quarta-feira, 21 de maio de 2014

EDUQUE SEU FILHO SOBRE DINHEIRO


Como educar seus filhos para não se tornarem adultos endividados?
Qual a idade certa para começar a falar de dinheiro com seus filhos?

Quem nunca precisou tratar de dinheiro com o filho? Seja por mesada ou para outros fins, algumas famílias tem dificuldades para dar mesada a seus filhos por motivos de segurança ou preocupação de como será usado este dinheiro.

Alguns psicólogos informam que o quanto antes uma criança tiver contato com dinheiro, melhor será sua relação com o mesmo no futuro, receber mesada é algo positivo para a educação financeira, uma vez que ele é forçado a tomar decisões sobre como? E o quê fazer com o dinheiro.






Profissionais alertam sobre a experiência positiva e negativa, que deve ser acompanhado pelos pais. Deverá ser enfrentado como educação da criança e estimulado pelos pais, pois a partir deste momento a criança passará a entender as relações de consumo, e deverá melhorar sua responsabilidade e relação com o dinheiro.
É pela mesada que a criança vai aprender a lidar com o desejo de querer possuir algo, para o qual não tem dinheiro e aprende a esperar e a poupar.
Não existe idade ideal para começar a dar mesadas a aos filhos, mais a grande maioria iniciam a partir dos 7 anos, que é quando as crianças já sabem cada valor, exigir o troco e se comunicar bem, vale ressaltar que cada criança tem um comportamento diferente, e o processo deve ser conduzido pelos pais com seriedade de forma natural, sempre respeitando a criança e orientando-o.
O que é comum encontrar família que dar a mesada aos filhos desde que o mesmo execute atividades de casa, esta postura é criticada por especialistas, a criança deve executar pelo fato de fazer parte das responsabilidades da família, portanto ele deve contribuir.
A medida que a criança cresce aprende a lidar com certas circunstâncias sobre o dinheiro definir prioridades, poupar dinheiro deve ser incentivado pelos pais, onde a criança deve destinar uma parte da mesada para um cofre.
As orientações dos pais são importantes, porém não deve forçar a criança a executar as atividades forçadamente, ele deve entender de aquele é um procedimento de se preparar para o futuro. Portanto a partir da hora que é entregue a mesada ao filho ele deve ser orientado de quanto pode gastar por dia, como deve gastar, e se possível passar aos poucos a pesquisar preços.
Estimule seus filhos a poupar dinheiro, informe sobre a importância de conseguir seus objetivos a curto, médio e longo prazo, seja ele de um brinquedo ou eletrônico, o que ele deve entender a importância do dinheiro e seus fins. Ajude-o a alcançar suas metas, conversando quanto faltar para seus objetivos e quanto deverá poupar.
Uma dica para os cofres é que eles devem ser personalizados, com personagens que as crianças gostem, Pois assim eles sentem-se atraídos e estimulados, cores quentes são uma boa ideia, uma vez que elas gostam de cores diferentes e que chamam a atenção, se poder ser confeccionado por ela melhor ainda.
Um ponto que deve ser lembrado que não é recomendado em hipótese alguma o adiantamento da mesada, ele deve entender que não pode gastar todo dinheiro de uma vez, caso abra uma exceção acabará passando uma mensagem negativa, onde pode gastar tudo sempre terá mais, lembre-se que você estar ensinando a lidar com o dinheiro educando-o financeiramente.


texto de: 
Ricardo Gomes Alves da Silva
Formado em Administração de Empresas pela Fafire (PE), Pós graduando Administração Financeira pela Fcap/Upe, atua como Analista Financeiro na área educacional, voluntário em projetos sociais e escreve artigos para blogs de finanças.

Nenhum comentário: