As pessoas classificam-se em 03 perfis financeiros:
a) Os endividados
b) Os controlados
c) Os aplicadores
Muitos endividados estão nessa situação por escolha, inconsciente, mas escolha. Compram compulsivamente ou até mesmo sem pensar, agem por impulso ou simplesmente são doentes por gastos. Outros são endividados por ser otimista demais vivem no limite sem dever nada e quando ocorre alguma fatalidade como perda do emprego ou doença ou outro tipo de acidente, entra no mesmo momento na lista de envididado e para sair leva muito tempo e muito controle. Para essas pessoas vale o sacrificio bem menor de ter uma reserva financeira para as eventualidade.
Os controlados vivem em cima do muro e a qualquer momento passam ou para o lado dos endividados (com alguma fatalidade) ou para o lado dos investidos (com algum golpe de sorte). O ideal é ter uma reserva e deixar o lado endividado cada vez mais distante.
Os investidores infelizmente são minorias em nossos dias e os motivos são diversos, desde gastos compulsivos, querer viver apenas o hoje, sem lembrar que hoje também já foi futuro. Investir é considerado complexo e exige sacrifício, mas nem sempre é assim toda mudança de comportamento é desagradável mas depois incorpora-se a rotina e passa a ser mais fácil.
E você qual o seu perfil?
Nenhum comentário:
Postar um comentário