segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

UMA VIDA SEM DÍVIDAS


Uma vida sem dívidas
Edição de segunda-feira, 6 de dezembro de 2010






Embora tenham uma relação muito próxima, o futuro financeiro não depende exclusivamente do sucesso profissional. Os especialistas no assunto são unânimes em afirmar que alguns cuidados e medidas podem contribuir bastante para a construção de uma vida sem graves problemas de bolso.

A educadora financeira Aldineide Rios, autora do blog ´Feliz Sem Dívidas` (felizsemdividas.blogspot.com), acredita que um dos primeiros passos para garantir finanças equilibradas no futuro é buscar informações. Para isso, o jovem pode recorrer a sites, blogs, livros e palestras dedicados ao assunto. ´Ele precisa aprender a filtrar aquilo que recebe, para não exagerar nos gastos ou na economia. Cada um que orienta tende a puxar para um lado e ele deve chegar a uma ideia própria`, diz.

Segundo Aldineide, o fim da adolescência costuma ser o melhor momento para colocar as lições de controle financeiro em prática, visto que o jovem ainda depende consideravelmente da renda familiar. É nesta época, por exemplo, que ele pode começar a investir uma parte da sua mesada (ou salário) na poupança, para que tenha capital para futuros casos de emergência. Esta medida pode evoluir para um plano de previdência, quando ele der início a sua carreira.

Outra recomendação é fazer um balanço das despesas mensais, de modo que o jovem saiba o quanto tem de gastos fixos e no que pode economizar. De acordo com a educadora, quando tudo está na ponta do lápis, fica mais fácil manter o controle sobre as finanças. Para isso, também vale evitar excessos nas compras, prezando pela racionalidade. ´Muitas vezes, ele tem o sonho do carro próprio e percebe que, parcelando o pagamento em 60 vezes, pode realizá-lo. Mas acaba esquecendo que terá despesas extras, como troca de óleo, estacionamento e combustível. São esses pequenos gastos que fogem ao controle`, explica.

Nenhum comentário: