domingo, 26 de abril de 2015

PALESTRA SOBRE FINANÇAS PESSOAIS - ESCOLA APRENDIZES DE MARINHEIRO - RECIFE

O Núcleo do Serviço de Assistência Integrada ao Pessoal da Marinha da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (N-SAIPM/EAMPE) promoveu, no dia 19 de março, o “I Workshop sobre Finanças Pessoais” para seus militares e servidores civis. A atividade faz parte do “Projeto Capitaneando Minha Vida”, ligado ao Programa de Apoio Socioeconômico previsto. O workshop teve como objetivo disseminar informações preventivas sobre o planejamento financeiro para a consecução dos objetivos pessoais e autonomia socioeconômica.
Consultora financeira, Aldineide Rios, realiza dinâmica durante a palestra
Consultora financeira, Aldineide Rios, realiza dinâmica durante a palestra
O evento contou com a presença da professora e consultora financeira pessoal e empresarial, Aldineide Rios, que falou sobre hábitos eficazes nas finanças e a utilização de ferramentas importantes, como planilhas para a construção do fluxo de caixa pessoal.
A palestrante deu dicas de economia e organização, além de explicações sobre crédito, cheque especial, taxas e impostos. O conhecimento para uma boa gestão financeira foi passado em linguagem objetiva, com dinamismo e exemplos. Segundo ela, a educação financeira não se relaciona somente a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro, consistindo, também, em melhora na qualidade de vida a curto e longo prazos.

terça-feira, 14 de abril de 2015

AUMENTO NO PERCENTUAL DE DESCONTO DOS CONSIGNADO DOS TRABALHADORES






Muita atenção com a medida provisória aprovada na semana passada pois o que parece um presente pode ser um "presente de grego" levando os funcionários desesperados a endividar-se cada vez mais e piorar sua situação. No primeiro momento a sensação é boa com mais dinheiro para os gastos que não estão sendo cobertos pelo salário porém no médio e longo prazo a situação vai piorando devido ao pouco dinheiro que vai sobrar do salário, se estava difícil com desconto de 30% imagine com desconto aumentando para 40%...

A decisão de tirar novo empréstimo será bom se for para trocar uma dívida cara como o cheque especial ou cartão de crédito por uma dívida mais barata como é o caso do consignado, portanto reflita muito bem antes de tomar a decisão.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (09) a Medida Provisória 661/14, que aumenta o limite de descontos autorizados pelo trabalhador na folha de pagamentos para incluir despesas com cartão de crédito. Pelas regras atuais, os trabalhadores podem autorizar o desconto de empréstimos, financiamentos ou arrendamento mercantil até o limite de 30%. Com as novas regras, serão acrescidos mais 10% apenas para despesas com cartão de crédito.
Além desses descontos, o trabalhador poderá continuar a autorizar mais 10% do salário em convênios com planos de saúde, farmácias, previdência privada e seguros.
Aposentados e pensionistas do INSS igualmente poderão contar com esse aumento de limite de mais 10% do benefício para descontos direcionados exclusivamente ao pagamento de cartão de crédito. Assim, eles poderão autorizar um total de 40% de descontos, frente aos 30% atuais.