terça-feira, 9 de março de 2010

TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO

Título de capitalização NÃO é investimento, parte do dinheiro depositado é investido e parte é destinado a sorteio.

Um Título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização, com o objetivo de formação de uma aplicação, mas também com um carater lotérico, de sorteio de prêmios de capitalização.

Neste tipo de plano, além de concorrer aos prêmios de sorteio, o capitalizador, sendo sorteado ou não, recebe ao final da aplicação todo ou parte do seu dinheiro acrescido dos reajustes e em algumas modalidades, de juros da aplicação. Quando analisados quanto a rentabilidade, os títulos de capitalização são desvantajosos em relação a outras aplicações, inclusive em relação as contas de poupança, porém com o diferencial de concorrer aos prêmios sorteados. A maiorias dos contratos também estipula um prazo de carência para resgate e parte do valor capitalizado no caso de resgate anterior ao estipulado no contrato. http://pt.wikipedia.org

Apesar de considerada como um dos piores investimentos do mercado, a capitalização tem um diferencial: são realizados sorteios e premiações durante toda a vigência do contrato - uma compensação necessária face à sua baixa rentabilidade. Pode-se dizer, portanto, que são um mix de poupança e loteria. Os bancos consideram uma vantagem destes títulos o fato de a administradora debitar mensalmente um valor da conta do cliente, forçando-o a poupar. Ao final do período, o dinheiro seria resgatado, corrigido pela variação de algum índice econômico. fonte:http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br

Se seu objetivo é investir procure outras opções pois com a capitalização você não atingirá seu objetivo (a não ser que seja sorteado).

Há quem invista em capitalização por não conseguir de forma nenhuma guardar dinheiro e como o título normalmente é debitado da conta, mesmo com desconto da parte do sorteio consegue no final de um ou dois anos guardar alguma coisa.

SUGESTÃO: faça uma poupança programada onde mensalmente é debitado da conta o valor agendado, do mesmo modo que uma capitalização e a diferença é que vai direto para a poupança todo valor.

Se você acredita na sorte... vá em frente porém lembrando que na loteria o prêmio é maior.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas, pra quem não consegue guardar (como eu), não adianta a poupança programada porque dá pra sacar... rssss
Já fiz a poupança programada e comprei supérfluos. Então, agora eu tranco o dinheiro na capitalização :(

Aldineide Rios disse...

Normalmente quem não junta dinheiro ou porque o orçamento está apertado ou porque não tem motivo para juntar, falta objetivo.

A capitalização obriga a guardar dinheiro mas retirando no mínimo 25% do que guarda.

Se tem um objetivo para guardar faça aplicação programada que sai automaticamente de sua conta e não abate nenhum valor