terça-feira, 17 de agosto de 2010

CRÉDITO CONSIGNADO

O crédito consignado é uma grande saída para quem precisa de recursos complementares ou está usando o cartão de crédito e cheque especial.
Você sabe o que é crédito consignado?


Uma das modalidades de empréstimo que mais cresce no Brasil, o crédito consignado exige muita cautela para não comprometer o orçamento mensal.

Facilitar o acesso de aposentados e pensionistas a recursos financeiros com menos burocracia e juros mais baixos. Com esse objetivo, o governo criou, em dez de 2003, um programa de empréstimo via crédito consignado que permite o desconto do valor das prestações diretamente das pensões ou aposentadorias do INSS. A margem de comprometimento máxima é de 30% do benefício.

As condições atrativas muitas vezes levam ao exagero. Por isso, a decisão de utilizar o crédito consignado requer muito cuidado para não sacrificar por demais os ganhos mensais. O alerta vem em coro, de especialistas e dirigentes de associações de aposentados e pensionistas que apontam uma tendência perigosa: os empréstimos não estão sendo usados para fazer frente a despesas emergenciais, mas para pagamentos do dia a dia ou - ainda pior - por familiares que solicitam aos assistidos recursos para aquisição de geladeiras, fogões e aparelhos de TV...

Isso reduz a margem para necessidades reais que podem surgir a qualquer momento. Os números ilustram essa realidade: de janeiro de 2009 a abril de 2010, os contratos de consignados alcançaram R$ 31,38 bilhões, sendo R$ 8,91 bilhões nos quatro primeiros meses de 2010.
fonte: INFORMATIVO UBBPREV Nº 27

domingo, 15 de agosto de 2010

TIPOS DE CONTA

Várias pessoas tem me escrito e perguntado sobre diversos assuntos de bancos, coisas que eu não imaginei escrever por achar que não era necessário. Engano meu...
Vou fazer uma série de post sobre relacionamento bancário para esclarecer assuntos do dia-a-dia.

CONTA CORRENTE:
A conta-corrente é um serviço bancário que tem como finalidade gerenciar recursos à vista, ou seja... serve para evitar que as pessoas circulem com dinheiro no bolso, o que atualmente é um risco muito grande.

Os principais tipos de conta são a conta de depósito à vista, a conta de depósito de poupança e a "conta-salário".

A conta de depósito à vista é o tipo mais usual de conta bancária. Nela, o dinheiro do depositante fica à sua disposição para ser sacado a qualquer momento.

A poupança foi criada para estimular a economia popular e permite a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos mensalmente.

A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e não é movimentável por cheques.
CONTA IDIVIDUAL: é movimentada por uma única pessoa e mesmo que seja cônjuge, filho, pai, mãe não tem o menor poder de ir ao banco saber informação nenhuma da conta. Se alguém do banco passar informação dessa conta para outra pessoa é violação do sigilo bancário e está sujeito as penalidades legais.

CONTA SOLIDÁRIA: conta em duas ou mais pessoas assinam solidariamente, ou seja, ou uma ou outra de forma individual.

CONTA CONJUNTA: conta em que duas ou mais pessoas assinam de forma conjunta, só há validade nas transações assinadas pelas duas pessoas, nesse caso não há movimentação pelos caixas eletrônicos, apenas por cheque.