quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE DIVERSIFICAR A CARTEIRA DE INVESTIMENTO


Sempre que lemos ou ouvimos algo sobre investimentos os conselhos são para ser disciplinado e poupar sempre (mesmo nas épocas de vacas magras, apenas diminui o valor) e diversificar, ok mas o que é diversificar e por que é importante?

Diversificar é não colocar todos os ovos em uma única cesta, ou seja não aplicar em um só produto.

Uma carteira diversificada é sinônimo de menor risco e de menor impacto nas oscilações de curto prazo. No atual cenário econômico, com taxas de juros menores, diversificar torna-se ainda mais interessante para a rentabilidade de seus investimentos no longo prazo.

Além de evitar que a queda de um único investimento comprometa a rentabilidade de toda a sua carteira, a diversificação traz outra grande vantagem, a de aproveitar as oportunidades. Um bom exemplo são os investimentos que podem proporcionar rentabilidade diferenciada, como os fundos de ações ou a compra direta de ações via corretora. Outra vantagem da diversificação é aproveitar as alternativas com benefícios fiscais únicos, como os planos de previdência. A diversificação é uma importante aliada do investido na busca por melhores retornos em seus investimentos.

Agora como saber quanto colocar em cada grupo de investimento?
RESPOSTA: depende de seu perfil de investimento.

CONSEVADOR: Não aceita correr nenhum risco.
Concentre seus investimentos em aplicações de renda fixa, poupança, fundos de renda fixa
MODERADO : Tolera um pouco de risco em busca de melhor rentabilidade
Diversifique seus investimentos, a maior parte em aplicações de renda fixa ou fundos de renta fixa e uma parte menor, no máximo 25% em fundos de renda variada ou multimercado.


ARROJADO: Gosta de arriscar em busca de melhores ganhos.
Divida seus investimentos entre produtos conservadores, moderados e arrojados como fundos de ações e ações propriamente dita, você pode aplicar diretamente na bolsa através de corretoras.

AGRESSIVO: Conhece o mercado, portanto aceita risco maior e oscilações no curto prazo, em busca de maiores ganhos.

Nenhum comentário: