sábado, 4 de abril de 2009

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planejar é uma arte. Dizem que quem faz um bom planejamento já realizou 50% das tarefas a serem desenvolvidas.


Realmente, isso é verdade e se você deseja ter dinheiro para seu futuro comece planejando.




Para que você quer ter dinheiro?
-quer montar um negócio?
-quer ter uma velhice tranquila?
-que aposentar-se cedo?


Enfim, pra que você quer dinheiro? seja sincero com você e assim você terá ânimo e disposição para ser disciplinado.




Conheça seus objetivos. São eles que vão servir de guia para suas estratégias de investimentos. Se você não sabe qual a razão do seu investimento não tem como investir de forma consciente.




A realidade é que todos querem ter dinheiro suficiente para ter uma vida de sombra e água fresca, mas poucos, apenas alguns, conseguem chegar a esse nível e são exatamente os que planejam.
A primeira impressão que temos é que seguir um planejamento é algo doentio (e poderá ser dependendo de como você realizar), o objetivo não é deixar você avarento, longe disso pois não faz bem, o objetivo é fazer o dinheiro trabalhar para você e não o inverso.




Como acredito que você já fez a primeira parte e se conhece bem... (é o que espero) você agora tem que fazer seu dinheiro render.




(I) Liste todas as suas despesas e estime uma redução em cada item.




Ex:


Energia: como vou reduzir o gasto em 10% (pense e execute)


Supermercado: estime um gasto máximo e siga a risca, evite superfluo, se você sabe quanto pode gastar por mês evitará despesas extras.


Roupas: Estipule um valor para seus gastos com esse item e siga, assim você evita cair nas armadilhas do consumo.


Compras: Sempre que sair as compras, planeje antes o que vai consumir e quanto poderá gastar. Desta forma você evita as compras por impulso.


Faça isso com todos os itens de sua lista de gastos de tal modo que passe a sobrar recurso.


(II) Pague-se primeiro.


Mais importante do que investir muito é investir sempre. Ter disciplina em seus investimentos é fundamental para atingir seus objetivos. Seja seu primeiro credor Todos os meses você tem compromissos financeiros fixos: telefone, escola, aluguel etc. Então tenha o primeiro compromisso com você mesmo! coloque seu nome no topo da lista e antes de mais nada, pague a você, inclusive nos recebimentos extras ou ocasionais que ocorreram ao longo de sua vida pessoal e profissional.



Planeje:
Se o homem não sabe a que porto se dirige,
nenhum vento lhe será favorável.
(Sêneca).