sexta-feira, 29 de agosto de 2008

POR QUE FAZER ORÇAMENTO?

Um orçamento pessoal pouco difere de gerenciar o caixa de uma empresa, respeita-se apenas as proporções, em ambos temos receitas e despesas.

É no orçamento que uma família vai identificar seu padrão de vida, saber onde pode ir nas despesas ou quanto precisa aumentar suas receitas.

A palavra orçamento está associada a cortes e escassez (sofrimento), por esse motivo apenas 25% da população fazem orçamento pessoal, porém, é uma tarefa necessária para quem tem planos para o seu futuro e o de sua família.

Estabelecer objetivos comuns e conversar francamente sobre as finanças com a família são o caminho para que cada um esteja comprometido e faça sua parte. É a forma de garantir a estabilidade das finanças no presente, visando prevenir o futuro.

O orçamento familiar não é apenas "Anotar as despesas realizadas". O orçamento envolve: planejar, eleger prioridades, controlar seu fluxo de caixa. O orçamento irá ajudá-lo a entender seus hábitos de consumo.

Sendo o orçamento pessoal um "MAPA DE NAVEGAÇÃO" evitará que seu barco fique a deriva e que sua vida seja direcionada apenas pelos ventos podendo levar você para ilhas de dívidas e sofrimentos ou até mesmo para fortuna, mas simplesmente pelo acaso.

Nenhum comentário: