quarta-feira, 30 de setembro de 2009

VOCÊ É UMA PESSOA DE SORTE OU DE BOA SORTE?



A diferença entre sorte e boa sorte é que a primeira não depende de ti.


1ª regra A sorte não dura muito tempo, porque não depende de ti. És tu mesmo quem cria a boa sorte, por isso ela dura para sempre


2ª regra Muitos são os que desejam ter boa sorte, mas poucos os que se decidem a procurá-la.


3ª regra Se atualmente não tens boa sorte, será talvez porque estás sob as circunstâncias de sempre. Para que a boa sorte chegue, é necessário criar novas circunstâncias.


4ª regra Preparar as circunstâncias para a boa sorte não significa procurar apenas benefícios para si próprio. Criar circunstâncias nas quais os demais também ficam a ganhar atrai a boa sorte.


5ª regra Se deixares para amanhã a preparação das circunstâncias, a boa sorte nunca chega. Provocar circunstâncias requer dar um primeiro passo... dá-o hoje.


6ª regra Mesmo sob as boas circunstâncias aparentemente necessárias, às vezes a boa sorte não chega. procura nos pormenores as circunstâncias aparentemente desnecessárias... mas imprescindíveis!


7ª regra Àqueles que apenas acreditam no azar, parece absurdo que se possam criar circunstâncias.Aqueles que se dedicam a criar circunstâncias não se preocupam com o azar.


8ª regra Ninguém pode vender sorte. A boa sorte não se vende. Desconfia dos vendedores de sorte.


9ª regra Quando já tiveres criado todas as circunstâncias, sê paciente e não desistas. Para que a boa sorte chegue, confia.


10ª sorte Criar boa sorte é preparar as circunstâncias à oportunidade. Mas a oportunidade não é uma questão de sorte ou de azar: está sempre presente!


Resumo... Criar boa sorte consiste unicamente em... criar circunstâncias.A história da boa sorte... nunca chega às tuas mãos por acaso.
---------------------------------------------------------------------------------
Comprem, leiam e ofereçam o livro que vale bem a pena...
"A boa sorte" de Fernando Trias De Bes e Alexa Rovira

terça-feira, 29 de setembro de 2009

FAZER ORÇAMENTO - QUANTO?

Como estamos quase no último trimestre do ano, já é hora de planejarmos nossas finanças pessoais para a chegada de 2010. Todo planejamento eficaz deve mesmo ser antecipado. Portanto, ao contrário do que se pode pensar, não é cedo, a hora é agora.

Todo mundo sabe que o fim do ano é um período propício a gastos, muitos deles desnecessários e até extravagantes. Então, faça planilhas para itens como presentes, festas e viagens. Ao encarar janeiro, conte com os impostos habituais, com as matrículas e os materiais escolares, sem esquecer, naturalmente, as despesas de férias.

Diante da planilha, é importante não esquecer que gastos devem ser definidos em função de uma receita real, e não apenas de nossos desejos e nossas fantasias. Dessa forma, você vai entrar no ano novo com equilíbrio e muita saúde financeira.

domingo, 27 de setembro de 2009

BOA EDUCAÇÃO FAMILIAR: PONTO FORTE PARA A VIDA PROFISSIONAL


Ao lado da formação acadêmica e cultural, uma boa educação familiar também é um fator de sucesso e sobrevivência no mercado de trabalho. É quase um pré-requisito indispensável.
São os pais e a família que, desde cedo, devem incorporar valores éticos fundamentais à rotina do indivíduo. Sem tais valores, as futuras relações sociais ficarão comprometidas, deteriorando a convivência profissional.
Nesse sentido, deve ser enfatizado o papel pedagógico e insubstituível dos pais, lembrando que hoje, infelizmente, muitos deles tendem a negar as falhas e os defeitos dos filhos, transferindo responsabilidades. Assim, não querendo "ver", também não educam, terminando por prestar um desserviço à sociedade e, em particular, ao universo profissional.



Fonte: ÁGILIS Tecnologia em RH

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TALÃO DE CHEQUES X RESTRITIVOS


Muitos bancos bloqueiam o fornecimento de talões de cheques para correntistas com restritivos financeiros porém essa prática é ilegal, o banco só pode bloquear o fornecimento se o restritivo for inscrição no CCF (cadastro de emitentes de cheques sem fundos) ou se você optar por pacote de serviços que não incluam emissão de talão de cheques.

Caso o banco insista em não fornecer talão de cheques peça para seu gerente consultar as normas do Banco Central pois ele deve ter "esquecido".

O Banco porém não é obrigado a manter sua conta, ele pode solicitar o encerramento de sua conta, mesmo que você não concorde, mas se ele não encerra terá que lhe fornecer o talão de cheques.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DÉBITO EM CONTA BANCÁRIA SEM AUTORIZAÇÃO

Está cada vez mais frequente eu receber consulta de clientes bancários perguntando se o gerente pode debitar uma parcela ou fatura de cartão de crédito quando estes estão vencidos.


NÃO! O gerente e nem ninguém pode realizar débito na conta do cliente sem autorização FORMAL ( documento assinado que autorize) mesmo que esteja vencido o que ele pode e deve fazer é propor um parcelamento para resolver a situação.

Caso o gerente insista que é legal consulte o banco central e formalize sua consulta.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SUAS DÍVIDAS IRÃO LHE DESTRUIR


Quando você começa a usar seu limite de cheque especial com frequência ou passa a pagar apenas o mínimo de seu cartão de crédito... você plantou a semente de sua árvore e laçou a corda pelo pescoço.
Os juros são adubos para acelerar o crescimento da arvore que irá lhe enforcar.

ADMINISTRANDO UMA EMPRESA

Para administrar uma empresa é necessário ter uma visão mutipla e olhar em todas as direções ao mesmo tempo.
GESTÃO ESTRATÉGICA
É o empresário estabelecer um parâmetro nos rumos da empresa.
GESTÃO OPERACIONAL
É o gerenciamento das operações do dia-a-dia.
GESTÃO ECONÔMICA
É saber se seu negócio está dando lucro ou prejuízo.
GESTÃO FINANCEIRA
É a administração do caixa – das entradas e saídas do dinheiro da empresa.
GESTÃO COMPORTAMENTAL
É administrar pessoas: suas atitudes, posturas, valores, comportamentos.
O empresário não pode e nem deve negligenciar nenhum ponto de sua administração, sob pena de levar sua empresa para o buraco.

domingo, 13 de setembro de 2009

ONDE ESTARÁ SUA EMPRESA DAQUI A 5 ANOS?


VOCÊ CONHECE A SUA EMPRESA?


Se você quer chegar em algum lugar com sua empresa deve inicialmente saber onde ela está.


Existem dois tipos de análises a fazer:


(I) Análise qualitativa
–Analisa a empresa pelos seus aspectos subjetivos
  • Administração
  • Clientes
  • Fornecedores
  • Concorrentes
  • Produtos
  • Mercado de atuação
  • etc

(II) Análise quantitativa
–Analisa a empresa pelos seus números

  • Receitas
  • Despesas
  • Estoques
  • Resultados
  • Fluxo de caixa
  • Lucratividade
  • Rentabilidade
  • etc