segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VOCÊ SABE CALCULAR O SEU PATRIMÔNIO ?




                                       No fim das contas, quanto você tem hoje ?

O seu patrimônio é a soma do valor dos seus bens(casa,carro ou dinheiro guardado) menos a soma do valor das suas dívidas. É tudo o que você tem menos o que você deve.

Esse é o valor que sobraria - ou faltaria - se você vendesse tudo o que tem para quitar suas dívidas.

Fazer essa conta sempre é uma maneira de ver como está sua situação financeira. Resultados positivos indicam que você está no caminho certo para construir um patrimônio. Já os resultados negativos são um sinal de alerta para você administrar o dinheiro com mais cuidado e atenção. Para ajudá-lo nessa tarefa, veja o passo a passo a segui.

1- Avalie a situação :
Faça um levantamento do que você possui e do que você deve, incluindo na conta a lista de ganhos e gastos mensais.

2-Defina objetivos :Sonhe alto, mas não tire os pés do chão.Para que os grandes sonhos não pareçam tão distantes, estabeleça objetivos parciais: comprar um terreno por exemplo, pode ser a primeira etapa para chegar a casa própria. Se tem família, considere as expectativas de cada um e conquiste a participação de todos- além de dividir responsabilidades e somar esforços

3-Faça seus planos:
Seja ganha mais,gasta menos, ter uma reserva para emergências ou guardar dinheiro para diferentes objetivos,decida claramente como vai transformar essas intenções em realidade no dia a dia. Inclua toda a família na definição das metas e no controle do orçamento, acompanhe a evolução dos planos e faça os ajustes necessários ao longo do caminho.



FONTE: ITAU