terça-feira, 16 de março de 2010

DISCIPLINE-SE FINANCEIRAMENTE E ATINJA SEUS OBJETIVOS

Sonhar é o primeiro passo para chegar em algum lugar, quem não sonha não tem porque lutar.

Já fiz alguns post relacionados a sonho como realizar seus sonhos, você tem um sonho? mas agora vou apresentar a vocês um caso real. Um jovem que apesar da pouca idade vem realizando seus sonhos gradativamente e tenho toda certeza que pelo o que conheço dele isso tudo não é nem o começo.
Ele tem 24 anos, publicitário talentoso que trabalhou em boas agências, ganhou prêmios com seu trabalho e criatividade, comprou o carro que sonhava e agora está vivenciando uma experiência no exterior.

Abaixo ele nos conta como conseguiu chegar lá:


"Não importa quão difícil seja o seu objetivo, se você pretende atingi-lo, vai precisar de estratégia, tática e disciplina."

Desde os 15/16 anos de idade eu tinha o desejo de vivenciar uma experiência no exterior. É, sair do Brasil, falar outra língua, conviver ao lado de pessoas com hábitos diferentes, enfim, sair do casulo e descobrir/explorar o mundo de uma outra forma.

Determinado a atingir o meu objetivo, eu precisei criar métodos e metas para que num prazo mais curto possível eu pudesse desfrutar da experiência de viver no exterior. Um desses método/metas diz respeito ao campo financeiro, e é em cima dele que vou concetrar minhas próximas palavras.

Eu devia ter uns 17 anos, morava com meus pais, não pagava conta nenhuma e tinha um raciocínio em relação ao dinheiro: todo mês eu dividia meu salário por quatro. Dessa forma eu sabia exatamente quanto eu podia gastar em cada semana. Gastava tudo, pois sabia que o próximo mês estava chegando para me salvar. Até que um dia eu conheci o livro Pai Rico Pai Pobre (link para comprá-lo no submarino - AQUI) e esse livro mudou completamente a forma pela qual eu me relaciono com o dinheiro.

Assista um resumo do livro clicando no player abaixo:
Pai Rico Pai Pobre

Depois de ler esse livro passei a conhecer os conceitos básicos da economia: a diferença de um ativo e um passivo, por exemplo. Comecei a pensar na possibilidade de fazer o dinheiro trabalhar para mim e não eu trabalhar para o dinheiro. Por uma coincidência positiva recebi uma promoção na empresa e o meu salário aumentou. A partir desse momento, eu iniciei um projeto que chamo "eu sou a minha primeira conta", também aprendi no livro.

O projeto é simples e eu o explicarei: Todo mundo tem contas para pagar. e todo mês é a mesma coisa, luz, água, telefone, Internet etc. Pagamos todos os nossos compromissos e o que restar é para nosso lazer e/ou para nossas economias, não é? Pois bem, passei a fazer o contrário. No momento em que o salário caia em minha conta eu tinha um compromisso maior e inadiável: PAGAR A MIM MESMO. Mês a mês eu pegava cerca de 20% do meu salário e investia na poupança, CDB ou em ações. Em pouco tempo os investimentos passaram a mostrar seus resultados. E dois anos depois eu consegui atingir dois objetivos, inclusive morar fora do país.

Conclusão: Não importa se seu objetivo é pagar uma dívida, comprar um carro ou adquirir um imóvel, se você quer construir um patrimônio, comece a se pagar.

Thiago Nascimento
www. ideavertising.com.br
www.emdublin.wordpress.com
www.twitter.com/tnascimento


Ao lado você pode acompanhar as aventuras dele através do link UMA AVENTURA INTERESSANTE

Nenhum comentário: