quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

COMO NEGOCIAR DÍVIDAS ESCOLAR?



O ano letivo começou e com ele um grande problema que deixamos sempre pra depois: a dívida escolar.

É um problema grave e afeta tanto pais, alunos e as escolas. Os pais querem o melhor para seus filhos, ensino com qualidade, professores muito bem treinados, equipamentos de aulas modernos, estrutura física de qualidade, etc, mas esquecem que para isso é preciso dinheiro e com a inadimplência escolar elevada as escolas não tem como fazer tudo aquilo que queremos em qualidade de ensino.

Por outro lado há muitos pais que deixaram de pagar suas mensalidades por problemas financeiros alheios a sua vontade, como desemprego, doença na família, gastos inesperados e também descontrole (por que não?) muitos começam o ano com o orçamento todo em dia mas no decorrer do ano com tantas tentações do mercado, tantas promoções e estratégia modernas de aumentar o consumo que o orçamento vai totalmente pro espaço e as dívidas começam a se acumular e como escola não pode tomar muitas ações contra o devedor fica para o final da lista de pagamento. Não se desespere... tem solução.
Em primeiro lugar procure a escola e abra seu coração, conte o que está acontecendo financeiramente com você e como você pretende resolver a situação, o que as escolas não gostam são os pais que devem e acham isso a coisa mais natural do mundo e que as escolas tem obrigação de manter os alunos e pronto. Se sua intenção é realmente resolver a situação e não voltar a ficar inadimplente converse, mas antes de qualquer coisa faça seu orçamento (ACESSE: FELIZ E SEM DÍVIDAS: Fazer Orçamento ) e mostre ao diretor da escola que dessa vez você planejou seu orçamento e vai honrar as mensalidade regularmente.

Faças as contas e mostre quanto você pode realmente pagar - agora não vá querer manter um padrão que você não tem, não adianta querer colocar seu filho na melhor escola se seus recursos não são compatíveis com ela, afinal há outros gastos que nessas escolas também são mais caros e a convivência com coleguinhas de nível social muito maior pode não ter o resultado positivo que nós pais desejamos, nossos filhos pode se sentirem inferiorizado, não podendo comprar aquelas roupas de grifes, ter aquelas férias especiais, participar de todos os passeis etc etc etc. CUIDADO!

Se você é comerciante e sofre grande sazonalidade, deixe de olhar pelo retrovisor... pagando as contas em atraso quando o movimento é maior, aproveite a época das "vacas gordas" para negociar pagamento antecipado e ganhar com isso desconto e principalmente paz.

O diálogo é a melhor solução.
Lembre-se: educamos pelo exemplo. Atitudes ensinam mais do que qualquer discurso.

Nenhum comentário: