terça-feira, 20 de outubro de 2009

QUAIS BENS PODEM SER PENHORADOS PARA PAGAR DÍVIDAS?

Um texto que vale a pena conhecer publicado no Gbolso um blog com boas dicas financeiras.


Os credores costumam utilizar técnicas de ameaça para "apavorar" os devedores.
É comum o devedor receber ligações telefônicas grosseiras com ameaças de que acaso não seja paga a dívida “um oficial de justiça irá até sua casa e vai penhorar seus bens e até sua casa que serão vendidos em leilão para pagamento da dívida”.

Muitas pessoas ficam realmente apavoradas, porque não conhecem os seus direitos, muito menos quais os bens não podem ser penhorados para pagamento de dívidas, e pensam que na manhã seguinte haverá um oficial de justiça com 2 policiais para levar todos os seus bens e lhes retirar da casa que será vendida na parte da tarde.

Fique calmo, não é bem assim que funciona!

Nós, vamos explicar o que pode realmente acontecer se você estiver devendo e quais os bens podem ser penhorados em caso de ação judicial:

Primeiro, vale ressaltar que: sendo os credores instituições financeiras (bancos, cartões de crédito, financeiras, etc) eles não costumam entrar com ações de cobrança na justiça, somente em casos de dívidas de financiamentos de imóveis, veículos e outros bens (que podem ser penhorados pois estão em garantia da dívida.
Assim eles podem entrar com ações de busca e apreensão destes bens), ou se não for este caso, somente se as dívidas forem altas e quando os credores têm certeza que o devedor tem dinheiro ou bens suficientes para saldar a dívida.

Se você não se enquadra em nenhuma destas situações, as chances de receber a visita de um oficial de justiça em sua porta é muito pequena.

Assim, é muito mais eficiente e econômico para estes credores contratar empresas de cobrança que ficam ligando dia e noite para o devedor, fazendo ameaças de penhora e venda de bens, apavorando-os e fazendo com que muitos, que desconhecem seus direitos, corram para vender bens, pegar outros empréstimos e fazer todo o tipo de negócio para quitar a dívida, com medo do que pode acontecer.

No caso do credor realmente mover uma ação judicial de cobrança ou execução da dívida, vamos deixar bem claro o que não pode ser penhorado para pagar dívidas:

Primeiro de tudo é o salário (incluindo no termo “salário” toda renda que venha do trabalho). O salário não pode ser penhorado para o pagamento de dívidas, salvo em caso de pensão alimentícia.

Também não pode ser penhorado o imóvel único de família, conforme determina a Lei nº 8.009, de 29 de março de 1990:

"Art. 1º O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.

"O imóvel único de família somente poderá ser penhorado em casos específicos que a lei determina, como por exemplo: dívidas que sejam do próprio imóvel (financiamento, condomínio, IPTU, hipoteca), pensão alimentícia, quando o imóvel tenha sido dado em garantia (escrita e assinada) à uma dívida (fiança em locação e outros casos) ou por dívidas com trabalhadores domésticos da própria residência. (Clique aqui para ler a Lei)

Além dos salários e do imóvel único de família, segundo o artigo 649 do Código de Processo Civil, modificado pela Lei 11.382/06, que entrou em vigor dia 21 de janeiro de 2007 e alterou dispositivos relativos ao processo de execução e a outros assuntos, são os seguintes os bens absolutamente impenhoráveis:

I - os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução;

II - os móveis, pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida; Matérias sobre o assunto: - Superior Tribunal de Justiça - STJ - diz que lavadora, secadora de roupas e aparelho de ar-condicionado também são impenhoráveis- Tribunal considera que computador e impressora são bens impenhoráveis

III - os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor;

IV - os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no § 3o deste artigo;

V - os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício de qualquer profissão;

VI - o seguro de vida;

VII - os materiais necessários para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas;

VIII - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família;

IX - os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social;

X - até o limite de 40 (quarenta) salários mínimos, a quantia depositada em caderneta de poupança.

§ 1o A impenhorabilidade não é oponível à cobrança do crédito concedido para a aquisição do próprio bem.

§ 2o O disposto no inciso

IV do caput deste artigo não se aplica no caso de penhora para pagamento de prestação alimentícia.

532 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 532 de 532
Anônimo disse...

Minha mãe paga IPTU e TAE (água) com hidrômetro a uns anos, ela tem 76 anos e a conta está no nome do meu pai, que mora em outra cidade. A prefeitura entrou com processo para os filhos pagarem 15.000,00 de dívidas de 1997 (18 anos atrás) e nunca imaginamos que existia essa dívida com juros absurdos, e ameaçam penhorar. E se pagamos e está cobrando de novo, como guardar contas de 18 anos atrás?

favina disse...

O Juiz decidiu que a minha casa será leiloada, por motivo de Ação de Despejo de uma pessoa que meu ex- marido, já falecido, foi fiador. Eu comprei a casa dele após o nosso divórcio e é o único bem que tenho e que moro com minha filha de 18 anos, o que devo fazer? O Juiz julgou que nós fraudamos tudo para se livrar do processo.

Lydia disse...

Olá você está em dívida e você está em dificuldades financeiras? há apenas uma única empresa que você pode confiar onde eu descontar o meu empréstimo de 500.000 € ontem e hoje eu tenho veio para dar testemunho da glória do Senhor, porque eu tenho passar por muitas dificuldades, onde eu era farsa sobre 3.000 €, mas agora que eu tenho visto um confiável e testada agora eu posso aconselhá-lo a enviar e-mail deputada Stella Rene hoje em seu e-mail abaixo {mrsstellareneloanfirm1@hotmail.com} e hoje a minha história tem mudança de história para a glória de obter seu formulário de empréstimo hoje esta empresa e descansar garantir 100% de você encontrou-se fora da condição de ter sido por muitos anos bem.

Lydia

Anônimo disse...

olá bom dia! meu marido está devendo ao banco, emprestimos, cartoes e limites de conta. estou recebendo comunicado de ação dizendo que vai entrar na justiça para penhora de bens. portanto moramos em cima da casa de meu sogro e atualmente so temos o carro no nome dele. gostaria de saber se isso pode acontecer.

Unknown disse...

Ola Boa noite tenho um financiamento de matrrias de contruçao no contrucard e gostaria de saber se caduca e quanto tempo leva? Grato.

Unknown disse...

Ola Boa noite tenho um financiamento de matrrias de contruçao no contrucard e gostaria de saber se caduca e quanto tempo leva? Grato.

Anônimo disse...

Boa tarde

Tenho uma ação trabalhista e possuo uma divida junto ao banco que eu movo a açao. Gostaria de saber se esse valor pode ser penhorado dentro de uma ação traalhista?

Obrigado

Anônimo disse...

tenho uma divida com o banco Santander ha mais de 3 anos , são três contratos , dois eles venderam para uma empresa de cobrança (recovery) um dos contratos continua com o banco. estou para receber um dinheiro de uma venda de um lote, esse dinheiro sera depositado na conta de minha esposa que era co titular da conta com o Santander na época da divida contraída, o deposito e acima de 40 salários mínimos , sera efetuado em outro banco em conta poupança.
a pergunta é , o banco poderá bloquear esse deposito e retirar o dinheiro da dívida do meu saldo em conta poupanca

Anônimo disse...

Boa tarde! Tenho uma dívida com o Itau, estou tentando negociar 59.000,00 em parcelas, e tenho um carro em leasing do mesmo banco que está em dia, e pago a última parcela esta semana, O banco pode não transferir os documentos para mim, ou até para outra pessoa, para abater o valor na dívida. o que eu faço, por favor me oriente.

Anônimo disse...

Boa tarde! Tenho uma dívida com o Itau, estou tentando negociar 59.000,00 em parcelas, e tenho um carro em leasing do mesmo banco que está em dia, e pago a última parcela esta semana, O banco pode não transferir os documentos para mim, ou até para outra pessoa, para abater o valor na dívida. o que eu faço, por favor me oriente.

Unknown disse...

Olá....muito interessante!!. Poderia me tirar umas dúvidas.
A um tempo atrás a minha mãe comprou algumas roupas em.uma.loja próximo da casa dela.foi acertado valores que seriam pagos mensalmente através de notas promissórias. Desde então,minha mãe passou a ter nesse períodos grande crises financeiras que acarretaram em atrasos. Só que: quando foi feita esse "acordo" na loja de a dona da loja incluiu juros sobre todas as a parcelas. Enfim....a cada atraso quando.minha mãe ia pagar ela cobrava mais juros (e juros abusivos mesmo)...Ou seja,a dívida foi virando uma bola de neve que até hoje a minha mãe não consegue se sair dela. A cada mês a proprietária tem uma forma de colocar juros sobre juros?? Além dos constrangimentos sofridos por minha mãe de receber a visita dessa pessoa em casa para cobrar,além de ser abordada na rua,dentro de comércio, ligações e tudo mais...no entanto hoje a dona da loja colocou a minha mãe na justiça. Lhe pergunto?: Existe alguma forma de uma "punição" para fazer com que a dona dessa loja pare de cobrar juros e mais juros?? Existe algo que resguarde a minha mãe de tanto constrangimento?? E o que fazer para parar essa pessoa que não para de atormentar?? Pedido de socorro.

Unknown disse...

Olá....muito interessante!!. Poderia me tirar umas dúvidas.
A um tempo atrás a minha mãe comprou algumas roupas em.uma.loja próximo da casa dela.foi acertado valores que seriam pagos mensalmente através de notas promissórias. Desde então,minha mãe passou a ter nesse períodos grande crises financeiras que acarretaram em atrasos. Só que: quando foi feita esse "acordo" na loja de a dona da loja incluiu juros sobre todas as a parcelas. Enfim....a cada atraso quando.minha mãe ia pagar ela cobrava mais juros (e juros abusivos mesmo)...Ou seja,a dívida foi virando uma bola de neve que até hoje a minha mãe não consegue se sair dela. A cada mês a proprietária tem uma forma de colocar juros sobre juros?? Além dos constrangimentos sofridos por minha mãe de receber a visita dessa pessoa em casa para cobrar,além de ser abordada na rua,dentro de comércio, ligações e tudo mais...no entanto hoje a dona da loja colocou a minha mãe na justiça. Lhe pergunto?: Existe alguma forma de uma "punição" para fazer com que a dona dessa loja pare de cobrar juros e mais juros?? Existe algo que resguarde a minha mãe de tanto constrangimento?? E o que fazer para parar essa pessoa que não para de atormentar?? Pedido de socorro.

Anônimo disse...

Ola, eu trabalhava em uma agência bancaria, como prestadora de serviços.
Ganhava uma quantia em média de 5 mil por mês, tinha aquele CDC, com limite bem alto, e vira e mexe eles aumentavam ainda mais conforme eu ia pagando. Fui demitida em março/2015 e não tive mais condições de pagar estes empréstimos, em Novembro recebi uma oficial de justiça com um papel informando que tinha 80.000,00 em dívida com os contratos e que teria 15 dias para pagar. Me apavorei, não liguei nem fui até o local que deveria para realizar a conciliação.
Moro de aluguel com um companheiro (não casada e nem união estável), e o mesmo tem um veículo quitado. Minha mãe tem um imóvel quitado também, mas único onde ela mora.
Minha dúvida: Neste processo podem penhorar bens que não são meus? No caso da minha casa, podem levara as minhas coisas para penhora?
Estou apavorada, não sei o que fazer, tenho medo que cheguem lá com uma intimação e e um caminhão e levem as coisas da minha casa, tenho uma filha de 5 anos, não queria que ela passasse por isso. O que eu posso fazer?

Anônimo disse...

Ola, eu trabalhava em uma agência bancaria, como prestadora de serviços.
Ganhava uma quantia em média de 5 mil por mês, tinha aquele CDC, com limite bem alto, e vira e mexe eles aumentavam ainda mais conforme eu ia pagando. Fui demitida em março/2015 e não tive mais condições de pagar estes empréstimos, em Novembro recebi uma oficial de justiça com um papel informando que tinha 80.000,00 em dívida com os contratos e que teria 15 dias para pagar. Me apavorei, não liguei nem fui até o local que deveria para realizar a conciliação.
Moro de aluguel com um companheiro (não casada e nem união estável), e o mesmo tem um veículo quitado. Minha mãe tem um imóvel quitado também, mas único onde ela mora.
Minha dúvida: Neste processo podem penhorar bens que não são meus? No caso da minha casa, podem levara as minhas coisas para penhora?
Estou apavorada, não sei o que fazer, tenho medo que cheguem lá com uma intimação e e um caminhão e levem as coisas da minha casa, tenho uma filha de 5 anos, não queria que ela passasse por isso. O que eu posso fazer?

Emerson disse...

Oi meu nome Emerson tenho empréstimo de 20 mil e meus cartão de 14 mil estava pagando mais tive um contra tempo e não pude pagar mais queria saber quais os ricos que corro já tem um ano que não concigui fazer um acerto, só pago correto minha casa financiada que vai 15 anos para pagar e meu carro que vai 5 meses para twrminar, queria saber de vice qual o risco que tenho, pois o gerente me ligou hoje e falou que em janeiro os advogados do Itaú onde eu tenho estas dívidas vão entrar com processo para pegar o carro pois ele está financiado com eles também. E parabéns pelo blog.

Emerson disse...

Oi meu nome Emerson tenho empréstimo de 20 mil e meus cartão de 14 mil estava pagando mais tive um contra tempo e não pude pagar mais queria saber quais os ricos que corro já tem um ano que não concigui fazer um acerto, só pago correto minha casa financiada que vai 15 anos para pagar e meu carro que vai 5 meses para twrminar, queria saber de vice qual o risco que tenho, pois o gerente me ligou hoje e falou que em janeiro os advogados do Itaú onde eu tenho estas dívidas vão entrar com processo para pegar o carro pois ele está financiado com eles também. E parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Olá? Tenho uma divida de R$.26.000,00 emprestimo CDC pessoa juridica no MEI Micro empreendedor individual. O empretimo e nome da empresa CNPJ o nome do socio o micro empreendedor individual fica com o CPF sujo ou so o CNPJ?
A empresa ainda esta aberta, porem quase fechando porque esta sem faturamente, o que eles podem fazer? nao tenho condições nenhuma de pagar a divida.

Att
Rafael

Anônimo disse...

Para complementar esse emprestimo foi feito na caixa economica - CDC para pessoa juridica

Anônimo disse...

Eu tinha uma micro-empresa e por vários calotes que tomamos acabamos falindo.
Agora bancos ficam ligando e ameaçando, sendo que fiz emprestimos, mas eu paguei quase o valor do emprestimo e o valor emprestado continua o mesmo.
Além disso credores me ameaçam e ficam falando um monte de besteiras que se eu não pagar eu vou preso ou algo vai acontecer comigo.
Não tenho dinheiro nem para pagar comida dentro de casa e agora tenho um emprego que ganho uns R$1000,00 e minha esposa esta desempregada e nem dinheiro para advogado não tenho.
O que eu faço?

Unknown disse...

Bom dia comprei um celular na casas Bahia em meu nome só eles tiraram um xerox do documento do carro que está no nome da minha mulher mas eu perdi meu emprego e não vou conseguir pagar as prestações se eu não pagar eles podem tentar tomar o carro da minha mulher pra pagar esta dívida?

Anônimo disse...

Olá boa noite, por favor tire um dúvida minha. Em um caso banal onde registraram um BO de ameaça e a dita cuja em questão pediu 15 mil de indenização. Não cometi nada e saiu a sentença em 3 mil mas já recorri. É possível a justiça penhorar o carro que está no meu nome,porem financiado .Não tenho renda bem carteira assinada não tenho conta em banco ,quem me sustenta é o pai da minga filha. ( não somos casados) o pagamento da prestação do carro sai da conta dele, todos os comprovantes estão fixados no boleto. Por favor aguardo resposta.

Anônimo disse...

Olá boa noite, por favor tire um dúvida minha. Em um caso banal onde registraram um BO de ameaça e a dita cuja em questão pediu 15 mil de indenização. Não cometi nada e saiu a sentença em 3 mil mas já recorri. É possível a justiça penhorar o carro que está no meu nome,porem financiado .Não tenho renda bem carteira assinada não tenho conta em banco ,quem me sustenta é o pai da minga filha. ( não somos casados) o pagamento da prestação do carro sai da conta dele, todos os comprovantes estão fixados no boleto. Por favor aguardo resposta.

Anônimo disse...

Por favor me ajude.

Tenho uma divida de 35.000,00 por conta de compras que fiz no cartão de crédito e o banco me mandou uma carta dizendo que se eu não pagasse em 3 dias iriam vim penhorar meus bens.
Estou desesperada não tenho um trabalho fixo, faço faxinas e não tenho como pagar a divida.
Oque posso fazer ?

Obrigada pela atenção

Maria Victória.

Aldineide Rios disse...

Penhora é determinada pelo juiz para quitar dívida cobrada através da justiça.
O carro já está alienado ao banco para garantir o financiamento, porém é possível o juiz fazer uma penhora de segundo grau, que penhora depois do banco.

Aldineide Rios disse...

Maria Victoria, porque comprou tanto se não tem condições de pagar???
O juiz não quer prejudicar ninguém ele só não quer que ninguém seja prejudicado por devedor.

Quem vendeu ou financiou precisa e tem o direito de receber a dívida. o juiz usa dos meios legais para realizar este direito

Anônimo disse...

Boa tarde gostaria de saber se um automóvel pode ser penhorado por banco referente a um empréstimo q não consegui pagar?
desde já obrigado....

Unknown disse...

Ola meu nome é Márcio maia ,bom estou devendo uma quantia no cartão de crédito,uns 3500 mas eles estão cobrando quase 8 mil por juros bom chegou uma carta de proposta pra eu pagar a vista 5mil e poco ou 48 de 248 só que não quis pois achei muito caro a proposta ,bem só não paguei pq estou desempregado e pago aluguel,carro ,mas o seguinte é será que eles podem vir confiscar algum bem meu? Meu carro está em dia e não é do banco ,estou devendo o cartão de crédito e já avisei o banco q no momento estou desempregado mas mesmo assim chegou 2 cartas .
Repetindo só oq quero saber é se eles podem confiscar algum bem e se realmente vem esse fiscal?
Obrigado.

Unknown disse...

Devo 27 mil ao banco entre cartões, cheque especial e empréstimos, tenho uma casa que estou pagando, e eles estão me ligando pra negociar a divida o que devo fazer, pois nessa negociação de 27 mil a divida vai pra 50 mil. O que fazer estou entrando em desespero!!!!

Unknown disse...

Devo 27 mil ao banco entre cartões, cheque especial e empréstimos, tenho uma casa que estou pagando, e eles estão me ligando pra negociar a divida o que devo fazer, pois nessa negociação de 27 mil a divida vai pra 50 mil. O que fazer estou entrando em desespero!!!!

Ana Cristina disse...

Bom dia ! Preciso de uma informação. Meu esposo tem uma divída no Recanto Geriátrico ,eles deram 48 horas para retirar o irmão e a mãe de lá.Eu sou aposentada por invalidez total e definitiva.Tenho depressão grave,transtorno psico´tico,si´ndrome do pãnico e sou bipolar.Acontece,que nosso carro está no meu nome,e é instrumento de trabalho para meu esposo.Veículo quitado.O juiz pode dar busca e apreensão do carro? Se vc puder me responder,ficarei muito grata.Deus te abençoe.Lembrando que o Recanto é particular.Abço.

Unknown disse...

Aldineide por fvor me ajude,comprei moveis pra minha csa e tive alguns problemas e n estou conseguindo pagar, a loja falou que vai entrar na justica e tomar os moveis que comprei.eles podem fazer isso? Como vou ficar sem os moveis em csa?

Aldineide Rios disse...

RESPONDENDO:
1) A loja pode pegar os móveis de volta sim, desde que o juiz autorize.
2) Como a loja vai sobreviver se os clientes resolverem comprar móveis e não pagar??? você precisa dos móveis e a loja precisa do dinheiro para pagar as despesas administrativas, funcionários e os fornecedores.

Aldineide Rios disse...

Ana Cristina
A clínica geriátrica precisa de recursos para se manter e continuar atendendo os clientes. Se os clientes não pagarem não haverá como manter a entidade. O juiz pode determinar algum meio de garantir o recebimento para manter a integridade e atendimento dos clientes, inclusive penhora de bens.

Aldineide Rios disse...

Alessandra, não há informações para analisar se os juros estão corretos mas se você pagar a vista terá desconto, se parcelar em poucas parcelas os juros são menores porém se o parcelamento for muito longo naturalmente terá muitos juros pois o valor que você deve é elevado e com isso qualquer taxa de juros aumenta muito o saldo devedor.

Anônimo disse...

Tenho alguns terrenos em nome de pessoa jurídica, a qual tenho dívidas na Receita Federal. Gostaria de saber se eu posso solicitar parcelamento das Dívidas junto ao orgão e conforme pagamento da primeira parcela eu ja transferir para outra pessoa.
ou se tem alguma alternativa para que eu não venha a perder os terrenos em forma de leilão ou algo do tipo.
tenho pessoas com interesse na compra, posso vender os terrenos pegar o dinheiro e quitar a dívida?

Anônimo disse...

Olá! Antes de mais nada, parabéns pelo uso do seu precioso tempo neste blog.

Achei este blog por causa de uma situação que estou passando que infelizmente é muito comum para a maioria das pessoas. Li praticamente todas as histórias do blog pra ver as diversas situações e tentar entender o que aconteceu comigo.

Estou com muitas dívidas - cartões de crédito, bancos, financeiras, família - enfim, vários credores cuja soma com juros está em uns R$ 200.000,00 (R$ 62.000,00 cartão 1, 30.000,00 cartão 2, R$ 15.000,00 cartão 3, 40.000,00 banco, 20.000,00 financeira e 20.000,00 outra financeira). Sempre fui um cara que SEMPRE seguiu à risca planilhas e tudo mais, anotando todos os gastos e não consumindo produtos fora do meu alcance (carro, casa, moto), e de repente tudo acabou, perdi o controle.

Problemas de saúde que motivaram empréstimos e depois empréstimos para honrar os outros empréstimos sem nunca ter atrasado nada na vida) e falta de trabalho acabaram acarretando essas dívidas e desde outubro de 2015 deixei de pagar as prestações). Como perdi meu trabalho e não arranjo trabalho como antes, não consigo pagar e nem fazer acordo, enquanto não voltar a trabalhar.

Meu nome foi negativado pela primeira vez em 43 anos de vida. Com isso, venho perdendo oportunidades de trabalho pois empresas verificam SPC/SERASA antes de contratar - e olha que eu não trabalho com administração e nem financeira - trabalho como analista de sistemas. Como arranjar trabalho assim?

Venho recebendo ameaças e constrangimentos o tempo todo; empresas de cobrança ficam ligando até pra outros contatos meus e enviando SMS dizendo que estou sendo processado e terei que pagar ainda mais com custos jurídicos, com advogados.

Não tenho bens, moro de aluguel. As coisas que tenho são o que tem dentro de casa, as coisas padrão.

O que pode acontecer agora? Não consigo fazer nada e naturalmente terei que escolher um dos credores ou 2 para fazer parcelado em muito tempo - isso nesta altura do campeonato: após os 40 as chances diminuem muito e deveria estar usufruindo de sossego.

Meu medo é receber oficiais de justiça em casa ou mesmo no futuro trabalho (caso consiga), e mesmo receber ligações no RH do trabalho para piorar ainda mais a situação.

Atualmente estou trabalhando como autônomo, mas não dá pra nada. Meu networking não serve ou serviu pra nada. Já pedi indicações de amigos (?) e até hoje não recebi. Acima de 3 pedidos ao longo de um ano é demais; você começa a ser o chato de plantão! Antigamente era mais fácil por ser mais novo e estarmos em uma outra situação política e econômica.

Peço a sua ajuda, não sei o que fazer. Já estou doente com isso, e naturalmente sem saúde a coisa piora! Desculpe, mas pensando em muita mrd. pois não vejo solução. Acredito que a dívida seja impagável ou levarei anos a fio pra sair disso.

Grato!

Unknown disse...

Oi.. eu tenho um empréstimo consignado no valor de 17.000,00(dezessete mil) e a prestação eh de 700 reais como perdi o emprego não estou conseguindo pagar as parcelas.. gostaria de saber se corro algum risco de perder algum bem?

Anônimo disse...

Olá amigo.
Pode me ajudar numa coisa?
Hoje tenho divida com alguns bancos( 1 deles é cheque especial e emprestimo que ñ consegui pagar, R$ 10 mil) e outros 2 são cartão de crédito.Esse últimos devem estar em 30 mil.mas antes, lógico, não daria na divida originaL NEM 15 MIL EM TUDO...
Minha pergunta é seguinte:
tenho em meu nome 3 veiculos< dois estáo com meu irmaõ, moto e carro, que não vale 10 mil juntos e outro meu que vale 7 mil).
Pode um dos bancos entrar com açaõ e tomar um ou mais veiculos???
è importante a resposta, agradeço muito.

Anônimo disse...

Boa Tarde, fiz um empréstimo, de 48 mil no BB pelo FCO em 2011, paguei uns 15 meses e parei por problemas financeiros, mas dei um terreno como garantia na hora do contrato. Hj recebi uma visita de uma oficial de justiça, a divida esta em 60 mil, e hj o terreno possui o meu ganha pão, pois a minha empresa está nele! Eles podem penhorar o meu terreno? Agradeço a atenção!

Aldineide Rios disse...

Oi, Se você fez um empréstimo é natural que o banco queira receber, imagine você vendendo um produto, tem todas as despesas para comprar esse produto, tem despesas operacionais e seu cliente não paga... com o banco é exatamente assim, naturalmente o banco vai querer receber e como você deu um terreno em garantia o banco vai buscar na justiça o recebimento desta dívida e você pode sim perder o terreno e pior ainda dependendo do valor do terreno ainda ficar com dívida.
O melhor caminho sempre é o acordo, o banco não quer seu terreno ele quer receber a dívida.

Ricardo disse...

Olá! Antes de mais nada, parabéns pelo uso do seu precioso tempo neste blog.

Achei este blog por causa de uma situação que estou passando que infelizmente é muito comum para a maioria das pessoas. Li praticamente todas as histórias do blog pra ver as diversas situações e tentar entender o que aconteceu comigo.

Estou com muitas dívidas - cartões de crédito, bancos, financeiras, família - enfim, vários credores cuja soma com juros está em uns R$ 200.000,00 (R$ 62.000,00 cartão 1, 30.000,00 cartão 2, R$ 15.000,00 cartão 3, 40.000,00 banco, 20.000,00 financeira e 20.000,00 outra financeira). Sempre fui um cara que SEMPRE seguiu à risca planilhas e tudo mais, anotando todos os gastos e não consumindo produtos fora do meu alcance (carro, casa, moto), e de repente tudo acabou, perdi o controle.

Problemas de saúde que motivaram empréstimos e depois empréstimos para honrar os outros empréstimos sem nunca ter atrasado nada na vida) e falta de trabalho acabaram acarretando essas dívidas e desde outubro de 2015 deixei de pagar as prestações). Como perdi meu trabalho e não arranjo trabalho como antes, não consigo pagar e nem fazer acordo, enquanto não voltar a trabalhar.

Meu nome foi negativado pela primeira vez em 43 anos de vida. Com isso, venho perdendo oportunidades de trabalho pois empresas verificam SPC/SERASA antes de contratar - e olha que eu não trabalho com administração e nem financeira - trabalho como analista de sistemas. Como arranjar trabalho assim?

Venho recebendo ameaças e constrangimentos o tempo todo; empresas de cobrança ficam ligando até pra outros contatos meus e enviando SMS dizendo que estou sendo processado e terei que pagar ainda mais com custos jurídicos, com advogados.

Não tenho bens, moro de aluguel. As coisas que tenho são o que tem dentro de casa, as coisas padrão.

O que pode acontecer agora? Não consigo fazer nada e naturalmente terei que escolher um dos credores ou 2 para fazer parcelado em muito tempo - isso nesta altura do campeonato: após os 40 as chances diminuem muito e deveria estar usufruindo de sossego.

Meu medo é receber oficiais de justiça em casa ou mesmo no futuro trabalho (caso consiga), e mesmo receber ligações no RH do trabalho para piorar ainda mais a situação.

Atualmente estou trabalhando como autônomo, mas não dá pra nada. Meu networking não serve ou serviu pra nada. Já pedi indicações de amigos (?) e até hoje não recebi. Acima de 3 pedidos ao longo de um ano é demais; você começa a ser o chato de plantão! Antigamente era mais fácil por ser mais novo e estarmos em uma outra situação política e econômica.

Peço a sua ajuda, não sei o que fazer. Já estou doente com isso, e naturalmente sem saúde a coisa piora! Desculpe, mas pensando em muita mrd. pois não vejo solução. Acredito que a dívida seja impagável ou levarei anos a fio pra sair disso.

Grato!

Anônimo disse...

olá, tenho dívida com o banco que tentou tirar dinheiro de minha conta bancária em outro banco, mas não tinha saldo, agora tenho uma empresa e preciso de uma conta pj, pode por essa dívida eles tentarem tirar dinheiro dessa conta pj?

Anônimo disse...

Ola. Fiz um empréstimo no ITAU PELO CAIXA ELETRÔNICO e acabei perdendo os dois trabalhos que tinha na epoca. O valor era de mais ou menos uns 12 a 13 mil reais.
Hj tenho somente um apartamento a onde moro com minha esposa e filhos. E um carro velho ano 1998/99. Trabalho como porteiro e ganho menos de 1000 reais por mes e recebo um auxílio de 1 salario do INSS de um dos meus filhos por ser portador de uma síndrome rar, a onde uso este valor para pagar suas necessidades.
Recebo ligações cartas e msgs constantes me coagindo a pagar por uma divida na qual os valores que eles querem eu nao tenho como negociar.
Ja fui na agencia tentar negociar.
Ja tentei ligar e negociar com uma prestacao cabivel a mim e nada foi resolvido.
E hj recebi uma MSG no cel falando que foi dado início a uma ação judicial de penhora dos meus únicos bens. Oq devo fazer.
Eu já tentei negociar com eles mais eles não aceitam minhas propostas nunca.
Eu deveria entrar com uma ação contra o banco para tentar pagar a dívida com as condições cabíveis a mim?

Anônimo disse...

Boa tarde, achei muito interessante seu blog.
Preciso de um esclarecimento.
Meu carro foi penhorado a um ano atrás para pagamento de uma divida de uma promissória, que assinei 16 anos atrás.
Agora a advogada dona da promissória e procurou e me ofereceu um acordo,para efetuar este acordo vou fazer um empréstimo.
Minha pergunta é :
Depois que sair o acordo, vou ter que pagar +mais o que ?
Este processo é do 1 juizado especial civil.
Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Boa tarde, um imóvel dado em garantia de pagamento para um agiota pode ser cobrado judicialmente? A pessoa que me vendeu o imóvel era de confiança até então e me escondeu o fato da confissão de dívida contraída. Hoje estou pagando novamente um bem que já era meu. Tive que negociar em juízo, na minha defesa como terceiro de boa fé, não consegui provar a agiotagem, mesmo com provas contundentes, como cheques, contratos de compra e venda, etc. Agora o agiota pressiona a justiça querendo retomar o imóvel, te pergunto: Tem justiça verdadeira neste país?
Grato!

Anônimo disse...

Boa tarde, um imóvel dado em garantia de pagamento para um agiota pode ser cobrado judicialmente? A pessoa que me vendeu o imóvel era de confiança até então e me escondeu o fato da confissão de dívida contraída. Hoje estou pagando novamente um bem que já era meu. Tive que negociar em juízo, na minha defesa como terceiro de boa fé, não consegui provar a agiotagem, mesmo com provas contundentes, como cheques, contratos de compra e venda, etc. Agora o agiota pressiona a justiça querendo retomar o imóvel, te pergunto: Tem justiça verdadeira neste país?
Grato!

MARCELO disse...

BOM DIA, TENHO UM CARRO QUE ELE ESTA ALIENADO, POREM JA ACABEI DE PAGAR TODAS AS PARCELAS MAS AINDA NAO DESALIENEI O MESMO, TENHO UMA DIVIDA COM O BANCO NO VALOR DE 10000,00 ELES PODEM PEGAR MEU CARRO.

Paulo Guedes disse...

Bom dia! Na relação de bens impenhoráveis, não vi televisão. Eu tenho uma televisão que 5 anos atrás custou 2.200,00 hoje não vale 1000,00. Estou com mandado de penhora expedido. Eles podem levar minha televisão?

Unknown disse...

boa noite. consegui um capital de giro no banco do brasil de 360.000,00, sendo que caiu na conta 280.000,00, o gerente fez duas capitalizações de 23.000,00 e mais um seguro mensal de 406,00, e ainda descontaram em FGO no valor de 39.000,00.
as capitalizações ele não falou que iria fazer apenas alegou que poderiamos pedir o regate daqui a 1 ano .
já pagamos 5 prestações e não podemos mais pagar, o meu marido mesmo com restrição foi fiador, não temos bens e muito menos como negociar a divida o que fazer? me ajude por favor.

Flavio disse...

Bom dia, estou com um processo de ordem de despejo que virou uma ação de execução onde o oficial entregou ao um amigo uma intimação de penhora de bens, sendo que ajudei meu amigo alugando a casa pra ele, mas outra pessoa disse que eu morava lá, simplesmente ele esta me dando uma ajuda, mesmo assim meu amigo esta preocupado que o juiz autorizem ele a ir no imóvel do meu amigo para penhorar as coisas dele sendo que a divida é minha.
Por favor isso pode acontecer? Eu acho que não.
Muito Obrigado

Aldineide Rios disse...

Oi Flávio, seu caso é jurídico, eu sou consultora financeira, ajudo a organizar as finanças. Sugiro que você procure um advogado para lhe orientar da melhor maneira.

Aldineide Rios disse...

Jorge,
parece que o empréstimo que você fez foi um tanto sem análise e por impulso. o gerente percebeu isso e aproveitou-se.
Não pode haver venda casada, isso é ilegal, o gerente não pode condicionar a liberação do empréstimo a compra de produtos. Abra ocorrência nos canais do banco, solicite cancelamento.
quanto a não poder pagar.... você quando fez o empréstimo, qu não foi de valor baixo, foi com base em qual pagamento????? pense nisso.
Se for o caso contrate um consultor em sua cidade para lhe orientar melhor, você perderá menos dinheiro do que com esses produtos do banco.

Unknown disse...

Boa tarde tenho divida no banco bradesco pessoa juridica ja procurei um advogado ele vai entrar com a acao que quero pagar psrcelado essa divida.
Minha preocupação e mesmo assim posso receber o oficial de justica ns minha porta.

Unknown disse...

OLA BOA NOITE ENTAO DEVO NO BANCO POR VOLTA DOS 40MIL E TENHO UM IMOVEL FINANCIADO EM 360 MESES CORRO O RISCO DE PERDE LO

Anônimo disse...

Boa Tarde,tinha uma empresa em meu nome, e fechei ela, só que essa empresa eu tinha uma sócia e era LTDA, ex. nome e nome e cia LTDA, e um funcionario colocou na justiça a empresa, e contratamos um advogado para essa causa, fomos apenas em uma audiencia, agora o juiz mandou penhorar bens, mas nem eu nem minha socia temos nada no nosso nome, meu marido e aposentado e estou com medo que acabem pegando a aposentadoria dele pra o pagamento da divida, e minha socia vai se formar esse ano e me disseram que vãi trancar a graduação dela por conta desse processo trabalhista, preciso de uma luz estou desesperada.

Anônimo disse...

Olá estou muito confusa, um dos bancos me ameaçou e hoje recebi essa msg no meu cel info que o seu nome encontra-se no 6o Oficio de Registro Civil de Titulos e Doc. Possivel acao de penhora. Info: 40045533 ou 08007225533

Não sei o que fazer? Eu trabalho mas recebo pouco!

Anônimo disse...

E o chato q eu tenho um bem com o.meu nome é aonde eu moro! Eu perco esse apartamento com essa dívida q eu tenho? O que eu faço?

Unknown disse...

Olá bom tarde eu recebi uma carta do oficial de justiça estou deve do 880reais mas estou desempregada não tem como paga ...esdinheiro que estou deve do e de um curso que me ligarão oferecendo a moça disse que ia manda que era para eu da uma olhada se eu não gosta se eu ligava de volta eu liguei e a moça disse que não aceitava eu tiver que fica chega ate a paga 2parcela porque o total e de 1100reais o ocifial pode ia na minha casa por causa deste valor que estou deve do 880reais e o que eles pode a penhora aprende .

Unknown disse...

Olá bom tarde eu recebi uma carta do oficial de justiça estou deve do 880reais mas estou desempregada não tem como paga ...esdinheiro que estou deve do e de um curso que me ligarão oferecendo a moça disse que ia manda que era para eu da uma olhada se eu não gosta se eu ligava de volta eu liguei e a moça disse que não aceitava eu tiver que fica chega ate a paga 2parcela porque o total e de 1100reais o ocifial pode ia na minha casa por causa deste valor que estou deve do 880reais e o que eles pode a penhora aprende .

Anônimo disse...

Ola gostaria que visse minha divida preciso de ajuda.Fiz um acordo com uma escola de informatica que se eu ficasse desempregada que me dessem a soluçao de uma forma para pagar a proposta foi que se eu ficasse desempregada eles iriam arrumar um emprego para mim e que eu continuasse fazendo o curso com eles isso de forma verbal porem passou 3 a 4 meses do inicio do curso e acabei ficando desempregada fui informar que nao teria como continuar pagando pois iria receber apenas os dias trabalhados a funcionaria e responsavel pela parte financeira do curso me perguntou se eu tinha experiencia com venda eu disse que nao entao ela informou que o valor a ser pago pela quebra de contrato seria 600,00 mas avisei que nao tinha aquele valor e ela ciente que eu estava desempregada agora me enviaram uma carta constrangedora de uma empresa de cobranças me informando que minha conta estara sendo bloqueada e meus bens serao penhorado porem nao tenho nada em meu nome a minha duvida é se posso recorrer a justiça por conta dessa carta?

Unknown disse...

Olá aldineide estou acompanhado seus apoio aos companheiros por favor me ajude eu tenho uma pequena dívida de no maximo 4000 mil na Lozango e ficam direto me ligando e mensagens que vão entrar com uma ação para penhorar meus bens e meu salário eles podem fazer isto eu fico pensando isso acontecer é minha família e minha filha de 10 meses o mesmo com o construcard da caixa me ajude muito obrigada aldineide

Aldineide Rios disse...

Alexandre
Penhorar salário não é possível pois é inafiançável, se isso acontecer procure o banco ou o juiz que determinou o bloqueio que será liberado
Quanto a bens como carro ... Pode sim ser penhorado
O melhor caminho é o acordo
Refaça seu orçamento e verifique quanto pode pagar por mês e procure o banco para fazer acordo, o que eles querem é receber e não tomar seu carro

Amanda de Carvalho disse...

Me envolvi em um acidente de transito, onde o estrago que meu carro fez no outro carro foi feito por um funileiro por R$150 reais. O dono do carro em que eu bati fez mais alguns reparos na lateral e frente do veiculo e solicitou ao funileiro que colocasse tudo no orçamento sem descrição do que foi feito (total R$900). Depois entrou na justiça para que eu pagasse o total dos reparos. Nunca me neguei a pagar, mas pagaria somente o estrago que fiz. Mostrei todas as provas que tinha para comprovar a má fé do dono do carro, mas perdi a causa. Tenho somente um carro financiado em meu nome, ele pode ser penhorado no caso de eu não pagar essa divída? Meu email amandadecarvalho@gmail.com

Anônimo disse...

Bom dia !!!
Tenho uma dívida de empréstimo na minha conta corrente do Itaú
No valor de 3000. E tenho 1000. Na minha conta poupança Bradesco .
Eu corro o risco de sofrer uma ação judicial do banco Itaú e ter o dinheiro da conta poupança broqueada ?

Amelinh@ disse...

Boa tarde!
No caso de uma monitória não paga.
O carro que ainda está em nome do banco entra para pagamento da dívida?

Anônimo disse...

Bom dia Aldineide ..... Primeiramente parabéns pelo blog muito útil e de fácil compreensão, gostaria de tirar algumas dúvidas .. Fui proprietário de um restaurante que vendi no final de 2014 ... Sendo que tinha algumas ação trabalhistas correndo na justiça .... Por causa da crise os novos proprietários faliram e sequer me pagaram as parcelas da venda do restaurante ... Atualmente eu trabalho como empregado , não tenho nada no meu nome somente minha antiga empresa que ainda consta no antigo endereço mas onde atualmente não funciona mais nada . Se eu for julgado culpado nessas ações trabalhistas o que pode acontecer?? Pois eu não tenho nada , mudei de estado e sequer a justiça sabe onde moro , ate so estranjeiro e estou pensando em voltar para minha terá ... Sendo assim o que pode acontecer ??? Desde já agradeço caso possa me dar uma resposta e parabéns pelo bello blog.

Unknown disse...

Ainda que o financiamento do carro seja do mesmo banco que você deve eles não podem apreender o veículos?

Anônimo disse...

Boa tarte !

Fiz um empréstimo em uma determinada loja no valor de R$ 1.000,00 (Hum mil reais) só que hoje está mais de dois mil e mim mandaram um boleto para parcelar a divida e falaram que se eu não pagasse um oficial de justiça iria pegar algum bens mel.

Anônimo disse...

Boa tarte !

Fiz um empréstimo em uma determinada loja no valor de R$ 1.000,00 (Hum mil reais) só que hoje está mais de dois mil e mim mandaram um boleto para parcelar a divida e falaram que se eu não pagasse um oficial de justiça iria pegar algum bens mel.

Aldineide Rios disse...

Para penhorar algum bem por dívida só depois que entrar na justiça, houver julgamento e condenação eo devedor não propor nenhum meio de pagamento.
Ninguem pode entrar na casa de ninguém para retirar quaisquer bem para quitar dívida.

Unknown disse...

ola boa tarde entao meu problema e que tenho uma divida com as pernambucanas e eu quero acertar e nao consigo saber qual e a cobradora

Anônimo disse...

BOM DIA EU TENHO ALGUMAS DIVIDAS E TINHA UM COMERCIO ANTES NO ENTANTO ACABEI FECHANDO PELA CRISE PARA TENTAR SALDAR O QUE DEVIA VENDI IMOVEIS E FIZ TUDO O Q PODERIA MESMO ASSIM NÃO CONSEGUI ARCAR COM TUDO, HJ TENHO APENAS UM CARRO FINANCIADO E MEU SALARIO NÃO CHEGA A 2 MIL REAIS TENHO CHANCES DE PERDER ESSE CARRO. JA TENTEI NEGOCIAR COM AS DUAS INTITUIÇOES QUE DEVO POIS COM ESSE SALARIO PODRIA COMPROMETER ATE 60% DELE POIS MORO COM MEUS PAIS HJ MAIS NÃO TEM ACORDO.

Aldineide Rios disse...

Olá! o carro ou qualquer outro bem, assim como saldo de conta corrente podem ser penhorados para pagamento de dívidas, desde que o juiz decrete isso. Antes o caso tem que ir para justiça e se isso acontecer o juiz tenta primeiro o acordo normalmente ele não decreta penhora de nenhum bem se houver chance de acordo. Portanto se o caso for para a justiça vá a todas as audiências e acompanhe de perto e mostre sua intensão de pagar e suas condições financeiras.

Unknown disse...

Oi meu nome é Alex viu eu tenho.uma dívida com um.advogado é 500 reias ebeu não tenho como paga ele não aceito o pagamento da dívida por mês agora ele quer penhora meu carro eu q pago mais está no.nome da minha mãe oq.pode ocorrer?

Unknown disse...

Oi meu nome é Alex viu eu tenho.uma dívida com um.advogado é 500 reias ebeu não tenho como paga ele não aceito o pagamento da dívida por mês agora ele quer penhora meu carro eu q pago mais está no.nome da minha mãe oq.pode ocorrer?

Aldineide Rios disse...

Alexandre, o melhor caminho é o acordo para ambas as partes. Converse e mostre exatamente porque você não tem condições de pagar...
Faça levantamento de suas despesas e sua receita pois ele pode está pensando que você não quer pagar para não deixar de fazer gastos extras.

Unknown disse...

Boa Noite
Morei de aluguel há um ano atrás,fiquei sem pagar duas contas de luz,más deixei o calção no valor de 3 alugueis. Agora o proprietário entrou com uma ação em meu nome 'processo direto Federal' estava escrito no e-mail que recebi do advogado dele,o que pode acontecer,posso ser presa,posso ficar sem arrumar emprego por esse processo? O que ele pode penhora meu? Lembrando que não tenho mais os extratos do calção
Muito Obrigado,aguardo

Anonima disse...

ANONIMA: Aldineide eu tenho uma promissoria que foi a juizo, no valor de 1,600 reais mais ela foi adulterada...em fim eu nem fui na audiencia e agora foi a prolaçao do juiz certo. Oque quero saber se podem penhorar alguma cousa minha...so tenho meu carro e minha casa que ainda nao esta paga. E uso o carro para levar meus filhos para escola e ir trabalharp pq moro longe do centro da cidade.oque vc me aconselha e nao tenho condiçoes de pagar um advogado oq ganho da apenas para nos mantemos.

Anonima disse...

ANONIMA: Aldineide eu tenho uma promissoria que foi a juizo, no valor de 1,600 reais mais ela foi adulterada...em fim eu nem fui na audiencia e agora foi a prolaçao do juiz certo. Oque quero saber se podem penhorar alguma cousa minha...so tenho meu carro e minha casa que ainda nao esta paga. E uso o carro para levar meus filhos para escola e ir trabalharp pq moro longe do centro da cidade.oque vc me aconselha e nao tenho condiçoes de pagar um advogado oq ganho da apenas para nos mantemos.

Anônimo disse...

Boa noite, gostei muito desta publicação e gostaria de tirar uma dúvida, meu marido fez um empréstimo na caixa econômica e ñ conseguiu pagar,agora eles ficam ligando ameaçando de executar a dívida e q agente pode perder a casa a única q temos e nem escritura tem ainda,isso é possível? Fico no aguardo brigada.

Anônimo disse...

Boa noite!

Olá amigos, estou em dificuldades cartão de crédito + empréstimo. E o total da dívida é de 90.000,00. Sou autônomo e contraí um empréstimo alto para investir no meu negócio e com essa crise fiquei em grandes dificuldades inclusive minha esposa ficou grávida e a única coisa que temos é um carro 1996 e uma casa, eu sei que a casa eles não podem penhorar mas estou com receio do carro, pois preciso para necessidades básicas principalmente com filho recém nascido. Estou tentando renegociar mas eles não aceitam, até ofereci pagar 800,00 por mês mas não querem, o que fazer? Me ajude!

mario disse...

ola boa noite, eu tenho uma divida de cartao de credito, no valor de 1368.35, ai parcelei em 12 vezes de 182.53, no entanto eu ainda tinha um saldo para compra no valor de 401.00 reais, nao usei mas o cartao, ai paguei a primeira parcela, so quando fui olhar quanto tinha ficado de saldo, estava la -234,44, isso pode?? mim ajude na informacao.. obg.. mario..

Anônimo disse...

OLÁ ALDINEIDE, GOSTARIA DE SABER SE UM BANCO PODE UTILIZAR-SE DE LIMITE DE CHEQUE ESPECIAL PARA DEBITAR PARCELAS DE CONSÓRCIO, POIS ASSINEI O CONTRATO DE ADESÃO DO CONSÓRCIO SOMENTE, NÃO ASSINEI NADA SOLICITANDO LIMITE, ELES ME DERAM 6 MIL REAIS DE LIMITE, DEBITARAM 2 PARCELAS DO CONSÓRCIO CERCA DE 4 MIL E HOJE O VALOR JÁ ESTA EM 12 MIL REAIS, CORRENDO JUROS DIÁRIOS, PELA LEI ELES PODEM USAR O VALOR DO LIMITE? GRATA TATA

Anônimo disse...

OLÁ ALDINEIDE, GOSTARIA DE SABER SE UM BANCO PODE UTILIZAR-SE DE LIMITE DE CHEQUE ESPECIAL PARA DEBITAR PARCELAS DE CONSÓRCIO, POIS ASSINEI O CONTRATO DE ADESÃO DO CONSÓRCIO SOMENTE, NÃO ASSINEI NADA SOLICITANDO LIMITE, ELES ME DERAM 6 MIL REAIS DE LIMITE, DEBITARAM 2 PARCELAS DO CONSÓRCIO CERCA DE 4 MIL E HOJE O VALOR JÁ ESTA EM 12 MIL REAIS, CORRENDO JUROS DIÁRIOS, PELA LEI ELES PODEM USAR O VALOR DO LIMITE? GRATA TATA

Albamo disse...

obrigado!

Anônimo disse...

bom dia, passando aqui pra alguém me orientar.
bem, eu morava em um apartamento e eu trabalhava na época mas fiquei desem pregada e isso foi gerando uma bola de neve. acabou que fiquei devendo uma quantidade alta em aluguel e a dona me pós pra fora.
depois enfrentei vários problemas de saúde e tenho enfrentado ate hoje
resumindo eu tenho um chão e conversei com a dona do imóvel que daria o chão mas ele me dava uma volta. ela não aceito e me pós na justiça. e por causa dela hoje eu perdi de fazer minha cirurgia pois tenho que comparece na justiça o que eu faço. quias são os meus direitos me ajuda.

José Januario Filho disse...

Boa noite gostaria de saber o que pode ser penhorado vendi um carro para um indivíduo éle ainda estava me devendo um valor para terminar de pagar o carro mais o mesmo foi covarde e entrou na justiça pedindo danos morais e o recibo do veículo fui condenado a pagar o valor de oito mil reais o mesmo valor que vendi o carro para ele por danos morais mais vinte porcento de honorários mais eu entrei pela defensoria oque eles podem penhorar meu não tenho condições de pagar pode tirar alguma coisa de minha casa,minha Esposa na época comprou um carro financiado pode ser penhorado o mesmo ainda é alienado.

Sabrina disse...

Boa tarde fiz um empréstimo pessoal de 1,200 reais em 2011 quando era funcionária pública, meses depois por motivos pessoais sai do serviço, desde então fiquei trabalhando como autônoma, hoje recebi uma ligação da empresa que presta serviços de cobrança dizendo que eu tinha 3 dias para pagar a dívida, caso contrário se eu não aceitasse o acordo que amanhã um oficial de justiça iria a minha casa levar uma intimação pois eu seria processada, isso é verdade? Expliquei que estou desempregada e a atendente muito grossa continuou as ameaças ai eu deliguei, fiquei meio assustada.

Aldineide Rios disse...

Sabrina, boa tarde.
Para um oficial fazer a penhora tem que haver uma ordem judicial. quanto a divida procure fazer acordo, você deve e tem que pagar, você não está trabalhando oficialmente, mas está como autônoma e tem renda. Procure negociar com o devedor para evitar estes contratempos. Antes de fazer um acordo procure fazer suas contas para saber exatamente quanto pode pagar mensalmente.Seja justa com os valores, em momentos de dívidas a situação exige alguns cortes e sacrifícios. Faça o acordo se for honrar até o final. Poderá sim haver penhora e bloqueios e lhe esquentar a cabeça com isso.

Unknown disse...

Bom dia.gostaria que tirasse minha dúvida tenho um dívida no valor de 10.000 estou desempregado ,recebi uma mensagem dizendo que vou ser pre ajuizado coro risco de minha casa ir pra penhora pra quinta a dívida

Anônimo disse...


Aldineide Rios, Boa Tarde!

Eu fiquei com o nome no banco de dados do Serasa com o valor de 1.400,00 Reais, devido a uma divida de cartão de crédito do banco CETELEM, cuja oferta de crédito foi feita pelo site da Americanas. Eu me descontrolei financeiramente, e fui cadastrado neste valor. Eu tinha um carro e troquei por outro carro e já passei até o carro pro meu nome. Porem para minha surpresa, quando o outro amigo da troca de carros foi passar o carro para o nome de sua esposa, acusou no sistema "AGRAVAME PROCURE SEU AGENTE FINANCEIRO". Comprei o carro quitado e nunca constou em documento que o carro havia alguma alienação, desde então tenho ficado apavorado com esta situação. Gostaria de saber se uma financeira igual a Cetelem pode bloquear um carro, eles vivem me ligando e me ameaçando através de uma empresa de advogados, falando que vão me levar em juízo e que o juros já supera 11.000,00. Vivem mandando carta pra minha casa oferecendo "descontos" com codigo de barra pra pagar e evitar ajuizamento no valor de 8.000,00. Gostaria de saber se este agravame pode ser por conta desta divida que esta cadastrada no serasa no valor de 1400,00 Reais. Obrigado!!!

Anônimo disse...

Boa noite! Eu me separei a algums meses e tenho uma dívida com minha ex-parceira na justiça só que no entanto faz poucos dias que fui demitido do meu trabalho, então quis fazer uma proposta oferecendo a metade da dívida pra quitar o Valor total.no momento é o que posso fazer, só que a Minha ex-parceira não quer, qual risco tenho sobre a justiça?

Anônimo disse...

Ola Audineide,preciso muito de sua ajuda.Trabalhei em uma instituição financeira com emprestimos e ao longo do tempo obtive confiança e amizade dos clientes,a ponto dessas pessoas fazerem empréstimo no nome deles para mim.Fui demitida e nao estou tendo nenhuma condiçao de pagar a essas pessoas.Nao tenho nada assinado,só minha consciência que tenho que pagar.NEsse caso essas pessoas podem se juntar contra mim? Podem me denunciar na polícia ou eu ir presa,,?Por favor me ajuda.

Unknown disse...

Boa dia você pode mim ajuda ? To com um problema com o banco Itaú fiquei com uma dúvida de empréstimo por motivo de desemprego e está dívida so foi aumentado e chegou no valor que não tenho como pagar , já tem uma 13 a 14 anos e to recebendo mensagens que vão entrar com um processo de penhora de bens mas só tenho um carro ano 2002 que uso para socorro dos meus filhos quando estão doente , gostaria de saber se posso perde o carro porquê e o único bem que tenho ? Desde já agradeço bom dia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aldineide Rios disse...

Carlos Lucidio, para penhorar o credor tem que entrar na justiça, você ser chamado para as audiência, só se você não quizer fazer nenhum acordo o juiz vai determinar uma maneira do credor receber, afinal ele não pode perder o dinheiro. Minha sugestão: veja quanto foi o débito na época, atualize o valor com juros justo (você pode usar o site calculoexato.com.br) e faça uma proposta para quitar. Não entendi bem o que você quiz dizer com 13 a 14 anos. Se esse for o tempo da dívida proponha pagar o valor da época sem juros e com desconto de 50% IMPORTANTE: SÓ FAÇA QUALQUER ACORDO SE TIVER COMO PAGAR não faça acordo que tenha alguma chance de não pagar pois será muuuuuuuuuuito pior pois passará a ser uma dívida nova.

Aldineide Rios disse...

Ola Audineide,preciso muito de sua ajuda.Trabalhei em uma instituição financeira com emprestimos e ao longo do tempo obtive confiança e amizade dos clientes,a ponto dessas pessoas fazerem empréstimo no nome deles para mim.Fui demitida e nao estou tendo nenhuma condiçao de pagar a essas pessoas.Nao tenho nada assinado,só minha consciência que tenho que pagar.NEsse caso essas pessoas podem se juntar contra mim? Podem me denunciar na polícia ou eu ir presa,,?Por favor me ajuda.


RESPOSTA:
Claro que eles podem ir na polícia prestar queixa contra você !!!!!

Unknown disse...

me elvolvi em um acidente de carro, fui culpado no mesmo, entretanto nao tenho condições financeiras de arcar com as despesas de conserto, estou desempregado e nao tenho nenhum bens em meu nome, gostaria de saber se a proprietaria do carro pode ser envolvida no caso, e de suma informar que o carro esta alienado ao banco, ela tem um imovel em seu nome, que esta financiado ao banco e ela comprou atraves do programa minha casa minha vida com muitas dificuldades, o conta salario dela pode ser objeto de penhora, o carro ou o imovel para sanar a divida?

Anônimo disse...

boa tarde !!!! na verdade em 2012 minha enteada estava cursando a uma faculdade onde acabou ficando impossivel o pagamentos das prestaçoes (4.500.00) equivalente a 05 meses, sendo assim foi feito a um acordo junto a entidade e eu acabei sendo o fiador .Hoje eles estao cobrando rs 14.500.00 ,pois nao tenho mais contato com essa ENTEADA , assim ja tentaram sacar da minha conta poupança a esse valor ,mas sem sucesso (saldo zero) ,e a minha pergunta e o seguinte : tenho 01 veiculo e gostaria de saber se o mesmo podera ser penhorado por qualquer momento.

Aldineide Rios disse...

A penhora pode sim ser de carro, saldo de conta corrente, ou outro bem que garanta o recebimento da dívida pelo credor. Sugestão: procure a enteada para solucionarem juntos, pois os dois estão sendo prejudicados e no momento que você foi fiador passou a ser devedor junto com ela, esse é o objetivo de ser fiador, não trata-se apenas de assinar um papel, você passou a ser devedor junto com ela, se ela não tiver como pagar a dívida é sua.

Aldineide Rios disse...

me elvolvi em um acidente de carro, fui culpado no mesmo, entretanto nao tenho condições........

resposta:Pelo que você falou o carro está em nome de outra pessoa, se for isso claro que ela poderá e deverá ser envolvida em todo o processo, é como se ela tivesse "emprestado" o carro para você. Ela é responsável.
A não ser que ela prove que vendeu o carro para você e você não realizou a transferência, se está na justiça vai precisar de advogado.

Anônimo disse...

Ola boa noite
Tenho uma empresa em meu nome (eirelli) que ja funcionou muito bem mas que acabou acumulando muitas dividas... devido a má gestão minha, a falta de pagamento de clientes, as crises economicas dos ultimos anos, enfim lutei enquanto pude.
Hoje tenho uma dívida de aproximadamente 250 mil reais com bancos (150 no nome da empresa e 100 no meu) e outros 200 mil de impostos... isso já com juros em cima de juros devido a renegociações que fiz e fui pagando enquanto pude... a 08 meses minhas contas foram todas bloqueadas. Não tenho nenhuma divida trabalhista pois usei parte desses valores para pagar os funcionários... só ficou duas registrada... que ainda trabalham comigo mas que hoje pago por fora
Fechei o escritorio... e estou tentando me reerguer trabalhando de casa e com um amigo emitindo NFs e me repassando os valores recebidos por uma conta de terceiro tbm... porem hoje meu liquido do negocios não chega a uma média de 4 mil ao mês... e ainda tenho aluguel de casa, escola dos filhos, comida, luz, etc... vivo para pagar contas como mãe solteira...
não tenho casa... carro... bem nenhum pois fui vendendo pra tentar salvar meu negocio
Estou perdida e queria uma sugestão de qual caminho seguir para acertar tudo isso

Desde já agradeço sua atenção e parabenizo pelo lindo trabalho no site!

Abraços,

Unknown disse...

Olá eu estou com uma conta de 3 mil reais na loja Pernambucanas , e até no momento não consigo pagar nenhuma prestação de 300 reais , e tô comedo por que eu tenho um apartamento financiado no valor de 115mil , era que a loja pode empenhorar meu apartamento.

Unknown disse...

Bom dia, fiz um empréstimo consignado em folha de pagamento em início de 2014, após 10 anos de empresa. Em 2015 a empresa começou com problemas financeiros eu tinha um cargo comissionado e ganhava 7.500 e pagava 2,200 de empréstimo no final 2014 fui descomossionada, passando a ganhar 3.500 e em 2015 fui afastada do trabalho por problemas de saúde, depressão, não recebia do inss devido greve do mesmo, não cumprindo com o pagamento da dívida, fui diversas vezes ao banco e não consegui nenhum acordo, voltei a trabalhar em maio de 2016, voltando a cumprir com pagamento e em setembro fui desligada da empresa, fui ao banco tentar renegociar a dívida, porém, eles já haviam entrada com processo judicial cobrando o valor inteiro que chega a 65,000,00, não tendo como cumprir este pagamento, oficial de justiça veio a minha residência para avaliar meus bens, porém, moro numa obra inacabada, em um terreno financiada pelo mesmo banco, caixa econômica, como devo proceder?

Aldineide Rios disse...

Pietra, o melhor caminho é você procurar um advogado, pode ser um da defensoria pública, pois como seu caso já está na justiça ele é o melhor caminho para lhe orientar e acompanhar nos processos.

Aldineide Rios disse...

Eduardo, as compras que você fez foi com previsão de pagamento com qual receita? reveja seus gastos e padrão de consumo. O ideal é que as despesas fiquem em torno de 90% da renda líquida. Ou baixa os gastos para adequar ou aumenta a renda.

Aldineide Rios disse...

Ola boa noite
Tenho uma empresa em meu nome (eirelli) que ja funcionou muito bem mas que acabou acumulando muitas dividas... devido a má gestão minha, a falta de pagamento de clientes, as crises economicas dos ultimos anos, enfim lutei enquanto pude.
Hoje tenho uma dívida de aproximadamente 250 mil reais com bancos (150 no nome da empresa e 100 no meu) e outros 200 mil de impostos... isso já com juros em cima de juros devido a renegociações que fiz e fui pagando enquanto pude... a 08 meses minhas contas foram todas bloqueadas. Não tenho nenhuma divida trabalhista pois usei parte desses valores para pagar os funcionários... só ficou duas registrada... que ainda trabalham comigo mas que hoje pago por fora........

RESPOSTA:

Procure o SEBRAE de sua cidade para uma consultoria financeira, é gratuito e vai evitar que você caia na mesma situação de antes.
Um dos maiores problemas das empresas são os gastos pessoais dos donos. GASTE PELO QUE A EMPRESA PODE PAGAR E NÃO PELO QUE VOCÊ MERECE" Com certeza merece muito, devido a sua dedicação e trabalho, mas se tirar mais do que a empresa pode vai acontecer endevidamento novamente.

Unknown disse...

Olá em 2008 entrei com revisão de juro do meu carro e fu






Olá boa noite em 2008 procurei o negociador aqui na minha cidade itajai sc fiz revisão de juros do meu carro e paguei 20 por cento do valor do carro não fui informado que teria que pagar outro valor no final da quitação o caro está no nome da minha irmã ela assinou o contrato e não deram uma copia do contrato pra nós quando saiu a quitação fui informado que teria que pagar mais 40 por cento do valor da quitação pois já teria pago 10 por cento no início do processo quando saiu a quitação no um pouco mais que 4000 disseram que eu teria que pagar 40 por cento do valor da quitação disse q não ia pagar porque não fui informado sobre isso e estava desempregado não teria condições ela me disse se eu não assinasse as promissoras eram 15 no valor de 377.33 não teria a quitação ou seja fui forçado a assinar paguei só uma é desisti agora estou sendo cobrado na justiça com pedido de execução de bens o que devo fazer?

Unknown disse...

preciso de ajuda fiquei de avalista para um amgo comprar um carro o banco financio não precisou dar entrada so que tem duas parcelas atrasas e como esta no meu nome estou preucupada porque não tenho condições de pagar esse carro o que acontece se o banco pegar o carro porque eu ganho uma pensão do meu marido que faleceu e tenho medo que o banco bloqueie essea pensão e possível porque no tenho outrs bens e so essa pensão que eu ganho alguém pode me audar preciso dessa informaçao

Unknown disse...

BOA NOITE PRECISO DE AJUDA FIQUEI DE AVALISTA PARA UM AMIGO MEU O CARRO FOI TOTALMENTE FINANCIADO NAO FOI DADO NENHUMA ENTRADA SO QUE AS PARCELAS ESTAO ATRASADAS EESTAO ME LIGANDO DIRETO DIA E NOITE POR CAUSA DISSO NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR ESSE CARRO EU GOSTARIA DE SABER SE PODEM BLOQUEAR MINHA CONTA NO BANCO EU RECEBO UMA PENSAO DO MEU FALECIDO MARIDO E ESTOU PRA GANHA MEU FUNDO DE GARANTIA DA EMPRESA ONDE EU TRABALHAVA O BANCO PODE BLOQUEAR ESSA MINHA PENSAO E ESSE DINHEIRO D FUNDO DE GARANTIA QUE EU ESTOU PRA PEGAR

OBRIGADO VALKIRIA

Unknown disse...

BOA NOITE PRECISO DE AJUDA FIQUEI DE AVALISTA PARA UM AMIGO MEU O CARRO FOI TOTALMENTE FINANCIADO NAO FOI DADO NENHUMA ENTRADA SO QUE AS PARCELAS ESTAO ATRASADAS EESTAO ME LIGANDO DIRETO DIA E NOITE POR CAUSA DISSO NAO TENHO CONDIÇOES DE PAGAR ESSE CARRO EU GOSTARIA DE SABER SE PODEM BLOQUEAR MINHA CONTA NO BANCO EU RECEBO UMA PENSAO DO MEU FALECIDO MARIDO E ESTOU PRA GANHA MEU FUNDO DE GARANTIA DA EMPRESA ONDE EU TRABALHAVA O BANCO PODE BLOQUEAR ESSA MINHA PENSAO E ESSE DINHEIRO D FUNDO DE GARANTIA QUE EU ESTOU PRA PEGAR

OBRIGADO VALKIRIA

Unknown disse...

Oi boa tarde, tenho uma dúvida estou devendo para uma loja comprei um som paguei três prestações, e não pude pagar pois perdi meu emprego, depois tentei renegociar dei uma entrada e paguei mais três prestações e não consegui pagar o resto. A matriz dá loja me liga quase todos os dias me cobrando, liga para meus parentes me constrangendo, e agora disseram se eu não pagar vão vir apreender meu som. E como fica o que eu já paguei por ele? Eu devo 580,00 pra loja. O que eu faço???

Unknown disse...

boa noite preciso de um esclarecimento fiquei de avalista para uma pessoa que se dizia meu amigo conheço ele a muito tempo era uma pessoa muito confiável ele queria comprar um carro e pediu minha ajuda ai o ajudei fiquei de avalista para ele comprar esse carro só que algum tempo ele não estava mais vindo trabalha eu ligava pra ele o meu patrão ligava ele tava sempre dando uma desculpa ai em um belo dia recebi uma ligação dizendo que ele tinha sido preso encontraram dentro do carro ferramentas para praticar furto e uma arma e a policia levou o carro e agora o carro esta atrasado duas parcelas a financiadora esta me ligando todos os dias e vao entrar com busca e apreensão do carro como ele perdeu o carro a policia levou o que pode acontecer comigo já que o carro estava no meu nome alguém pode me ajudar

Clayton disse...

Olá Boa tarde
Eu tenho uma divida com a caixa econômica federal e essa dívida foi para a justiça Federal e me deram 15 dias para pagar se eu não pagar vai entrar com penhora de bens
Mas eu não tenho nada no meu nome ! A casa e no nome da minha mulher e nos não somos casados no civil
Eles podem fazer oque ?

Clayton disse...

Boa tarde
Tenho uma divida com a caixa econômica federal e essa divida foi para a justiça Federal e me deram um prazo de 15 dias para pagar se eu não pagar vai entrar como penhora de bens
Só que eu não tenho nada no meu nome
A casa e no nome da minha mulher e nos não somos casados no civil
Eles podem fazer oque?

anonimo disse...

Boa noite, Aldineia!
estou passando por umas dificuldades e estou precisando esclarecer uma dúvida: o caso é que eu possuo um cartão de credito com limite de aproximadamente 4,500R$ e está com o limite todo usado, me desempreguei e não tenho como saldar a dívida no momento, gostaria de saber se a empresa de cartão de credito pode entrar em juízo para penhorar o meu carro que é o meu unico bem ?
Desde já, obrigada !

Alex31 disse...

Olá,bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida.
Fiquei devendo a caixa econômica cartão de crédito,construcard e cheque especial, não consegui pagar, no total devo uns 28.000 sem os juros e correções, comecei a não conseguir pagar final de 2015 pra cá e virou uma bola de neve. Tenho interesse de pagar, porém quero juntar um dinheiro primeiro pra negociar a dívida e isso leva um tempo. Porém meu irmão vai me passar uma moto dele na base de troca em móveis que tenho, preciso pra ir para o trabalho, a moto vale uns 6.0000. Se eu colocar ela em meu nome corro risco de perde-lá?Da caixa penhora-lá? Queria saber sua orientação, porque já até perguntei advogados e eles não sabem me dizer. Agradeço demais a ajuda.

Unknown disse...

Bom dia eu tenho uma micro empresa e não pude mais pagar os empostos devido problema de saude e fiquei desempregado tenho 78 anos só tenho um imóvel e uma moto pequena valor da 3,000 recebi uma carta da receita federal eles podem penhora essa minha moto que uso para fazer bicos

Unknown disse...

Bom dia eu tenho uma micro empresa e não pude mais pagar os empostos devido problema de saude e fiquei desempregado tenho 78 anos só tenho um imóvel e uma moto pequena valor da 3,000 recebi uma carta da receita federal eles podem penhora essa minha moto que uso para fazer bicos

Unknown disse...

boa noite emersom, fiquei devendo 4 meses de aluguel e nao consegui pagar mais foi para a justiça, o juiz deu a centença que tenho q pagar, mais n tenho dinheiro, pago outro aluguel, minha mulher esta desempregada e eu trabalho de motoboy. tenho 2 filhos, ai ele empenhorou minha moto para pagar a divida, que de 2.100,00 foi para 10mil ele pode fazer isso?? e essa semana o oficial de justiça vai vir buscar a moto o advogado falou por 60 dias se n arrumar o dinheiro em 60 dias eles vendem a mot, quando eles vierem aqui em casa , devo entregar a moto?? e é correta essa cobrança??? obrigado.

Unknown disse...

Oi boa tarde. Eu tenho uma moto , so que por problemas pessoais nao cobsehui acabar de pagar , agora estao me mandando msg dizendo que vao bloquear minhas contas bancarias e meu pagamento. Eles podem bloquear meu salario ?

Inês disse...

Meu nome é Inês. Devo as Casas Bahia dois carnês. Estão em atraso desde outubro. época em que me separei. De lá pra cá não pude pagar. Uma empresa de cobrança de São Paulo fica me enviando mensagens dizendo que vão me processar no artigo 652. Me separei e não consegui um emprego. Às vezes faço uma faxina aqui e ali mas o que entra é pra pagar luz, condomínio, comprar comida e remédios. O que devo fazer? Já entrei em contato com a loja pra tentar negociar a dívida mas o acordo que me oferecem é inviável. Estou mesmo apavorada.

Jarbas Coppeti disse...

Boa Tarde! Nossa Empresa teve dois veículos restringidos pela Receita Federal pelo Renajud. Como faço para proceder a entrega destes veículos a Receita para pagamento da dívida?

Unknown disse...

Aldineide;

Possuo uma divida referente a empréstimos pessoais, com o banco ITAU desde o ano de 2007. Independente de não ter sido Eu a fazer a divida, sei que fui irresponsável em permitir tal acontecimento...
Fui demitido da empresa aonde trabalhava no ano de 2007, fiquei desempregado até o ano de 2011 aonde consegui novo emprego, mas o mesmo não me permitia a quitação da divida. Os tais 5 anos para prescrição da divida se passaram, e nunca recebi em mãos sequer uma correspondência fazendo menção a tal divida. A cerca de uns 30 dias comecei a receber mensagens via sms para que eu entrasse em contato com uma instituição que nem lembro o nome, liguei para o número informado, e pera a minha surpresa era uma operadora de cobrança do banco ITAU.
Perguntei então por qual motivo estavam querendo falar comigo, e a atendente me informou que era sobre uma divida em meu nome no valor de mais de R$ 100.000.00. Questionei a mesma a respeito do valor elevado, e ela me respondeu que se eu quisesse quitar a divida, poderia fazer sendo beneficiado por um desconto que deixaria o valor em R$ 2.500.
Infelizmente passei por um procedimento cirúrgico no ano de 2013, e desde então estou afastado do meu trabalho, tive o meu beneficio suspenso em 2014 um ano após a cirurgia, entrei com ação judicial contra o INSS para restabelecer meu pagamento, mas até a presente data estou aguardando pela justiça.
Pergunta: A instituição pode entrar com ação judicial requerendo minha indenização como parte do pagamento da dívida?

Aldineide Rios disse...

Após 5 anos a dívida não prescreve, o que ocorre é que seu nome deixa de está negativado, fica limpo porém com a dívida ainda pendente.
O banco itaú não pode mais entrar na justiça por uma dívida tão antiga, se na ocasião ele ajuizou, ok... hoje ele pode continuar o processo, porém se não fez isso na época não vai poder fazer isso agora.
MUITO IMPORTANTE: não faça nenhum acordo parcelado, pois se isso acontecer e você voltar a ficar inadimplente o banco tanto pode negativar você quanto pode realizar cobrança judicial, tendo em vista que será uma nova dívida. Só faça algum acordo se for para pagar a vista.

Unknown disse...

oi eu tinha uma açaõ trabalhista por que o meu trabalho nao depositava o fgts quando sai abri essa açao porem se passaram quase 2 anos nada chegava fui atras eles reabriram e apos isso me pediram pra atualizar documentos eu fiz apos isso eles vieram me cobrar um valor de 5 mil pq disseram q teve uma audiencia da qual nao fui notificada pois outra pessoa recebeu a carta e nao me foi repassada dai passado um tempo bloquearam meu salario de 1200 reais mensais pra mim e mais2 filhos menores fui no juizado fiz uma carta pro juiz ele aceitou teve uma adiencia fiz um acordo q nao consegui pagar passado um tempo veio um oficial de justiça na minha casa e penhorou uma tv e e uma esteira eletrica que nao sao minhas porem nao o dono nao tem nota devido a pessoa viajar muito fiz uma carta reconhecida em cartorio de embargo de 3 e os mesmo foram a leilao e o oficial fica vindo na minha casa me dizer se eu recusar entregar posso ser presa nunca tive problemas com justiça antes estou desempregada e vivo da ajuda dessa pessoa agora a tv foi vendida no leilao sou obrigada entregar? tem o carro dessa pessoa no meu nome eles podem bloquear o carro e quitado? possso me complicar se nao entregar essa tv ?no caso na casa tem essa e mais uma outra tv q essa e minha o q pode acontecer nesse caso nao tenho condiçoes de pagar adevogado eles podem fazer isso

Anônimo disse...

Bom dia,to com uma duvida,minha sogra faleceu a pouco e tempo e tinha um cartão de credito,eu e a filha dela foi ao banco lenvando a certidão de óbito dela pra cancela o cartão, eles bloquearam o cartão mais disse que não pode cancela a divida porque na certidão de óbito disia que ela deixou bens,mais é uma casa na periferia de salvador sem nenhum resistro,o único resistro que tenhe e de agua e Luz...
O que devo fazer...
Aguardando resposta desde já meus agradecimentos

Anônimo disse...

Bom dia,eu to com uma duvida...
Minha sogra faleceu e deixou uma dividada com um cartão de credito, dai eu e filha dela foi no banco levando o atestado de óbito, eles tiraram uma cherox dos documentos dela e logo depois ligaram disendo que bloqueou o cartão dela,mais a divida continua em aberto,eles disseram que no atestato de óbito dela costa que ela deixou bens,mais o bem que ela deixou foi um casa na periferia de salvador e a vasa não documentada,o único documento e a fatura da água e luz.

Desde de ja agradrlesso a atenção e aguardando resposta no que devo fazer

Aldineide Rios disse...

Jadson, a dívida permanece e a probabilidade do banco cobrar isso na justiça é muuuuuito pequena.
Vocês fizeram o correto confirmaram e ponto final.
Eles não tem o que fazer. Está dentro da faixa de risco da operadora do cartão.

Unknown disse...

Bom dia Beth...

Por favor preciso de uma luz, estou muito preocupado pois estava realizando um curso superior em uma universidade de minha cidade, porém, contraí uma dívida de mensalidade por desemprego, e minha tia ficou de fiadora, para poder realizar o ultimo ano de curso, mas, acabei não conseguindo emprego e parei a graduação, agora estou com processo do atigo 854 inciso 3 e minha conta e de minha tia bloqueados e fico com medo de penhorarem alguma coisa minha ou dela, apesar de não termos nada em especial....e agora??

Sei que tenho que quitar, porem ainda nao tenho condições para isso...caso vc leia fico muito grato pela sua atenção...

Unknown disse...

Boa tarde Aldineide
Aluguei um imóvel no ano passado, comuniquei a proprietária que sairia no final de novembro. Sai no final do mês e fui residir no interior(área rural) com meus pais pois estava desempregado até conseguir emprego e voltar pra cidade. Procurei a proprietária pra devolver as chaves antes de ir embora, não a encontrei. Retornei no final do mês de janeiro/2018 e descobri que a proprietária me processou nas pequenas causas, alegando 3 meses de aluguél (450,00) referente a dezembro, janeiro e fevereiro de 2018, mais os custos de água, luz e IPTU desses 3 meses, manutenção do imóvel(desconheço o que foi feito manutenção pois não causei dano físico ao imóvel). Resumindo o valor que ela me cobrou é 1500,00 no total mas acrescido de juros e multa e correção dá 1950,00. Recebi intimação para audiência de conciliação para o dia 12/02/2018 as 14:00. Agora estou aflito pois sei que esse valor é indevido uma vez que não residi neste período citado e a proprietária está me cobrando de forma indevida. Mas a audiência é as 14:00 se eu pedir pra sair este horário no recém emprego que consegui, certamente não irei ser efetivado ao final da experiência, pois a empresa é bem rigorosa. Não possuo bens como casa e/ou carro, somente a conta salário que possuo e recebo 950,00 a partir desse mês. Minha dúvida é, se eu não consigo me defender e ir atrás pra provar que não devo nada à ela, não posso sair no meio do expediente de trabalho pra ir na audiência de conciliação, correndo o risco de perder o emprego e novamente voltar pro interior, terei minha conta salário(meu único sustento e pras despesas) bloqueado, terei meus móveis (que são os básicos e usados que comprei) leiloados?
Procurei uma advogada e ela me pediu dois salários mínimos pra me defender (um antecipado e um no final do processo) e terei que levar testemunhas pra provar. Então o valor que ela cobrou é quase o valor da causa.
O que faço???

Agradeço desde já a resposta.

Gabriel disse...

tenho uma divida em cartorio de 1.500 real e a adevogada me ameasou que a minha unica casa ia a leilão para pagar a dívida pode acontecer isso

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 532 de 532   Recentes› Mais recentes»