terça-feira, 13 de março de 2012

CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS - LIÇÃO I

Vamos começar um curso de finanças Pessoais?
LIÇÃO - I 
Para saber organizar nosso rico e suado dinheiro e fazer com que o mês não pareça ser maior do que 30 dias... precisamos conhecer alguns conceitos básicos pois o desconhecimento nos  leva a realizar ações que vão ajudar a AUMENTAR o tamanho do mês e assim o salário não será suficiente para chegar ao próximo mês sem dor de cabeça.










LIÇÃO - I


RECEITAS:


1) Receitas Fixas - recebemos todos os meses e em valores muito próximos. É o caso do salário.


2)Receitas Variáveis - recebemos todos os meses mas não são de valores regulares, isso ocorre muito com quem recebe por comissão, honorários etc aplicado-se muito a profissionais liberais e autônomos.


3)Receitas Eventuais - Recebemos em períodos e valores irregulares, é o caso de bônus de produtividade, 13º salário, bônus de férias, participações nos lucros das empresas, retorno sobre o capital investido numa empresa, venda de bens, herança etc.


Agora anote numa planilha, numa caderneta ou caderno quais são as suas receitas, inclua a bonificação que sua empresa fornece, inclua o 13º salário etc.
Para os profissionais liberais e autônomos trabalhem com média, vocês podem até não saber quanto recebem mensalmente mas com toda certeza sabem quanto recebem em média. Trabalhem com esse valor. 
Para os meses de aumento e queda na receita usem o bom senso, é melhor ser cauteloso, mas sem abusar, tentem ficar o mais próximo da realidade, isso será um ótimo exercício para praticar e ver qual foi seu percentual de acerto... 


Tendo essa planilha feita você vai ter uma noção melhor para iniciar o planejamento financeiro pois quando não fazemos isso corremos o risco de ter gastos elevados em meses de baixa renda.


Esse é o primeiro passo para a construção de um orçamento doméstico.



Nenhum comentário: