quinta-feira, 29 de julho de 2010

EMPRÉSTIMOS - CHEQUE ESPECIAL COM DIAS SEM JUROS


Se você tem cheque especial com dias sem juros você tem que lembrar de algumas regras:

  • Você deve depositar em DINHEIRO no último dia. Se for em DOC ou cheque você perde o benefício e paga juros elevadíssimos;
  • Se você estourar o limite também perde o benefício mesmo que seja por valores pequenos;
  • Sábado e domingo conta como dias de utilização;
  • Se o mês começar no sábado você na segunda já tem utilizado dois dias;
  • lembre de débitos automáticos que podem entrar em sua conta durante o mês, até mesmo tarifa para evitar que a conta fique com saldo devedor além dos dias previstos;
  • Cada banco tem uma quantidade de dias diferentes, 5 - 6 - 10 - 12
  • As taxas de juros desse tipo de cheque especial é muito mais cara do que o cheque especial tradicional, CUIDADO!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

EMPRÉSTIMOS - CHEQUE ESPECIAL



O CHEQUE ESPECIAL é mais uma opção para você ter flexibilidade e conveniência no gerenciamento de suas despesas. Como todo cheque especial, deve ser utilizado para imprevistos do dia a dia e por um curto período de tempo.


O CHEQUE ESPECIAL é uma linha de crédito rotativa associada à conta corrente, que pode ser utilizada em qualquer eventualidade, bastando emitir cheques ou fazer saques via cartão magnético.


Existe bancos que oferecem alguns dias de utilização do limite de CHEQUE ESPECIAL sem pagar juros, o problema é quando os dias oferecidos são ultrapassados pois as taxas desse produtos são muito maiores do que os CHEQUES ESPECIAIS convencionais, que não oferecem essa vantagem. Sabendo utilizar esse benefício é possível economizar alguns trocados evitando pagamentos de juros por contas em atraso.


Normalmente os bancos usam estratégias de reduzir as taxas de juros do CHEQUE ESPECIAL de quem não utiliza para tentar o cliente a utilizar, tem casos que chega a sem menor do que a taxa de empréstimo parcelado!!! O problema é que a taxa sobe rapidamente quando começa a utilizar o limite, CUIDADO...


OBS: É o segundo produto de crédito mais caro do mercado.

terça-feira, 27 de julho de 2010

EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS


Muitos problemas ocorridos na esfera financeira foi iniciado com a tomada de empréstimo errado.
Muitos pensam que tomar dinheiro emprestado para realizar um sonho como a compra de um bem ou para pagamento de um curso ou até mesmo para as férias é errado. NADA DISSO! errado é usar o produto errado, usar empréstimo de curto prazo para investimento.

Cheque especial: deve ser usado EXCLUSIVAMENTE para descasamentos eventuais de caixa, por exemplo, você tem um pagamento hoje com desconto e vai receber dinheiro daqui a uma semana, vale a pena nesse caso o uso do cheque especial, mas se está precisando de dinheiro para cobrir o orçamento o uso do cheque especial só vai piorar a situação visto que os juros são muito maiores.

Empréstimo parcelado: deve ser usado para cobertura de déficit de caixa, quando já foi gasto mais do que se tem a receber. Deve ser usado também para aquisição de um bem ou pagamento de curso com desconto ou mesmo para as férias. O uso desse produto é para evitar o uso indevido do cheque especial.

Financiamentos (CDC): Deve ser usado para compra de um bem como carro visto que o prazo de pagamento é maior e as taxas são menores devido a garantia que normalmente é o bem adquirido.

Cartão de crédito: Deve ser usado para compras de bens de consumo como roupas, acessórios, equipamentos pequenos etc. O cartão de crédito deve ser usado exclusivamente quando o pagamento das compras possam ser pagas integralmente no vencimento da fatura, pois caso contrário deve-se utilizar o empréstimo parcelado já que cartão de crédito tem as taxas muito elevadas.

DICA:
Quanto mais fácil for o uso do crédito mais elevada é a taxa de juros.
Use produtos de menor taxa para liquidar produtos de maior taxa.
Nunca empreste seus limites de créditos para outras pessoas.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

PENA PARA O BANCO POR APROPRIAR-SE DE SALÁRIO DE CLIENTE


A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça majorou de R$ 3 mil para R$ 35 mil indenização por danos morais, a ser paga pelo Banco do Estado de Santa Catarina S/A - BESC à correntista Rosa de Fátima Resnel Patrício, de cujo salário se apropriou.'

Em 2000, quando o salário de Rosa referente ao mês de maio foi creditado em sua conta-corrente, o banco efetuou o bloqueio dos valores, a fim de cobrir taxas de manutenção da conta. A conduta ficou evidenciada nos extratos emitidos pelo

O relator do processo, desembargador Carlos Prudêncio, frisou que em nenhum momento o banco negou a efetivação dos descontos indevidos, apenas insistiu na tese de inexistência de dano.

“Não pode o banco se valer da apropriação de salário do cliente depositado em sua conta-corrente, como forma de compensar-se da dívida deste em face de contrato de empréstimo inadimplido, eis que a remuneração, por ter caráter alimentar, é imune a constrições dessa espécie”, explicou.

O magistrado acrescentou, ainda, que o valor da indenização foi majorado para servir como medida compensatória e, ao mesmo tempo, inibitória de novas atitudes que denotem total descaso e desrespeito aos consumidores. A decisão foi unânime, e reformou a sentença da Comarca da Capital. (Apelação Cível n. 2007.040443-6).



domingo, 18 de julho de 2010

CABE AÇÃO REVISIONAL DE JUROS NAS PEQUENAS CAUSAS?


Não! Por ser uma ação considerada complexa, por causa dos cálculos envolvidos, as pequenas causas (Juizados Especiais Cíveis) não aceitam discussões sobre revisionais de contratos em relação aos juros cobrados.

Portanto, a solução é separar a documentação (contratos, carnês, boletos, faturas, etc) procurar um advogado para que ele possa analisar a viabilidade de uma ação revisional e se realmente for viável ele deverá entrar com a ação na via judicial ordinária.

FONTE: Gbolso

sexta-feira, 16 de julho de 2010

INVESTIMENTOS - FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), com interesses e necessidades semelhantes, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir de uma carteira de títulos e valores mobiliários.


Ao investir em um fundo de investimento, você adquire cotas que representam individualmente uma fração do mesmo. O valor destas cotas evolui de acordo com o desempenho dos papéis que compõem a carteira do fundo. Cada cota representa os direitos e as obrigações do investidor, de acordo com o previsto no regulamento do fundo.

Com este tipo de aplicação, os investidores têm acesso a melhores condições de mercado, menores custos e contam com a administração profissional para seus recursos.

De acordo com o tipo de fundo escolhido, as carteiras podem ser mais ou menos diversificadas, podendo conter ativos tais como ações, títulos de renda fixa, títulos cambiais, entre outros.

VANTAGEM

  • Administração profissional de recursos
  • Acesso a mercados que, provavelmente, o investidor individual não teria.
  • Liquidez diária
  • Taxas elevadas em valores menores quando comparadas as rendas fixas

TRIBUTAÇÃO

Os Fundos de Investimento estão sujeitos à incidência de Imposto de Renda e IOF, conforme descrito abaixo:

1. Recolhimento de Imposto de Renda Semestral (come cotas)*

Os rendimentos obtidos nos Fundos de Investimento estão sujeitos à incidência de IR semestral nos meses de maio e novembro de cada ano (conhecido como "come cotas"), considerando as alíquotas abaixo.

Alíquotas de Imposto de Renda

  • 15% - Fundos classificados como Longo Prazo
  • 20% - Fundos classificados como Curto Prazo

Além do recolhimento semestral, os investimentos em Fundos estão sujeitos ao recolhimento de Imposto de Renda no momento do resgate, respeitando as alíquotas indicadas nas tabelas abaixo.

Fundos de Investimento Curto Prazo (prazo médio dos títulos que compõem a carteira dos fundos inferior a 365 dias):
Prazo da Aplicação (Dias) Alíquota Recolhida Semestralmente
(“come cotas”)
Alíquota Complementar Alíquota Total*
Até 180 20% 2,5% 22,5%
Acima de 180 20% 0% 20%

* A alíquota total refere-se ao somatório da tributação semestral de 20% mais a alíquota complementar referida no quadro acima

Fundos de Investimento Longo Prazo (prazo médio dos títulos que compõem a carteira superior a 365 dias):
Prazo da Aplicação (Dias) Alíquota Recolhida Semestralmente
(“come cotas”)
Alíquota Complementar Alíquota Total*
Até 180 15% 7,5% 22,5%
De 181 a 360 15% 5% 20%
De 361 a 720 15% 2,5% 17,5%
Acima de 720 15% 0% 15%

* A alíquota total refere-se ao somatório da tributação semestral de 15% mais a alíquota complementar referida no quadro acima

Fundos de Ações:

Os rendimentos serão tributados, exclusivamente por ocasião do resgate das cotas, à alíquota de 15%.

2. IOF

Além do Imposto de Renda, para os resgates ocorridos nos primeiros 30 dias a contar da data da aplicação, há cobrança de IOF sobre o rendimento da aplicação de acordo com a tabela decrescente.

Importante: os fundos de ações não sofrem incidência do IOF.

Dias IOF Dias IOF Dias IOF Dias IOF Dias IOF Dias IOF
96% 80% 11º 63% 16º 46% 21º 30% 26º 13%
93% 76% 12º 60% 17º 43% 22º 26% 27º 10%
90% 73% 13º 56% 18º 40% 23º 23% 28º 6%
86% 70% 14º 53% 19º 36% 24º 20% 29º 3%
83% 10º 66% 15º 50% 20º 33% 25º 16% 30º 0%

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ORGANIZANDO AS FINANÇAS


Controlar seu orçamento é simples, você pode começar anotando seus gastos diários para descobrir aonde vai o dinheiro. Lembre-se de que a sua capacidade de poupar é do tamanho do seu sonho. E seu dinheiro, nas aplicações corretas, vai deixá-lo cada vez mais próximo de alcançar o que deseja.
Envolva a família na reorganização das finanças, explicando os motivos e a expectativa final: sobrar dinheiro para investir no futuro de todos.




fonte: folheto - Mulheres em ação

terça-feira, 13 de julho de 2010

INVESTIMENTOS - TESOURO DIRETO


TESOURO DIRETO - É um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas, pela internet.



TÍTULOS PÚBLICOS - São ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional com a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar investimentos do governo federal em áreas como educação, saúde e infra-estrutura.


Em meios a tantos investimentos ficamos tontos sem saber o que escolher para fazer nosso "pé-de-meia" há investimentos que pensamos ser tão complexos que nem ousamos em pensar em investir, como é o caso do TESOURO DIRETO, porém o caso não é tão feio como parece, muito pelo contrário, é simples de investir e muito rentável.

PASSO A PASSO DA OPERAÇÃO
  1. O investidor acessa o portal
  2. Escolhe um dos agentes de custódia credenciados
  3. Solicita cadastramento e envia documentação necessária
  4. Agente de custódia habilita investidor
  5. Investidor recebe senha
  6. No primeiro acesso o sistema solicitará a digitação da senha definitiva
  7. Investidor já pode realizar as operações no tesouro direto.
VANTAGENS

  • Investimento 100% garantido pelo Tesouro Nacional
  • Custo bastante competitivo, uma vez que há redução da taxa de intermediação em comparação com a aquisição de cotas de fundos de investimentos, em que há necessidade de uma instituição financeira como intermediária.
  • Oportunidade de formar poupança de longo prazo.
  • Facilidade operacional para a compra e venda dos títulos.
  • Possibilidade de o investidor montar uma carteira de acordo com os seus objetivos. podem ser combinados diferentes tipos de títulos, com datas de vencimentos de acordo com a sua necessidade.
O limite mínimo de compra é a fração de 0,2 títulos, ou seja, 20% do preço unitário do título a ser comprado (aproximadamente R$ 100,00

O limite máximo é R$ 400M por mês

Conheça mais sobre Tesouro Direto.

domingo, 11 de julho de 2010

PARA QUEM NÃO CONSEGUE JUNTAR DINHEIRO - TENTE OUTRA VEZ;

Você já tentou várias vezes juntar dinheiro e parou? Desistiu e não vai tentar de novo?

Vá em frente e comece novamente por quantas vezes forem necessário, você vai conseguir por insistência, tente outra vez e mais outra e mais outra e por quantas vezes forem necessárias até você se habituar a isso e passe a ter disciplina.

Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez

Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou, não não não não

Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
não não não não
Há uma voz que canta,
uma voz que dança,
uma voz que gira
Bailando no ar

Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente outra vez

Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez