sábado, 28 de julho de 2012

PROTEJA O SEU BOLSO!


Denise Estrella*
  
Todos os dias somos atacados de diversas formas para exacerbar no consumo. Basta ligar a TV antes de ir trabalhar para você assistir os anúncios cada vez mais criativos, sempre te induzindo a comprar aquilo que você nem sabia que precisava. O próprio noticiário te informa que o crédito está mais barato e mais fácil ou que o Governo reduziu o IPI de certos produtos para te levar às compras. Ou então, o (a) seu (sua) filho (a) descobriu “aquele” brinquedo mágico ou um iogurte do tipo que vem com o poder do herói favorito que ele “precisa” levar para o colégio e mostrar aos outros (as) amiguinhos (as). 

Você já reparou na quantidade de e-mails que recebe de ofertas imperdíveis dos sites de compra coletiva ou de empresas em que você se cadastrou no passado? E os telefonemas de telemarketing oferecendo pacotes de TVs por assinaturas ou mesmo assinaturas de revistas?

Não importa de onde vem o estímulo às compras diárias, você precisa estar preparado para resistir às tentações. Precisa ter foco e estar concentrado para não ser arrastado para as compras por impulso e que estão fora do seu controle e planejamento. Precisa estar consciente de que o seu limite é sua capacidade de gerar renda, quer seja com seu trabalho, quer seja com seus investimentos. Afinal de contas, dinheiro não dá em árvore e nem você fabrica reais (pela lei, somente a Casa da Moeda pode fazer isso). Portanto, esta é a sua restrição: Grana!

Tomar dinheiro emprestado no banco pode te ajudar no curto prazo porque o consumo gera melhoria no bem estar e estimula nossa sensação de prazer, principalmente nas mulheres.

Mas muita calma nessa hora! Está comprovado pelas diversas pesquisas divulgadas na mídia, que a facilitação do crédito bancário está elevando o nível de comprometimento de renda do brasileiro a cada ano. E a capacidade de honrar com os pagamentos em dia está diminuindo significativamente, ou seja, o nível de inadimplência (não pagamento das dívidas) está crescendo progressivamente. Isto serve de alerta para todos nós e está na hora de abandonar o slogan: “ a prestação que cabe no seu bolso” e começar a trabalhar na direção do Consumo Consciente


Boa Semana!

* Denise Estrella é instrutora e planejadora financeira pessoal,  CFP®  

sexta-feira, 27 de julho de 2012

COMO CONSEGUIR DINHEIRO PARA VIAGEM DE FÉRIAS?





Viagens sempre são bem-vindas. E nas férias então, nem se fala. Descobrir lugares diferentes, entrar em contato com outras culturas e com novas pessoas, proporcionam experiências incríveis. Como nem sempre o dinheiro e suficiente para realizar aquela viagem dos sonhos, o Pernambuco.com aproveitou a sugestão dos internautas do Cidadão repórter, fórum de jornalismo colaborativo do portal, para trazer dicas de como poupar durantes as viagens.

Aldineide Rios, consultora financeira e dona do blog Feliz e sem dívidas, esclarece que os preparativos para uma viagem devem começar, em média, com um ano de antecedência. “Planeje todos os passos. Não viaje cheio de dívidas”, explica. Então, antes de pensar em sair por aí, é preciso liquidar as pendências financeiras. Anote todas as contas e despesas em um caderno para ter mais controle e, a partir daí, estabeleça a quantia que pretende gastar com a viagem.

A etapa seguinte é dividir o valor pelo número de meses que faltam para o passeio, e guardar as parcelas rigorosamente todos os meses. “Só tem dívidas quem não tem um objetivo, um sonho, então, estabeleça metas”, incentiva. Paralelamente a isso, defina o destino, comece a pesquisar sobre o local escolhido e fique de olho nas promoções de passagens aéreas e nas milhas acumuladas no cartão de crédito.

Durante a viagem, a consultora recomenda levar apenas 20% do dinheiro em espécie. Utilize o restante da quantia através do cartão de crédito ou débito. Mas e se a viagem for para o exterior? Converta o real em dólar, ou em outra moeda estrangeira, ainda no Brasil, evitando as oscilações cambiais. Em relação ao cartão, existem as opções do cartão de crédito com alcance internacional e o cartão pré-pago, específico para viagens. Mas antes de escolher, entenda as diferenças que existem entre eles.

Ao optar pelo cartão de crédito, você precisa entrar em contato com o banco e informar sobre a viagem para não correr o risco de ter uma compra negada. Se o cartão não é internacional ou tem o limite baixo, uma conversa com o gerente pode resolver o problema. “Há certos casos em que é concedido um aumento momentâneo de limite, especialmente para a viagem”. Vale lembrar que as compras feitas no exterior não serão parceladas.

Apesar de amplamente aceito pelos estabelecimentos, a fatura pode ser uma surpresa desagradável, pois o valor do que foi comprado convertido em reais só será conhecido no fechamento do cartão, de acordo com a cotação da moeda. E o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é de 6,38%. 

Já os cartões pré-pagos são fáceis de usar e combinam bastante com viagens planejadas. A recarga pode ser feita aos poucos, na medida em que você for economizando, ou de uma única vez, depositando o montante total que será levado. Mas saiba que ao inserir créditos, o cliente paga uma taxa pela operação. Essa modalidade também sofre uma incidência menor do IOF, 0,38% e evita que o consumidor fique a mercê da variação da moeda estrangeira. Numa época de muitas oscilações, a segurança oferecida compensa. 

Esse tipo de cartão é aceito em quase 30 milhões de estabelecimentos e funciona como uma excelente ferramenta de controle, pois, só será gasto a quantia prevista para a viagem. O dinheiro depositado também pode ser sacado a qualquer momento. “Se sobrar créditos, ótimo. Dá para sacar o restante ou já deixar guardado para a próxima viagem”, esclarece a consultora.

Mas Aldineide alerta que não deve haver ausência de lazer durante o período de economia para a viagem. “Momentos de descontração são importantes para se manter firme e continuar economizando. Não seja tão caxias. Enquanto poupa, procure fazer passeios baratos. Vá à praia, ao parque, ao cinema... E boa viagem”.

Confira mais sugestões dadas pela agente de viagens Louise Cunha. Embora simples, elas podem facilitar a vida de muitas pessoas, principalmente a dos marinheiros de primeira viagem. Siga as dicas e volte para casa feliz, com a mala cheia e o bolso folgado:

• Na hora de se hospedar dê preferência a albergues e pousadas, que são opções mais baratas que hotéis. E engana-se quem pensa que eles custam menos porque oferecem serviços precários. Há opções para todos os perfis.

• Alimentação é algo que pesa no bolso. Então, o primeiro passo é procurar uma padaria próxima à hospedagem para realizar pequenos lanches. Outra saída são os restaurantes que cobram por quilo, os famosos self service, eles costumam servir boa comida por ótimos preços.

• Pesquise com antecedência, através da internet, os pontos históricos e turísticos da cidade que contam com entrada gratuita. Visitas aos museus, parques e praias sempre são excelentes opções. Caso o local visitado cobre taxa de entrada, verifique se há descontos para crianças, idosos e estudantes.

•Ao explorar a cidade, procure realizar pequenos percursos a pé. Para distâncias maiores, o recomendado é utilizar ônibus, trens e metrôs, ao invés de táxis. Porém, antes de adotar essa sugestão é preciso ter certeza de que ninguém irá se perder na cidade, principalmente se for no exterior.

• Não deixe para comprar presentes e lembrancinhas no último momento. Na hora de gastar, busque os centros comerciais mais populares e, consequentemente, com preços mais bacanas.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

COMO PLANEJAR O FUTURO?


Você tem um sonho?

Você tem um plano para seu futuro?

O que sonho tem com endividamento? TUDO, quem não sonha não tem porque economizar, guardar dinheiro, deixar de dever... termina gastando muito com o que não trará retorno de fato para a vida.

Se sua resposta é não para alguma dessas perguntas então sua chance de ser um endividado é muito grande. Pra que você vai gardar dinheiro? Pra que deixar de ser endividado?
Pense nisso e queira um futuro maravilhoso para você.
- Planeje umas férias;
- Planeje uma aposentadoria encantadora e cheia de felicidade;
- Queira comprar uma casa nova, um carro novo;
- Queira ir para faculdade;
- Queira que seus filhos se formem;
- Enfim... queira tudo de bom para você e encontre um motivo para deixar de ser endividado.

domingo, 22 de julho de 2012

COMO CONSEGUIR DINHEIRO PARA REALIZAR SEUS SONHOS





Para realizar seus sonhos você precisa conhecer algumas dicas básicas, muitas vezes a falta de dinheiro vai fazer desistir mas muita calma...

Seguem algumas dicas para que seu sonho seja possível.


PASSO 1: Liste seus objetivos da maneira mais detalhada possível. Se você quer comprar um apartamento, defina o tamanho, o número de quartos, a localização, se o imóvel será novo ou usado. Quanto mais específico, melhor, já que o dinheiro necessário para adquirir um estúdio é bem diferente do que é preciso para comprar um dúplex.

PASSO 2: Atribua uma ordem de prioridade para cada item da lista, tendo em mente que seus recursos serão alocados de acordo com a importância que você dá a cada meta.

PASSO 3: Estabeleça prazos para todos os objetivos, colocando uma data precisa para a realização deles na segunda coluna da planilha e o número de meses que você tem para guardar dinheiro na quarta coluna.

PASSO 4: Identifique as opções de investimento mais adequadas para viabilizar seu sonho. Embora o ideal seja buscar o auxílio de um profissional especializado e imparcial o que elimina o gerente do banco , você pode seguir princípios simples, alocando os recursos destinados aos objetivos de curto prazo em modalidades de menor risco, como instrumentos de renda fixa.

PASSO 5: Revise sempre o seu sonho e, se ele estiver muito acima das suas possibilidades de poupança, estenda um pouco o prazo estabelecido.