domingo, 19 de junho de 2011

SOS - FUNCIONÁRIOS ENDIVIDADOS

As empresas sempre tiveram como desafio motivar seus funcionários, manter a equipe satisfeita e produzindo.

Hoje mais um desafio está surgindo para gestores e profissionais de RH no tocante a manter a equipe coesa e concentrada no trabalho, é o endividamento financeiro. Tentando resolver esses problemas muitas empresas fazem parcerias com bancos para conceder a sua equipe empréstimos com taxas abaixo das praticadas pelo mercado, fazem convênios com farmácias para vendas com descontos posteriores e diversos outros mecanismos de créditos acreditando que assim vai ajudar sua equipe.

Nesses casos a empresa está atuando no problema- a falta de dinheiro e não na causa – o descontrole financeiro. Quanto mais acesso a crédito uma pessoa desprepara tem mais ela “se enrola” AUMETA O PROBLEMA.



Hoje muitas empresas passaram a cuidar da saúde financeira de sua equipe com a mesma atenção que cuidam da saúde física, como obesidade, stress e qualidade de vida. Passaram a contratar profissionais de mercado para palestras, cursos e consultorias financeiras pessoais.

“Funcionários endividados têm seu rendimento e qualidade de vida prejudicados. Muitas vezes a preocupação leva o empregado a ter problemas de saúde e, conseqüentemente, o afasta do trabalho”, diz Mª Luiza Semple do SESI-SP.

Muitas empresas evitam contratar funcionários com nome negativado, mas fecham os olhos para os sinais que sua equipe passa no dia-a-dia. Renovação constante de empréstimos consignados, ligações frequentes de cobradores, falta de concentração e diversos outros sinais que ficam muito claro para quem presta atenção a seu quadro funcional.

Nenhum comentário: