sexta-feira, 16 de março de 2012

CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS - LIÇÃO II

CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS


Continuando a entender as finanças pessoais vamos conhecer as despesas. Esse ponto é muito importante porque é no item despesas que podemos virar o jogo em nossa vida financeira, afinal... "NINGUÉM FICA RICO PELO QUE GANHA E SIM PELO QUE ECONOMIZA"

Passe a anotar todas as despesas para saber para onde está indo seu rico dinheiro.

LIÇÃO - II


DESPESAS:

  1. DESPESA FIXA - São aquelas que se repetem mensalmente em valores aproximados e que não aumentam com o aumento de nossa renda, por exemplo: mensalidade escolar, aluguel, conta de luz, telefone, faxineira, condomínio etc  - serão as mesmas independente de seu salário aumentar ou diminuir.
  2. DESPESAS VARIÁVEIS - Ocorrem regularmente mas com valores diferentes e que sofrem interferência de nossa renda, é o caso de supermercado ( que aumentamos o supérfluo nas vacas gordas), bares e lanchonetes, almoço fora etc.
  3. DESPESAS EVENTUAIS - Não ocorrem de forma regular porém ocorrem sempre e devemos ficar atentas a elas pois costumam desorganizar qualquer orçamento, como é o caso de presentes, manutenção do carro, cursos extras, doações, roupas e acessórios etc
  4. DESPESAS INESPERADAS - Esta derruba qualquer um que não tenham uma reserva pois normalmente são elevadas e urgentes, como é o caso de doenças graves, acidentes, multas, quebra de um bem como carro ou eletrodoméstico que precisem de troca etc 

Nenhum comentário: