segunda-feira, 7 de maio de 2018

VALE A PENA DAR MESADA



Vale sim, desde que você ensine seu filho a usar o dinheiro com sabedoria.

A educação financeira deve ser iniciada em casa, principalmente pelo exemplo.

Gastar desenfreadamente e depois ficar de cabeça quente porque não tem dinheiro para pagar as contas vai levar os filhos a acharem que isso é o normal, para os filhos os "pais sempre fazem o certo".

O valor ideal de mesada vai depender muito da idade do filho, pois para uma criança de 6 anos que torra a mesada basicamente com balas é totalmente diferente do filho de 15 anos que vai para cinema e baladas.

É muito importante que a mesada seja levada a sério, tanto pelos pais quanto pelos filhos. Quando for decidido que vai ser dado mesada sente com seus filhos e converse sobre isso, diga qual o valor e qual a finalidade. Aproveite para dizer que se terminar o dinheiro antes da próxima mesada vai ficar sem grana.

Cumpra a promessa e não "empreste" dinheiro ou antecipe mesada, pois assim ele vai se acostumar a utilizar cheque especial, cartões de crédito etc.

Para chegar a um valor ideal para mesada some os gastos médios de seu filho. por exemplo: Os passeios que ele costuma fazer lhe pedindo dinheiro + dinheiro para lanche na escola + salão de beleza + presentinhos de festas de aniversário de amigos + outros valores que você julgar importante.

Eduque pelo exemplo, ensine sempre.


Ensine seu filho a guardar um valor, nem que seja pequeno para quando quiser algo de maior valor, como um show extra, uma roupa diferente, um passeio maior etc.

SEU FILHO TEM UM COFRINHO?

Nenhum comentário: