domingo, 25 de outubro de 2009

EDUCANDO OS FILHOS FINANCEIRAMENTE

Quando se trata de dinheiro sempre ficamos em dúvida se estamos educando nossos filhos da forma correta.

Não existe fórmulas mágicas mas a adaptação para cada filho é absolutamente necessária.

Cada ser humano é único e o que dá certo para um necessariamente não dará para o outro.

Dar ao filho tudo o que eles pedem passa a sensação de que tudo é muito fácil e sem valor, um saco sem fundo. Compare se você fizer uma conta na cantina da escola ou somar o que seu filho gasta com lanche durante o mês e lhe dá tudo de uma vez no início do mês. Se ele gastar tudo antes do fim do mês contenha-se e não dê mais nenhum dinheiro e nem deixe ninguém dá avós, tias, madrinhas etc, nem antecipação do mês seguinte (é o que acontece com quem gasta o salário - usa o cheque especial). Só assim ele aprende que a mesada tem que render até a próxima.

18 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Vc poderia me ajudar com alguma dica? tenho uma dívida de iptu de 2008 e 2009 por volta de 4.000, além de não estar pagando minhas obrigações fiscais (sou representante comercial) pois fiz a loucura de financiar um apartamento que consome quase todo meu rendimento, faltam dois anos pra terminar a dívida do apartamento, porém tenho uma duvida enorme se o melhor é vende-lo, pois dessa forma teria uma divida a menos que seria a do apartamento. O fisco pode penhorar meu único bem? Socorooo!!!

Aldineide Rios disse...

Bom dia, isso eu não sei te dizer pois é muito mais jurídico do que financeiro.. mas sei que em caso de impossibilidade de pagamento por sua parte seus pais podem ser responsabilizados também, não posso confirmar se dívidas com faculdade se inclui dependerá muito da decisão do juiz.

A melhor saída sempre é um acordo eles querem receber, seja coerente com suas informações financeiras para ele mostre a situação e proponha um pagamento. Lembre-se que para sair de situação financeira de dívidas vai exigir de você sacrificil, abrindo mão de alguns prazeres da vida, mas é o preço...

Faça uma proposta eles querem receber e se vc quer pagar conversem e chegue a um acordo.

Anônimo disse...

Olá boa tarde..poderia por favor me exclarecer uma duvida?Meu marido tinha uma lanchoenete ela entrou em licitaçaõ ele não pode continuar..ficou com uma divida de 20.000 no cheque especial,em 5 meses foi para 28.000,ele foi ao banco para fazer acordo podendo pagar só os vinte,o banco não aceitou, e disse para ele que o banco nunca perde,tipo ameaçando,temos duas casas no nome dele e dois carros no meu nome só que o carro é do filho..isso pode ser penhorado pela justiça?
desde já agardeço..e parabéns pela sua dedicaçaõ.

Aldineide Rios disse...

Quanto seu marido pode pagar por mês?

O banco emprestou e precisa receber, afinal é a mercadoria dele.

Vocês fizeram orçamento para organizar o bolso e fazer sobrar algum dinheiro para poder pagar ou estão esperando que sobre com novas rendas para ir ao banco negociar?

A penhora de bens não é tão rápida assim, nossa justiça não é tão ágil, assim vai lhe dar tempo de fazer uma reserva para pagar quando houver audiência.

Veja quanto vocês podem pagar por mês e vá depositando em uma poupança afastada de sua movimentação para no futuro ter algum recurso para renegociar, MAS É MUITO IMPORTANTE QUE SEJAM BEM DISCIPLINADOS COMO SE TIVESSEM FEITO ACORDO COM UM JUIZ

Anônimo disse...

Aldineide.
tenho 03 oprestaçãos do construcard atrasa e a caixa cancelou minha conta conta corrente e disse que tenho que renegociar toda a divida pois o contarto anterior foi cncela, a caixa pode fazer isso?, outra coisa disse se eu não fizer o acordo já entrar na justioça com penhora dop meu imovel, mas não die escritura para fazer o emprestimo, pois o emprtetismo CONSTRUCARD não pode garantia do imovel, o meu pode ser penhorado ou eles estão apaenas me assustando.


att.
Luis

Aldineide Rios disse...

Luis, boa tarde.

Bem entrar na justiça a caixa pode sim e quem vai determinar se a casa vai ou não ser penhorada é o juiz. É importante que, caso ela entre mesmo na justiça, você acompanhe o processo sempre, vá a todas as audiências para poder se explicar e se defender, pois caso deixe pra lá o juiz entende que a caixa está certa e pode determinar qualquer coisa que queira.

Esse processo todo demora, o juiz vai marcar audiência para ver se vocês fazem um acordo de pagamento. É bom que nessa ocasião você saiba o que pode oferecer para não dá a impressão que você quiz tirar proveito e não pagar.

Unknown disse...

ola tenho uma pequena divida com uma loja , ja vai fazer 5 anos agora no final do ano nunca recebi nenhuma tipo de cobrança da parte deles agora recebi uma carta de um oficial de justiça dizendo que si nao pagar irao penhorar bens , rstou desempregada e tambem desesperada nao tenho nada apenas uma moto bis , que uso pra poder levar meus filhos pra escola , sera que eles podem mi tomar ela . a divida esta no valor de 495,00. desde ja agradeço .

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá, peguei um emprestimo de 25 mil, que totalizado em parcelas ficaria em uns 60 mil, e ainda devo 10 mil do lis do cheque especial, era empresario e acabei fazendo um mal investimento onde não obtive retorno e quase fechei minha empresa.
não possuo bens em meu nome, mas moro com uma pessoa ha 8 anos e o apartamento e o carro são dela, no caso de uma acao judicial o banco teria o poder de bloquear os bens de minha companheira já que somos considerados em união estável?
e esses valores são comuns para uma ação judicial?

obrigado.

Anônimo disse...

OI, ESTOU COM UMA DIVIDA DE 5 PARCELAS EM ATRAASO DE UM AUTOMOVEL, QUANDO COMPRAMOS PODIAMOS PAGAR , FALTAM 17 PRESTAÇÕES PARA TERMINAR DE PAGAR O CARRO , E AGORA ESTÃO AMEASANDO EM BLOQUEAR QUALQUER CONTA QUE ESYEJA NO MEU CPF PODEM FAZER ISSO?


tobiasbk disse...

Olá bom dia eu estou com uma dívida de um empréstimo na caixa,eu estava pagando direitinho mas perdi meu emprego e agora estou sem condições de pagar.a pergunta é a caixa pode tomar a minha única casa que tenho?obrigado.

tobiasbk disse...

Olá bom dia eu estou com uma dívida de um empréstimo na caixa,eu estava pagando direitinho mas perdi meu emprego e agora estou sem condições de pagar.a pergunta é a caixa pode tomar a minha única casa que tenho?obrigado.

Camila disse...

Oi eu tenho uma dívida no cartão de crédito e gostaria de saber se devido a dívida ele podem penhorar meus móveis de casa. Agradeço a atenção

jack disse...

Olá, comprei um carro e não paguei, estava em negociação com a financeira aí deram busca e apreensão e me tomaram o veículo. Agora estão m ameaçado de tomar meus bens se eu não pagar o valor do carro (que após a apreensão fico de acordo com a fipe) eles podem fazer isso sendo q já tomaram o carro de volta?

Aquiles disse...

ola, sou fiador de uma maquina de picar madeira o cara nao pagou e estou sendo acionado na justiça o cara sumiu, agora tenho que pagar a divida e de 32.000,00

estao penhorando meus bens minha pergunta e se posso levar esta causa para pequenas causa e pagar parcelado

Anônimo disse...

olá, tenho um amigo que pegou um carro no consorcio em nome do pai dele e se complicou, não esta mais pagando as parcelas e pelo que vejo sumiu com o veiculo.
o que pode acontecer além de sujar o nome do pai dele? A divida é de 28000,00 e o pai dele não tem casa no nome nem nada, somente aposentadoria e comprometida por empréstimos já.
agradesco

Anônimo disse...

Oi no meu caso fiz uma dívida de curso de informática gostaria de saber se ele podem cobrar minha dívida através da conta poupança que tenho com meu esposo ele é o titular e eu sou dependente. Eles podem cobrar desta conta