sábado, 29 de agosto de 2009

DICAS PARA UM NOVO EMPREGO

Algumas das principais características valorizadas pelos selecionadores:

Energia: O candidato deve demonstrar, durante a entrevista, toda sua energia e disposição para trabalhar.
Motivação: Transmitir entusiasmo para trabalhar e superar as dificuldades que poderão surgir.
Persistência: Às vezes vale mais do que a inteligência. O profissional que vence pelo cansaço e que não desiste da tarefa até atingir o objetivo desejado é procurado pelas empresas.
Responsabilidade: O profissional deve mostrar que possui preocupação em arcar com suas responsabilidades.
Honestidade: Esse é um ponto muito importante nas empresas. Estamos sempre suspeitando de uma pessoa que fala de sua própria honestidade. É muito melhor apresentar referências convincentes que comuniquem sua integridade.
Dedicação: É muito importante a presença de profissionais que "vestem a camisa da empresa", se dedicando sempre ao seu trabalho. Essa é uma característica que deve ser destacada.
Analítico: O profissional precisa ser calculista e analítico para um melhor resultado no seu trabalho. Comunique essa qualidade. Orientação para objetivos: Demonstre que você sabe definir e atingir objetivos.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DINÂMICA DE GRUPO PARA NOVO EMPREGO - DICAS

Para ter um bom resultado nas dinâmicas de grupo é muito importante que o profissional siga alguns procedimentos, conforme destacamos abaixo:

  • Esteja calmo e sem pressa
  • Mantenha-se atualizado (leia jornais, revistas, navegue pela Internet);
  • Seja participativo;
  • Seja simpático;
  • Fale na medida certa;
  • Tenha boas colocações;
  • Participação;
  • União do grupo;
  • Integração;
  • Liderança participativa;
  • Respeito de limites;
  • Criatividade;

domingo, 23 de agosto de 2009

ORAÇÃO PARA CONSEGUIR EMPREGO



Além da fé você deve está preparado para a conquista de um novo emprego, afinal... Deus disse: "faça a sua parte que te ajudarei".

Assim siga as dicas:


  1. Dicas para um novo emprego
  2. Como conseguir um novo emprego
  3. Dinâmica de grupos - dicas
  4. Entrevista de emprego - dicas
  5. 10 Dicas para o seu sucesso!

ORAÇÃO DE SÃO JORGE PARA CONSEGUIR EMPREGO

Ó São Jorge, cavaleiro corajoso...
Intrépido e vencedor...
Abra os meus caminhos, ajuda-me a conseguir um bom emprego.
Faça com que eu seja bem visto por todos: pelos superiores, colegas e subordinados.
E que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, na minha casa e no meu serviço.
Vele por mim e pelos meus, protegendo-nos sempre, abrindo e iluminando os nossos caminhos.
E faça com que eu seja sempre um mensageiro da paz, do amor e da harmonia.
Amém.

Prepare-se, tenha fé - independente de sua crença. Acredite!

ENTREVISTA DE EMPREGO - DICAS

1) Por que você saiu do último emprego?
Sua resposta tem que ser tranquila e segura, não pode ser longa e enrolada. Tem que ser concisa, objetiva e clara. Nunca minta! Mentiras são inadmissíveis e, quando descobertas, podem comprometer irreversivelmente sua carreira ou ao menos sua relação com a consultoria de seleção. Muitas consultorias de chegam a riscar, definitivamente, um candidato de seus arquivos se descobrem uma conduta antiética deles.

2)Por que quer trabalhar conosco?
Mostre o que você conhece e gosta na empresa e em que suas qualidades, habilidades ou competências podem somar-se às qualidades da empresa. Seja honesto e sincero.

3) Quais são seus principais pontos fortes?
Você sabe quais são suas principais qualidades, competências e pontos fortes. Enumere as três principais e, de preferência, associe-as a atividades e resultados que você obteve para as empresas em que trabalhou.

4)Qual sua expectativa salarial? Quanto você quer ganhar?
Sempre que possível, tente deixar esta questão para uma fase posterior do processo seletivo. Um entrevistador bem treinado sabe que isso, normalmente, é um assunto final, e não vai fazer questão de que você dê uma resposta objetiva, nesse momento, a não ser que ele tenha sérias restrições orçamentárias e saiba que o salário oferecido é baixo. Se for um entrevistador de uma consultoria de seleção, ele precisa de uma idéia de sua remuneração para poder informar à empresa cliente. Se houver insistência dele, responda de uma maneira que mostre qual era sua remuneração no último ou no atual emprego, mas sempre deixe uma margem para uma negociação futura.


5) Por que você está desempregado há tanto tempo?
Responda de maneira simples e sem titubear que teve várias oportunidades que lhe foram oferecidas, mas que não se enquadravam com suas expectativas e, por isso, preferiu continuar buscando algo que realmente lhe motiva.

6) Qual a maior dificuldade de seu emprego atual?
Esta é uma pergunta delicada. Diga que você não tem grandes dificuldades, mas dê exemplos de dificuldades que estão além de seu controle e pelas quais você não pode ser responsabilizado: o mercado de automóveis está em queda e isso torna nossa política de marketing mais estratégica e difícil. Aproveite a oportunidade para, se for o caso, ressaltar competências suas. Mostre que você sabe tomar iniciativas.


7) O que o deixa irritado? Que situações você não suporta?
Responda algo como sempre tento agir com calma e sangue frio, sem me deixar levar pelos impulsos. Mas, para responder à sua pergunta, confesso que não gosto muito de pessoas teimosas e inflexíveis. Mais uma vez, aproveite para passar a imagem de um profissional dinâmico e de mente aberta.


8)Por que você saiu do seu último emprego?
Jamais fale mal da empresa ou dos seus gestores. Frases como “o novo diretor não entendia nada do negócio e abortou o meu projeto” são fatais. Procure recolocar a questão, atribuindo a mudanças de estratégia, revisão de prioridades, mudança nas políticas e – por conseqüência – a falta de perspectivas de crescimento no novo contexto. Reestruturações têm acontecido com freqüência e são bem aceitas. Se você ocupava uma posição estratégica, justifique bem porque foi “pego de surpresa”, se for o caso, para não denotar que tem dificuldades para ler contextos e antecipar-se.


9) Por que eu deveria contratar você?
Saliente as competências relevantes para a posição, retome as experiências anteriores similares e os bons resultados que você atingiu. Evite frases vagas, do tipo: porque eu sou confiável ou você não vai se arrepender por apostar em mim. Informações concretas são mais convenientes do que as opiniões. De novo: a firmeza e a convicção são importantes; a arrogância é dispensável.

10)O que mais o desmotiva?
Cuidado com esta pergunta: dê uma resposta vaga, pois o excesso de detalhes pode chamar atenção para eventuais pontos fracos. Mencione inconvenientes gerais da empresa ou questões de conjuntura envolvendo o mercado, a cidade, o país, etc. Você pode dizer, por exemplo: numa empresa grande, a tomada de decisões pode levar muito tempo e causa frustração -- ou -- numa empresa pequena, muitas vezes não existem os recursos necessários para uma evolução rápida. Responda com uma expressão tranquila.

sábado, 15 de agosto de 2009

10 DICAS PARA SEU SUCESSO

01. Acredite nas suas idéias! Senão, como conseguirá vendê-la para os outros?

02. Sonhe grande. Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, mas um sonho inspirador faz toda a diferença.

03. Seja determinado e perseverante. Bons resultados demoram a chegar.

04. Tenha ética e princípios. Não dá pra construir nada sólido com uma base frágil.

05. Tenha sempre foco no que quer. Escolha o fundamental para fazer a idéia funcionar e não abra demais o leque.

06. Simplifique as coisas. Procure realizar as coisas de forma mais simples para não se complicar.

07. Gente. Cerque-se de pessoas competentes para fazer as coisas funcionarem.

08. Transparência. Seja claro e honesto com todas as pessoas com quem se relacionar.

09. Barriga no balcão. Experimente seu produto, converse com clientes, fornecedores e parceiros.

10. Não reinvente a roda. Aproveite o que já funciona bem e aperfeiçoe; não precisa criar tudo do zero.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

COMO CONSEGUIR UM NOVO EMPREGO...

Encontrar uma nova recolocação no mercado de trabalho pode se tornar uma verdadeira saga para diversos profissionais, sobretudo em tempos de crise, onde as empresas costumam contratar menos. Diante desse cenário, as pessoas qualificadas tendem a encontrar um emprego com mais facilidade.

Entretanto, mesmo para esses profissionais que possuem formação teórica e experiência no mercado essa nova oportunidade pode não acontecer. Surge então a dúvida: onde está o erro? Para desvendar esse mistério, o especialista em gestão estratégica de pessoas e diretor-geral da Laerte Cordeiro Consultores em Recursos Humanos, Laerte Leite Cordeiro, aponta os cinco pecados capitais que podem dificultar uma recolocação.

Falta de foco

O primeiro pecado na busca por uma nova oportunidade de trabalho...


Currículo

O segundo equivoco fatal para quem quer conseguir um novo emprego é...

Entrevista

Passando da fase do currículo pode surgir então o terceiro pecado...

Má divulgação

Depois de ter um foco, um currículo adequado para o mercado e sabr como lidar com a entrevista...

Plano de contingência

Para finalizar, os especialistas ressaltam que o profissional depois de tomar todos os cuidados não devem...

Por Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney

Fonte: http://www.administradores.com.br/

O QUE NÃO SE APRENDE NAS ESCOLAS

Recebi esta mensagem por email, não sei realmente se foi Bill Gates que disse, mas achei muito sábio os conselhos, vale para pensar e ensinar aos filhos.

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 regras que os estudantesnão aprenderiam na escola.

Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais... Bill Gates falou por menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seuhelicóptero...

Regra 1 A vida não é fácil, acostume-se com isso.

Regra 2 O mundo não está preocupado com a sua auto-estima.O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES desentir-se bem com você mesmo.

Regra 3 Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola.Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone àdisposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro etelefone.

Regra 4 Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terápena de você.

Regra 5 Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo dasua posição social.Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

Regra 6 Se você fracassar, não é culpa de seus pais.Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7 Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Elessó ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvirvocê dizer que eles são "ridículos".Então antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendoconsertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprioquarto.

Regra 8 Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores eperdedores, mas a vida não é assim.Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chancesprecisar até acertar.Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.Se pisar na bola, está despedido... RUA !!!Faça certo da primeira vez!

Regra 9 A vida não é dividida em semestres.Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outrosempregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10 Televisão NÃO é vida real.Na vida real, as pessoas TÊM que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

Regra 11 Seja legal com os C.D.Fs - aqueles estudantes que os demais julgam quesão uns babacas. Existe uma grande probabilidade de você vir atrabalhar PARA um deles.


Sucesso!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PARA UM NOVO EMPREGO - PLANO "B"

Para finalizar, o especialista ressalta que o profissional depois de tomar todos esses cuidados não deve ficar em casa esperando o telefone tocar com uma oportunidade de recolocação no mercado.

"O candidato deve desenvolver um plano de contingência que o ajude a manter a sua autoestima e, por que não, faturar algum enquanto o novo emprego não vem. Aceitar a situação de desempregado e habitar uma "zona de conforto" é um pecado para a recolocação.

SUCE$$O!

PARA UM NOVO EMPREGO - DIVULGAÇÃO

Depois de ter um foco, um currículo adequado para o mercado e saber como lidar com as entrevistas do processo seletivo, um tropeço que pode acontecer para o profissional e atrapalhar a sua recolocação é uma má divulgação do seu currículo.

"O ponto de partida é se imaginar como qualquer empresa procede quando pretende contratar alguém. A lista de ações é bem conhecida: anúncios de jornais e revistas, utilização de headhunters (caça-talentos), pesquisa nos cadastros de empresas de recolocação, uso dos bancos de vagas de empresas especializadas, utilização do network (rede de contatos pessoais) para recebimento de indicações e recomendações e, obviamente, a consulta aos próprios cadastros internos".

PARA UM NOVO EMPREGO - ENTREVISTA

Passando da fase do currículo pode surgir então o terceiro pecado capital a falta de preparação dos candidatos a emprego para enfrentar as entrevistas dos processos seletivos.



"Falar demais ou falar de menos incomodam os recrutadores, o chegar atrasado é imperdoável, a falta de higiene pessoal é eliminatória, o não saber expor a história profissional é inaceitável, o debruçar-se sobre a mesa do entrevistador não ajuda nada, o entrar mudo e sair calado é deplorável e o contar detalhes não pedidos é problema".



Uma forma de evitar esses equívocos é o candidato a uma vaga conhecer bem o seu currículo e se possível ter informações sobre a empresa em que fará a entrevista.

PARA UM NOVO EMPREGO - ENTREVISTA

Passando da fase do currículo pode surgir então o terceiro pecado capital a falta de preparação dos candidatos a emprego para enfrentar as entrevistas dos processos seletivos.

"Falar demais ou falar de menos incomodam os recrutadores, o chegar atrasado é imperdoável, a falta de higiene pessoal é eliminatória, o não saber expor a história profissional é inaceitável, o debruçar-se sobre a mesa do entrevistador não ajuda nada, o entrar mudo e sair calado é deplorável e o contar detalhes não pedidos é problema".

Uma forma de evitar esses equívocos é o candidato a uma vaga conhecer bem o seu currículo e se possível ter informações sobre a empresa em que fará a entrevista.

PARA UM NOVO EMPREGO - CURRICULO

O segundo equívoco fatal para quem quer conseguir um novo emprego é apresentar um currículo de forma inadequada.
"Um currículo em papel colorido, em tamanhos diferentes do A-4, impresso em letras coloridas, com mais de duas páginas, não tem a forma que o mercado quer. Além disso, um currículo que não define claramente o foco da busca do candidato, que não oferece informações profissionais e pessoais que o selecionador precisa para sua avaliação, que contenha dados incorretos ou que busque enganar quanto aos fatos descritos é, certamente, um mau currículo".

Um currículo sem a idade ou datas que possam comprometer o candidato, por exemplo, aqueles profissionais que passaram dos 45 anos de idade e omitem essa informação com medo que esse seja um critério desqualificativo ou com as razões das saídas de empresas anteriores, são os erros mais comuns na elaboração de um currículo.

CONQUISTA DE EMPREGO

O primeiro pecado na busca por uma nova oportunidade de trabalho é procurar um novo emprego sem um foco definido. "Há um grande número de casos de profissionais cujo objetivo de busca de emprego não está claro e tem-se a impressão de que o recolocando não se sabe bem o que quer ou, pior do que isso, que concorre a tudo ao mesmo tempo, sem que, para os selecionadores das empresas, fique evidente o emprego pretendido e a melhor contribuição a esperar".

Para evitar esse equívoco, o especialista destaca que o profissional antes de sair em busca de um emprego deve definir com muita clareza qual é o foco que ele almeja, qual o cargo que ele pretende conseguir, em que ramo de atuação, onde e com que remuneração.

Quem sonha em manter um bom padrão de vida na aposentadoria sabe que é preciso pensar hoje no amanhã.


Tanto na rede pública quanto na rede privada o benefício é limitada. Por isso, cada vez mais brasileiros se rendem às vantagens da previdência complementar, que já conta com mais de oito milhões de participantes.


A previdência privada, ou aposentadoria complementar, tem ganhado cada vez mais importância. Analisando a realidade, não é preciso ter tantos argumentos para se convencer da importância de se fazer um plano de previdência privada. Um dos pontos a se considerar é que esta é uma tendência mundial. O avanço na medicina possibilitando uma maior expectativa de vida e a queda no índice de natalidade faz com que o número de contribuintes na previdência oficial seja cada vez menor ao passo que o número de beneficiários aumenta. Por conta disso, os modelos de previdência social no mundo estão sendo revistos e cada vez mais as pessoas se preocupam em obter um rendimento complementar à sua aposentadoria.


Na prática, os planos de previdência privada funcionam como um fundo de investimento. O seu dinheiro é reunido com o dinheiro de outros investidores e o montante formado é administrado para resultar em uma renda complementar a todos os participantes. Trata-se de um investimento de longo prazo onde você irá aplicar uma quantia em dinheiro para garantir um padrão de vida semelhante ao atual, quando se aposentar. Um investimento flexível e transparente, onde você pode acompanhar através de extratos como o seu dinheiro está sendo aplicado e qual a performance do investimento.

sábado, 8 de agosto de 2009

UM PAI NOTA 10


Hoje resolvi sair um pouco do tema do blog e fazer uma homenagem a um grande homem, meu pai.

Sr. Manoel foi um grande homem, normal como muitos outros com vários defeitos e com várias virtudes, mas indiscutivelmente foi um pai MARAVILHOSO e duvido que eu pudesse ter tido algum outro que fosse melhor.

Foi um pai que nunca tive a menor dúvida que ele estaria do meu lado e em todas as situações, se não fosse a coisa mais certa ele iria me socorre com o mesmo empenho e depois sentaria comigo e daria as correções que eu precisasse, nunca bateu e sempre conversou muito, até de assuntos não comuns de pai para filha.

Há pouco mais de 2 anos ele não está comigo e algumas vezes me pego querendo ligar para ele, parece coisa de doido... mas é mais de saudade mesmo.

Ele amava a vida, vivieu intesamente e como ele disse em seus últimos dias para minha filha "estava indo por prazo de validade vencido e que por isso mesmo não deveríamos chorar" dizia também que viveu bem e aproveitou a vida e que essa era a principal lição que queria deixar para nós.

FELIZ DIA DOS PAIS!

PREVIDÊNCIA E IMPOSTO DE RENDA

De acordo com a Lei 9532 de 1997, o benefício fiscal oferecido pelos Planos de Previdência Privada, é a possibilidade de abater, até o limite de 12% da renda bruta anual tributável, as contribuições efetuadas ao Plano.

Os valores que estão limitados a 12% da renda bruta anual tributável referem-se à soma de todas as contribuições que o participante faz a Planos de diferentes Entidades de Previdência Privada, inclusive as contribuições para o FAPI - Fundo de Aposentadoria Programada Individual.

Outra possibilidade de usufruir do benefício fiscal, é o participante assalariado abater suas contribuições mensalmente da base de cálculo do Imposto de Renda na folha de pagamento. Para isso, ele terá que negociar com a Área de Recursos Humanos da sua empresa, apresentando mensalmente o comprovante de efetivação da contribuição para o devido abatimento.

Com essa dedução, o participante terá uma base tributável menor e consequentemente um menor valor de imposto devido na Declaração, ou uma elevação do IR a restituir.

É importante ressaltar que os Planos do tipo VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre, NÃO possuem esse benefício fiscal.