quarta-feira, 18 de novembro de 2009

AVALIAÇÃO DE PONTO COMERCIAL

Um estabelecimento comercial deve observar basicamente três aspectos para obter êxito:

1. A sua capacidade de atrair clientes potenciais;
2. A qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
3. A criação de diferenciais, ou seja, o “algo a mais” que fará com que o clientes prefira sua loja em lugar a do concorrente.

Para se pesquisar uma boa localização é preciso um pouco mais do que paciência e trabalho. Um bom ponto é aquele que produz um faturamento por metro quadrado acima da média do setor. É claro que existem outros fatores que influenciam no faturamento de um negócio, mas um passo errado na hora de selecionar o ponto ideal pode significar perda de dinheiro e tempo, além de arranhar a imagem de seu negócio.
É sempre bom lebrar que a avaliação do ponto comercial dá uma visãoda adequação do negócio ao local.
De acordo com o tipo de negócio, é preciso ter sensibilidade para perceber a procedência dos clientes potenciais e estabelecer suas limitações de acesso.
Saiba quem serão seus clientes (pesquise), de onde eles vem? assim você evitará um ponto comercial que seja de difícil acesso a seus clientes, seja por dificuldade de visualizar, seja por dificuldade de parar no seu estabelecimento, dificuldade de entrar e sair ou quaisquer outro motivo que faça com que os clientes por mais que queiram não entre em seu estabelecimento.

Analise:
1. Análise do local;
2. Análise do consumidor: perfil, hábitos e fluxo de pessoas;
3. Análise da vizinhança: concorrentes/clientes;
4. Tendência da região.


Fonte: Série Empreendedor (SEBRAE)

Administrando um empresa

Para ser empresário

Como montar um negócio - passo 1

Como administrar um negócio - passo 2

Nenhum comentário: