quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO DE ACORDO COM PERFIL



Veja onde aplicar seus recurso de acordo com seu perfil:

PRODUTOS:

GRUPO 1: Juros pós
  • POUPANÇA
  • CDB DI
  • CDB PROGRESSIVO
  • FUNDOS DE CURTO PRAZO
  • FUNDOS DI
GRUPO 2: Juros pré
  • CDB PRÉ
  • FUNDOS DE RF
  • VGBL/PGBL RF

GRUPO 3: Multimercado
  • FUNDOS BALANCEADOS
  • FUNDOS DE MULTIMERCADO
  • FUNDOS MULTIESTRATÉGIA
  • VGBL/PGBL BALANCEADOS

GRUPO 4: Ações
  • AÇÕES
  • FUNDOS DE AÇÕES
Dependendo do seu perfil, de sua disponibilidade de correr risco em busca de melhores ganhos distribua seus investimentos proporcional ao risco do produto.

CONSERVADOR

GRUPO 1 => 85%
GRUPO 2 => 10%
GRUPO 3 => 5%
GRUPO 4 => 0

MODERADO

GRUPO 1 => 65%
GRUPO 2 => 10%
GRUPO 3 => 15%
GRUPO 4 => 10%

ARROJADO

GRUPO 1 => 50%
GRUPO 2 => 15%
GRUPO 3 => 20%
GRUPO 4 => 15%

AGRESSIVO

GRUPO 1 => 15%
GRUPO 2 => 20%
GRUPO 3 => 30%
GRUPO 4 => 35%


DICAS:
I) Quanto mais novo você é mais risco pode correr pois os resultados no longo prazo costumam ser melhores.

II) Se o investimento é para uma aquisição no médio ou curto prazo, evite aplicações de risco pois no momento que você precisar poderá está em baixa e você talvez não tenha tempo de esperar o mercado mudar.

III) Se você está curtindo a aposentadoria com recurso que já guardou durante a vida, evite grandes riscos, você precisa de maior tranquilidade, já passou a fase do susto.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE DIVERSIFICAR A CARTEIRA DE INVESTIMENTO


Sempre que lemos ou ouvimos algo sobre investimentos os conselhos são para ser disciplinado e poupar sempre (mesmo nas épocas de vacas magras, apenas diminui o valor) e diversificar, ok mas o que é diversificar e por que é importante?

Diversificar é não colocar todos os ovos em uma única cesta, ou seja não aplicar em um só produto.

Uma carteira diversificada é sinônimo de menor risco e de menor impacto nas oscilações de curto prazo. No atual cenário econômico, com taxas de juros menores, diversificar torna-se ainda mais interessante para a rentabilidade de seus investimentos no longo prazo.

Além de evitar que a queda de um único investimento comprometa a rentabilidade de toda a sua carteira, a diversificação traz outra grande vantagem, a de aproveitar as oportunidades. Um bom exemplo são os investimentos que podem proporcionar rentabilidade diferenciada, como os fundos de ações ou a compra direta de ações via corretora. Outra vantagem da diversificação é aproveitar as alternativas com benefícios fiscais únicos, como os planos de previdência. A diversificação é uma importante aliada do investido na busca por melhores retornos em seus investimentos.

Agora como saber quanto colocar em cada grupo de investimento?
RESPOSTA: depende de seu perfil de investimento.

CONSEVADOR: Não aceita correr nenhum risco.
Concentre seus investimentos em aplicações de renda fixa, poupança, fundos de renda fixa
MODERADO : Tolera um pouco de risco em busca de melhor rentabilidade
Diversifique seus investimentos, a maior parte em aplicações de renda fixa ou fundos de renta fixa e uma parte menor, no máximo 25% em fundos de renda variada ou multimercado.


ARROJADO: Gosta de arriscar em busca de melhores ganhos.
Divida seus investimentos entre produtos conservadores, moderados e arrojados como fundos de ações e ações propriamente dita, você pode aplicar diretamente na bolsa através de corretoras.

AGRESSIVO: Conhece o mercado, portanto aceita risco maior e oscilações no curto prazo, em busca de maiores ganhos.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

UMA VIDA SEM DÍVIDAS


Uma vida sem dívidas
Edição de segunda-feira, 6 de dezembro de 2010






Embora tenham uma relação muito próxima, o futuro financeiro não depende exclusivamente do sucesso profissional. Os especialistas no assunto são unânimes em afirmar que alguns cuidados e medidas podem contribuir bastante para a construção de uma vida sem graves problemas de bolso.

A educadora financeira Aldineide Rios, autora do blog ´Feliz Sem Dívidas` (felizsemdividas.blogspot.com), acredita que um dos primeiros passos para garantir finanças equilibradas no futuro é buscar informações. Para isso, o jovem pode recorrer a sites, blogs, livros e palestras dedicados ao assunto. ´Ele precisa aprender a filtrar aquilo que recebe, para não exagerar nos gastos ou na economia. Cada um que orienta tende a puxar para um lado e ele deve chegar a uma ideia própria`, diz.

Segundo Aldineide, o fim da adolescência costuma ser o melhor momento para colocar as lições de controle financeiro em prática, visto que o jovem ainda depende consideravelmente da renda familiar. É nesta época, por exemplo, que ele pode começar a investir uma parte da sua mesada (ou salário) na poupança, para que tenha capital para futuros casos de emergência. Esta medida pode evoluir para um plano de previdência, quando ele der início a sua carreira.

Outra recomendação é fazer um balanço das despesas mensais, de modo que o jovem saiba o quanto tem de gastos fixos e no que pode economizar. De acordo com a educadora, quando tudo está na ponta do lápis, fica mais fácil manter o controle sobre as finanças. Para isso, também vale evitar excessos nas compras, prezando pela racionalidade. ´Muitas vezes, ele tem o sonho do carro próprio e percebe que, parcelando o pagamento em 60 vezes, pode realizá-lo. Mas acaba esquecendo que terá despesas extras, como troca de óleo, estacionamento e combustível. São esses pequenos gastos que fogem ao controle`, explica.

ENDIVIDAMENTO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

É impressionante como o nível de endividamento entre os funcionários públicos é muito elevado.

O principal motivo é a facilidade de acesso a crédito aliado segurança no emprego. Isso era pra ser uma combinação positiva mas infelizmente é letal para o bolso.

Gastam sem controle, utilizam todas as formas de créditos disponíveis e depois veem os grandes (na maioria das vezes) salários sumindo, corroído pelos juros.

O trabalho nesse público tem que ser regular e frequente com orientações financeiras.


domingo, 5 de dezembro de 2010

CURSO: EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO AO CLIENTE

Para manter a competitividade os clientes precisam ser encantados, pensando nisso a UNICRED/PE promoveu curso de capacitação de sua equipe para melhorar cada vez mais o relacionamento com os cooperados.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O QUE FAZER PARA INVESTIR?

Investir não significa uma vida de sacrifícios com cortes radicais no orçamento e com uma vida sem as coisas boas.
Para investir com prazer é necessário saber o que se quer com o investimento:

Segurança nos momentos difíceis
A compra de um bem
Uma viagem dos sonhos
Um curso de especialização
A troca do carro ou da casa
Até mesmo um presente especial...

Quando sabemos o que queremos e quanto vamos precisar para conquistar um sonho, podemos traçar um plano de quanto iremos guardar por mês para essa conquista.

Para investir com sucesso e sem dor você precisa de:
  • PLANEJAMENTO - Conhecer os objetivos
  • DISCIPLINA - Organizar-se para investir sempre
  • TEMPO - definir um prazo para atingir as metas
  • RISCO - Analisar as possibilidades de perdas
  • RETORNO - Quanto você espera ganhar

LEBRE-SE: PAGUE-SE PRIMEIRO e UM PASSO DE CADA VEZ

EMPREGO AMEAÇADO? O QUE FAZER?



A perda do emprego cria uma situação muito tensa, e o acúmulo de contas que chega em seguida poderá aumentar essa tensão.
A maioria dos consultores financeiros aconselha a criação de uma poupança equivalente a pelo menos três meses do seu salário. É uma boa meta, e você deve se esforçar para cumpri-la.
Dependendo do mercado de trabalho e da estabilidade da economia, a busca pelo trabalho pode levar de três a seis meses – ou mais. Se você perder seu emprego, verifique quais benefícios da empresa ou do governo serão disponibilizados. Para mais informação a respeito, entre em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br), com a Justiça do Trabalho da sua região (www.tst.gov.br) ou com o Ministério da Previdência Social, (www.mpas.gos.br).
Recomendações
  • Se você já sabe que a sua empresa vai reduzir o quadro de funcionários ou fechar as portas, você dever limitar seus gastos e reduzir suas compras.
  • Não pague suas contas com atraso. Se você não consegue pagar todas as suas contas, chame seus credores antes de qualquer atraso, explique a sua situação e solicite um plano de pagamento que poderá cumprir, embora você esteja sem trabalho e não tenha como pagar multas por atraso.
  • Caso você seja obrigado a trabalhar ganhando menos do que ganhava em seu emprego anterior, ajuste seus gastos de acordo com os seus novos rendimentos. Crie um plano realista para os gastos incorridos durante o período em que esteve desempregado.

FONTE: GBOLSO