

Como deixar as dívidas de lado e juntar dinheiro para realizar o sonho de ser seu próprio patrão.

Durante a semana global do empreendedorismos leia as dicas diárias sobre como organizar suas finanças pessoais.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

APOSENTADO E CHEIO DA GRANA...

Só depende de você para envelhecer com saúde, com dinheiro e feliz...
Tenha uma velhice feliz

PREPARANDO-SE PARA ENVELHECER

Todos nós temos o sonho de ter tranqüilidade financeira, de ter uma velhice que possa aproveitar, já que passamos a infância e adolescência estudando (pra ganhar dinheiro quando crescer), passamos a fase adulta trabalhando (para sustentar a família, construir patrimônio). Quando enfim chega a fase da boa idade, onde sonhamos em aproveitar todo o esforço da vida descobrimos que o que temos é uma casa pra morar, que pode está tumultuada com filhos, noras, genros e netos e que aquele silêncio e tranqüilidade que sonhamos não há e que nossos recursos resumem-se a uma aposentadoria do INSS.


Uau! Que tragédia... será que é assim mesmo? “Não de jeito nenhum comigo com certeza será diferente”. É O QUE TODOS NÓS PENSAMOS.

Mas este será o futuro de muito brasileiros que deixam pra pensar no futuro quando o futuro chegar e infelizmente descobrem que poderia ser bem melhor se tivesse começado a se planejar desde cedo, com quantias regulares mesmo que de pequeno valor, mas com regularidade.
Pense nisso... comece a se preparar desde cedo a disciplina será seu maior aliado e PAGUE-SE PRIMEIRO, antes de pagar qualquer dívida ou compromisso pague-se e se faltar ajuste seu orçamento buscando ganhar mais ou reduzindo suas despesas, mas pague-se primeiro

CUIDADO COM RENDA EXCLUSIVA

Cuidado com o desemprego, tenha sempre um "galho em que se agarrar... pense numa renda extra, no começo poder ser um hobby mas depois quem sabe? pode virar seu ganha pão principal.

Muitas pessoas cometem esse pequeno erro, acreditam que o seu emprego é e deve ser sua única fonte se renda. Quando perdem o emprego ficam atolados em dívidas.

Agora, e se acontecer alguma eventualidade? E se você ficar doente e não puder trabalhar? De onde você tirará fundos para sustentar você e sua família? Das suas economias?

Trate o seu emprego como seu financiador de investimentos, use o dinheiro de seu salário para financiar suas atividades extras empregatícias.

Tenha em mente que a melhor aposentadoria que você pode ter são os juros e rendimentos que você tem dos seus próprios investimentos.

Seja uma pessoa multifuncional, não se limite apenas ao seu emprego ou atividade.

Controle seus gastos, tenha uma planilha com todas as suas despesas. você pode baixar aqui mesmo neste blog => aí do ladinho...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ATIVOS E PASSIVOS

É muito importante o entendimento dessa definição, pois esta lhe ajudará a entender e visualizar mais facilmente possibilidades de ganho de dinheiro.

ATIVOS são tudo aquilo que colocam dinheiro no seu bolso e PASSIVOS são tudo aquilo que tiram dinheiro do seu bolso.

Um exemplo simples dessa definição seria: se você comprar um imóvel e alugá-lo, ele lhe dará uma renda mensal, sendo então um ativo. Porém se, ao invés de alugar o seu imóvel, você for morar neste imóvel ele se tornará um passivo, pois ao invés de uma renda você terá várias despesas, como, por exemplo, água, luz, condomínio, IPTU, etc. Isso é apenas um exemplo para você entender que é melhor você aplicar seu dinheiro em algo que lhe gere uma renda ao invés de uma despesa.

Portanto pense bem quando comprar um carro pensando em formar um patrimônio... se for novo você começa perdendo dinheiro na hora que tira ele da concessionária - desvaloriza logo e diariamente além de você perder um pouco devido a desvalorização você passará a ter muitas despesas extras como combustível, seguros, manutenção, impostos e muitas outras que aparecem.

Assim aquela desculpa que está comprando um carro ou uma moto nova só para ter um patrimônio não cola. Você deve ter comprado por outro motivo como status, comodidade etc etc etc.

diferencien ATIVO de PASSIVO e faça o dinheiro trabalhar para você.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

FILHOS & MESADA

Receber mesada é visto como algo saudável na educação financeira de suas crianças, já que elas são forçadas a tomar decisões quanto ao uso do seu dinheiro.

O principal objetivo da educação financeira: melhorar a forma como uma pessoa se relaciona com o dinheiro, ajudando-a a tomar decisões mais inteligentes para o seu uso e nisso a responsabilidade dos pais começa desde cedo, deixar para começar a orientação quando eles crescerem talvez seja muito mais dificil visto que os hábitos já terão consolidados nos pimpolhos.

Agora... quando começar? alguns especialista recomendam que crianças acima de 7 anos já comecem a receber alguma especie de mesada (que nesta idade melhor SEMANADA), mas quem conhece seu filho é você e naturalmente saberá decidir.

Leve em conta os hábitos familiáres para seu filho ter parâmetro. Some os valores que normalmente você já dá eventualmente (para balas, lanches, figurinhas etc), some um valor extra e dê de uma única vez na semana, informando a eles do que se trata, que eles devem separar dinheiro para suas despesas, para guardar para quando quiser algo extra.

Não basta entregar o dinheiro e ponto final. É preciso orientar a criança. Para as mais jovens, convém que os pais ajudem nas contas, de forma que ela consiga ter uma idéia mais clara de quanto pode gastar por dia. Além disso, vale a pena introduzir o hábito de pesquisar preços, o que acaba ajudando na definição do conceito de caro e barato.

Estabeleça regras claras sobre quais os gastos que você continuará arcando, e quais ele deve assumir com o dinheiro que recebe. Ainda que seja sua obrigação orientar o seu filho sobre o uso correto de dinheiro e ajudá-lo na avaliação das oportunidades existentes, você deve deixá-lo tomar a decisão final sobre o que fazer com o valor da mesada.

Não associe o pagamento da mesada às atividades pelas quais o seu filho é responsável em casa. Ele deve realizar estas tarefas porque isso faz parte das responsabilidades da família e, portanto, ele deve contribuir.

Estimule a criança a poupar parte da sua mesada. Para tanto, comece introduzindo a noção de objetivos de curto e longo prazo.

Se a criança gastar todo o dinheiro antes do final da semana (ou mês) e pedir para que você dê mais, seja firme e diga não! Lembre-se que você não está negando nada de essencial para o seu filho, mas apenas ensinando-o a planejar os seus gastos. Se você abrir uma exceção, acaba passando a mensagem errada para a criança: de que ela pode gastar, que sempre haverá mais!

ENSINE SEUS FILHOS A USAREM COFRINHO.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

DINHEIRO, CRIANÇA E ADOLESCENTE

Pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes, vocês sabem lidar com os impulsos consumistas dessas crianças e adolescentes?

Não é uma das tarefas mais fáceis, afinal como convencê-los de que não é possível comprar aquele tênis "irado", aquela roupa "maneira", aquele brinquedo "fera"? mais difícil ainda, mostrar-lhe que esses produtos não são essenciais?

Pois é... quantas vezes logo após a compra descobre-se que aquela roupa não ficou tão bem assim, que aquele brinquedo já cansou e está jogado pelos cantos?

É preciso ter clareza de que crianças e adolescentes não serão infelizes se não tiverem tudo o que querem, principalmente bens da moda. Nossa responsabilidade como educadores vai muito além de português, matemática e boas maneira, somos responsáveis por educar em todos os caminhos da vida, inclusive no financeiro, não é deixar para "quando crescer eles aprendem" que vamos formar cidadãos responsáveis.

Por isso adote uma postura firme e positiva todas as vezes que lhes negar um objeto de consumo. Resista a chantagem e insistências e explique claramente o que é possível ou não para seu orçamento, o que é essencial e supérfluo, o que é permitido ou não e por quê.

Dizer simplesmente que não tem dinheiro para comprar é o método mais fácil mas nem sempre o melhor pois vai levar nossos pimpolhos a acreditar que sempre que tiver dinheiro poderá comprar tudo o que quiser, independente de precisar ou não, apenas para prazeres momentâneos.

Ensinar aos jovens a ter uma relação saudável com o dinheiro desde cedo e que na vida não é necessário e nem possível ter tudo irá ajudá-los a ser um adulto mais equilibrado.