terça-feira, 17 de agosto de 2010

CRÉDITO CONSIGNADO

O crédito consignado é uma grande saída para quem precisa de recursos complementares ou está usando o cartão de crédito e cheque especial.
Você sabe o que é crédito consignado?


Uma das modalidades de empréstimo que mais cresce no Brasil, o crédito consignado exige muita cautela para não comprometer o orçamento mensal.

Facilitar o acesso de aposentados e pensionistas a recursos financeiros com menos burocracia e juros mais baixos. Com esse objetivo, o governo criou, em dez de 2003, um programa de empréstimo via crédito consignado que permite o desconto do valor das prestações diretamente das pensões ou aposentadorias do INSS. A margem de comprometimento máxima é de 30% do benefício.

As condições atrativas muitas vezes levam ao exagero. Por isso, a decisão de utilizar o crédito consignado requer muito cuidado para não sacrificar por demais os ganhos mensais. O alerta vem em coro, de especialistas e dirigentes de associações de aposentados e pensionistas que apontam uma tendência perigosa: os empréstimos não estão sendo usados para fazer frente a despesas emergenciais, mas para pagamentos do dia a dia ou - ainda pior - por familiares que solicitam aos assistidos recursos para aquisição de geladeiras, fogões e aparelhos de TV...

Isso reduz a margem para necessidades reais que podem surgir a qualquer momento. Os números ilustram essa realidade: de janeiro de 2009 a abril de 2010, os contratos de consignados alcançaram R$ 31,38 bilhões, sendo R$ 8,91 bilhões nos quatro primeiros meses de 2010.
fonte: INFORMATIVO UBBPREV Nº 27

Nenhum comentário: