Hoje começa nosso primeiro encontro e com ele se iniciará os primeiros passos para organizar suas finanças. Se você é daquele que já é organizado pode ajudar outras pessoas a se organizarem também comentando suas experiências e dando sugestões a todos.
Primeiro passo para equilibrar a vida financeira é saber precisamente quanto se ganha e quanto se gasta mensalmente.
Receitas:
Salários, honorários, pró-labore e benefícios
É comum um assalariado dizer sua renda olhando simplesmente o líquido de seu contra-cheque. Dentro das deduções muitas vezes estão seguro de vida, previdência privada, parcelas de empréstimos, vales e vários outros abatimentos que são opcionais. O mesmo ocorre com empresários e profissionais liberais que regularmente dizem “não tirar nada da empresa”, mas não olham que suas contas pessoais como aluguel, telefone, cartão de crédito pessoal etc são pagos pela empresa.
Quando não há noção exata de quanto se ganha fica muito difícil saber se na realidade a necessidade é reduzir as despesas ou aumentar as receitas.
Uma cesta básica dada pela empresa ou uma bolsa de estudo e outros benefícios também compõem nossas receitas, pois caso contrário sairia direto do salário que está sendo usado para outro fim.
Quanto você ganha? Faça seu levantamento.
Despesas:
Despesas fixas e Despesas variáveis
Normalmente é no campo das despesas que o jogo acontece e muitas pessoas não têm controle do que gasta, fazem suas compras baseadas apenas se AQUELA parcela cabe no seu salário mas não olham ao menos que já tem várias outras parcelas que na ocasião também cabiam no salário.
O mercado está cada vez mais preparado para aumentar as vendas com propagandas eficientes e profissionais que foram altamente treinados para fazer o consumidor gastar. Os consumidores por sua vez não aprenderam a se proteger dessas artimanhas e o resultado é gasto desordenado e dívidas crescentes.
Quais são suas despesas fixas mensais? Qual é o valor mínimo para sua sobrevivência dentro do padrão atual?
Para descobrir anote todas as despesas diárias por pelo menos dois meses, assim você consegue identificar os seus gastos e saber se foram necessários ou não. Desta forma, fica mais fácil reduzir ou cortar gastos desnecessários e o dinheiro começa a sobrar no final do mês;
Um comentário:
Muito legal!!!
Dicas simples e muito úteis.
Parabéns
Postar um comentário