sábado, 20 de fevereiro de 2010

DÍVIDAS - COMO ELA CRESCE?

Uma situação de endividamento e até mesmo falência não ocorre da noite pro dia se não for precedida de uma grande tragédia, seja numa empresa, seja na vida pessoal. Isso é fato!

Para você ficar rico tem que: Nascer rico, casar com uma pessoa rica, ganhar uma herança, ganhar na loteria ou ir formando seu patrimônio aos poucos no decorrer da vida e aí dependendo da sua capacidade de ganhar e de gerenciar o dinheiro você fica rico.

O mesmo ocorre com o endividamento ou você perde tudo que tem por uma tragédia como acidente, doença, roubo ou vai se endividando aos poucos, falindo um pouco a cada dia com gastos errados, gatos maiores que sua capacidade, gastando por conta de recurso que ainda não recebeu, sonhando que amanhã será melhor [mesmo não tendo nenhum indício que vai ocorrer uma situação nova] e ainda investindo de forma errada com aplicações desorientada em bolsas de valores, com compras inadequadas de carros e imóveis e tantas outras formas de investir e comprar acreditando que aquele investimento lhe dará retorno que compensa as dívidas.

Quando a dívida começa a surgir muitas vezes não percebemos e vamos nos atolando mais e mais sem buscar novos ganhos, sem fazer cortes no orçamento para equilibrar o orçamento. Gasta-se como acredita que mereça viver e não como pode viver.

Quando o mercado começa a divulgar situações favoráveis de ganhos excelentes é muito comum começar a surgir novo grupo de endividados, os que alocam todos os seus recursos no milagroso investimento e isso ocorre não só com bolsa de valores, onde o mercado começa a ofertar ganhos acima da média e as pessoas passam a investir tudo o que tem e até mesmo o que não tem em um mercado que é totalmente desconhecido passando a fazer dívidas pequenas para evitar usar seu dinheiro guardado e sem perceber passa a ficar atolado em pequenas dívidas.
Quando o mercado começa a cair o desespero vem junto.

Outra situação ocorre com patrimônios, quando o mercado de imóveis começa a crescer e ficar rentável é comum pessoas passarem a comprar ou construir novos imóveis para alugar mesmo que tenha que se endividar totalmente e como nos investimentos na bolsa as pessoas não querem se desfazer de imóveis ou veículos com preço abaixo do mercado paa quitar as dívidas. Colocam o patrimônio a venda mais com preço de mercado e isso leva tempo para vender normalmente pensa que se vender abaixo do preço está perdendo dinheiro.
DICA:
Veja quanto é o total de sua dívida e quanto vale o imóvel ou veículo no mercado. Compare!
Um mês depois veja quanto está sua dívida (com certeza muito maior) e quanto está valendo seu imóvel ou veículo (normalmente mesmo valor ou em alguns casos o valor está inferior). Compare!
Analise a velocidade de crescimento da dívida e pense se vale a pena ou não vender seu imóvel com preço abaixo do mercado para vender mais rápido. Já vi casos que vendendo o patrimônio por 80% do valor de mercado quitaria a dívida e ainda restaria algum dinheiro e se esse mesmo patrimônio fosse vendido 6 meses depois pelo valor de mercado não seria suficiente para liquidar a dívida toda.
Cada caso é um caso, analise o seu fazendo comparação dívida X patrimônio!
É por isso que empresa e pessoas vão a falência, esperando um milagre acontecer ao invés de ir a luta e resolver a situação.

Nenhum comentário: