domingo, 23 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO FAMILIAR





Atualmente há muitas pessoas que tem como prioridade em sua vida eliminar as dívidas. Se seu objetivo for igual à de milhares de pessoas, deve-se dar uma atenção maior ao orçamento.

Para a execução desta atividade não importa o quanto você ganha, e sim como gasta, e o quanto gasta, logo precisamos saber como estar sendo aplicadas nossas receitas, para entender melhor o que é um orçamento iremos falar de alguns fatores importantes.

11)      Primeiro Monitorar tudo que você gasta;
22)    Provisionar tudo o que você vai gastar durante o mês, lembrando das prioridades;
33)      Comparar o que gastou com o que deveria gastar na sua previsão;
44)      Mudança de comportamento quanto ao consumo, readequar sua realidade do que você gasta com o que você pode pagar.



O orçamento só terá sucesso com a ajuda de todos integrantes da família, sem a participação de todos ficará mais difícil.

O orçamento prevê as entradas e as saídas, ou seja, quanto você recebe e o quanto gasta, obviamente você deve receber mais do que gasta. Portanto anote tudo que você compra ou gasta, tenha o controle de cada centavo.

Corte gastos desnecessários com uma lista é preciso identificar quais são os gastos estritamente necessários e quais os supérfluos (despesas que não são prioridades), tenha um objetivo algo que você pode alcançar em curto, médio e longo prazo, estabeleça metas, pois esta será um fator motivacional para alcançar seus objetivos.



Para esta função será importante o auxilio de uma planilha eletrônica, após o controle de seus gastos, poderá estimar o quanto poderá gastar nos próximos meses. Seguindo as riscas o orçamento não haverá surpresas por despesas não correntes, ao longo do tempo começará a refinar suas provisões de gastos, o mais importante é que o orçamento familiar é um processo continuo e não temporário

Este arquivo foi uma colaboração de Ricardo Gomes Alves da Silva
Formado em Administração de Empresas pela Fafire, Pós graduando Administração Financeira pela Fcap/Upe, atua como Analista Financeiro na área educacional, voluntário em projetos sociais e escreve artigos para blogs de finanças.

Nenhum comentário: