sábado, 17 de março de 2012

DICA: QUE ROUPA USAR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO?




DICA

A roupa não deve ser esportiva, porém precisa ser confortável, especialmente se for fazer uma prova ou participar de uma dinâmica de grupo. Observe o perfil da empresa e a vaga para qual está se candidatando ao escolher a roupa. Evite tênis, sandálias muito abertas e não use boné, camiseta regata, bermuda, shorts ou blusas que deixem a barriga à mostra. Lembre-se: o traje pode ser seu aliado ou inimigo! 

sexta-feira, 16 de março de 2012

CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS - LIÇÃO II

CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS


Continuando a entender as finanças pessoais vamos conhecer as despesas. Esse ponto é muito importante porque é no item despesas que podemos virar o jogo em nossa vida financeira, afinal... "NINGUÉM FICA RICO PELO QUE GANHA E SIM PELO QUE ECONOMIZA"

Passe a anotar todas as despesas para saber para onde está indo seu rico dinheiro.

LIÇÃO - II


DESPESAS:

  1. DESPESA FIXA - São aquelas que se repetem mensalmente em valores aproximados e que não aumentam com o aumento de nossa renda, por exemplo: mensalidade escolar, aluguel, conta de luz, telefone, faxineira, condomínio etc  - serão as mesmas independente de seu salário aumentar ou diminuir.
  2. DESPESAS VARIÁVEIS - Ocorrem regularmente mas com valores diferentes e que sofrem interferência de nossa renda, é o caso de supermercado ( que aumentamos o supérfluo nas vacas gordas), bares e lanchonetes, almoço fora etc.
  3. DESPESAS EVENTUAIS - Não ocorrem de forma regular porém ocorrem sempre e devemos ficar atentas a elas pois costumam desorganizar qualquer orçamento, como é o caso de presentes, manutenção do carro, cursos extras, doações, roupas e acessórios etc
  4. DESPESAS INESPERADAS - Esta derruba qualquer um que não tenham uma reserva pois normalmente são elevadas e urgentes, como é o caso de doenças graves, acidentes, multas, quebra de um bem como carro ou eletrodoméstico que precisem de troca etc 

quinta-feira, 15 de março de 2012

DICA: SAIBA PARA ONDE VAI SEU DINHEIRO

Passe a anotar todas as suas despesas, até um cafezinho ou gorjeta no sinal e em um mês você verá que de grão em grão seu bolso fica vazio.

CURRÍCULO: COMO FAZER



A elaboração de um currículo vai muito além de simplesmente listar as experiências anteriores e todos os cursos que realizou ao longo da vida. O profissional deve fazer com que esse documento contenha apenas os itens relevantes para a vaga que pretende concorrer, ou seja, deve enquadrar as informações às exigências da posição.
Especialistas sugerem que o profissional faça um currículo específico para cada vaga que deseja conquistar. Para a palestrante e consultora de recursos humanos, Meiry Kamia, o profissional tem de ter sensibilidade para selecionar apenas as informações que são relevantes para a vaga.
Qualificado demais para o cargo
Alguns candidatos, porém, acreditam que são qualificados demais para determinadas vagas e, por isso, não são chamados nem para a entrevista. Meiry explica que, de fato, quando o selecionador encontra um candidato muito qualificado, ele se assusta um pouco. Mas será que retirar algumas informações do currículo é uma boa estratégia para ser selecionado?
A especialista explica que candidatos qualificados demais para as vagas são deixados de lado por duas razões bastante coerentes. O primeiro motivo está relacionado ao trabalho e o segundo, à remuneração. Os selecionadores entendem que rapidamente esses profissionais vão se frustrar por conta das funções que terão de realizar. No caso do salário, vão se desmotivar, por acharem que merecem mais. E, na maioria das vezes, merecem mesmo.
O caso é que, apesar da forte qualificação, nem sempre esses profissionais encontram oportunidades de emprego compatíveis com ela e até aceitam uma posição inferior. No entanto, de acordo com a gerente de recrutamento e seleção da Trabalhando.com, Ana Luisa Ferraz, retirar informações do currículo não é uma boa solução.
O que ele pode fazer é trabalhar melhor a forma como coloca as informações no currículo, com o objetivo de deixar claro que suas qualificações estão compatíveis com a vaga em questão. Por exemplo, se sua última posição foi de diretor em uma empresa e agora concorre a uma vaga de gerente, deixe claro que realizava funções de gerente, acompanhando a equipe de perto, por exemplo.
É interessante que o candidato tenha sempre em mente a lógica do trabalho do selecionador. O objetivo desses profissionais é encontrar uma pessoa que se encaixe à vaga da melhor maneira possível e, como consequência disso, que vá ficar na empresa por um bom tempo. “A pior coisa para o selecionador é escolher um profissional e ele sair da empresa depois de dois meses. Imagina o tempo e o dinheiro perdidos”, explica Meiry.
Meiry ainda complementa explicando que o profissional, na hora de elaborar seu currículo, não precisa seguir uma regra fixa. “O segredo é a forma como você coloca as informações”,diz.
O que entra e o que sai
Pensando nas informações que serão selecionadas para entrar no seu currículo, é interessante observar algumas dicas. As especialistas recomendam adicionar no máximo as quatro últimas experiências profissionais, desenvolvendo cada uma delas de forma focada, ou seja, de acordo com o que você considera mais interessante para a vaga em questão.
Em relação aos cursos, de novo, só coloque os que estão relacionados com a vaga. “É interessante colocar os cursos mais recentes e que estejam relacionados com a vaga em questão”, diz Ana Luisa. Mesmo que você considere que fez um curso importante, mas isso foi há muitos anos, prefira colocar apenas os mais recentes.
Há ainda aqueles profissionais que mudaram de área no meio da carreira e ficam em dúvida em relação a quais informações adicionar. Se o profissional estiver há bastante tempo na nova área, deve colocar apenas as informações, experiências e cursos que tem a ver com ela, deixando de lado as informações referentes à área anterior.
Mas, se o profissional está há pouco tempo no novo campo de atuação, a sugestão é que coloque informações da experiência anterior - a que não atua mais - especialmente para mostrar para o selecionador que houve uma mudança em sua trajetória de carreira, mas que sempre trabalhou.
Detalhes: 
1) Cuidado com as fotos que anexar ao currículo, não coloque fotos festivas, em praias etc não pega bem. Coloque uma foto para seleção profissional e não de concurso de modelo.
2) atenção com email, só coloque se você realmente usar. Não adianta colocar email apenas para dizer que tem e olhar apenas uma vez no mês... você pode perder ótimas oportunidades. ATENÇÃO com os email infantis como fulana.gatinha@....  ou fulanogostosão@... façam um email mais formal e adulto.

quarta-feira, 14 de março de 2012

DICA: COMPRE COM LIMITE

DICA



Quando for as compras ou sair para um passeio, estipule limites para gastar, isso vai evitar que você estoure seu orçamento e fique com dor de cabeça.

É importante que deixe os cartões de créditos em casa para não cair na tentação.





terça-feira, 13 de março de 2012

DICA: EMPRÉSTIMO RÁPIDO E FÁCIL

DICA


Cuidado com as armadilhas de empréstimo rápido e fácil. Quanto mais rápido e fácil mais complicado será para suas finanças, podendo comprometer até as suas boas noites de sono.

Fique atento!

CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS - LIÇÃO I

Vamos começar um curso de finanças Pessoais?
LIÇÃO - I 
Para saber organizar nosso rico e suado dinheiro e fazer com que o mês não pareça ser maior do que 30 dias... precisamos conhecer alguns conceitos básicos pois o desconhecimento nos  leva a realizar ações que vão ajudar a AUMENTAR o tamanho do mês e assim o salário não será suficiente para chegar ao próximo mês sem dor de cabeça.










LIÇÃO - I


RECEITAS:


1) Receitas Fixas - recebemos todos os meses e em valores muito próximos. É o caso do salário.


2)Receitas Variáveis - recebemos todos os meses mas não são de valores regulares, isso ocorre muito com quem recebe por comissão, honorários etc aplicado-se muito a profissionais liberais e autônomos.


3)Receitas Eventuais - Recebemos em períodos e valores irregulares, é o caso de bônus de produtividade, 13º salário, bônus de férias, participações nos lucros das empresas, retorno sobre o capital investido numa empresa, venda de bens, herança etc.


Agora anote numa planilha, numa caderneta ou caderno quais são as suas receitas, inclua a bonificação que sua empresa fornece, inclua o 13º salário etc.
Para os profissionais liberais e autônomos trabalhem com média, vocês podem até não saber quanto recebem mensalmente mas com toda certeza sabem quanto recebem em média. Trabalhem com esse valor. 
Para os meses de aumento e queda na receita usem o bom senso, é melhor ser cauteloso, mas sem abusar, tentem ficar o mais próximo da realidade, isso será um ótimo exercício para praticar e ver qual foi seu percentual de acerto... 


Tendo essa planilha feita você vai ter uma noção melhor para iniciar o planejamento financeiro pois quando não fazemos isso corremos o risco de ter gastos elevados em meses de baixa renda.


Esse é o primeiro passo para a construção de um orçamento doméstico.