sexta-feira, 31 de julho de 2009

PREVIDÊNCIA: Informações úteis


Essa é a vida que queremos ter na boa idade e para isso é preciso nos preparar desde cedo.
A maioria das pessoas não tem o hábito de se preparar para a vida no longo prazo. Mas Previdência Privada enseja exatamente isso: acumular gradativamente recursos por um período de contribuição, ou capitalização, para numa dada idade quando se aposentar, iniciar o período de recebimento ou gozo do benefício
Pra lhe ajudar a fazer um plano de previdência:
1) Você escolhe quanto depositar por mês;


2) Pode suspender, aumentar e baixar o valor de acordo com sua disponibilidade financeira; apertou... baixa o valor. Folgou...aumenta o valor e assim você vai preparando sua reserva para a fase da boa idade.


3) Parte do valor que você deposita pode ser abatido do IR.


4) A legislação permite que o contribuinte saque os recursos antes da fase de recebimento dos benefícios. (tem carência)


5) Pode fazer plano de previdência para os filhos, até mesmo bebês.




domingo, 19 de julho de 2009

PARA COMEÇAR A PAGAR AS DÍVIDAS

Para saber quem você deve pagar primeiro siga alguns passos:

1) Tirando as despesas fixas que estão sob sua responsabilidade, quanto sobra para que seja destinado a quitação de dívidas?

2) Qual dívida cresce mais rápido? elas incidem mais juros e devem ser pagas em primeiro lugar.

3) A disposição do credor em renegociar, se ele não está disposto a ceder coloque ele no final da fila, no final ele cede.

4) O crededor que você tem dívida moral tem que ter alguma prioridade, como alguem que lhe emprestou apenas para ajudar, não aqueles que cobram juros e estão ganhando por ter emprestado.

5) Não pense no prazo agora, o importante é você diminuir o máximo o valor de pagamento mensal, embora assim que tiver em situação melhor ou receber algum extra pode antecipar pagamento e ganhar desconto.

6) Sempre que for fazer uma nova compra pense primeiro de onde sairá o dinheiro para pagar a nova aquisição já que seu salário estará muito comprometido e sempre adie a compra nem que seja por uma semana, muitas vezes quando o tempo passa a necessidade não é a mesma.

7) reveja todas as suas despesas e verifique onde pode haver redução e cortes, em momentos de aperto cada real economizado gera receita para quitar dívidas e com isso redução de juros.