domingo, 25 de maio de 2014

MANTER A CALMA EVITA UM DESASTRE NA VIDA FINANCEIRA





Seja mais cuidadoso com o seu dinheiro, busque ter paciência e cautela na hora de assumir financiamentos.


Que o brasileiro é esforçado e trabalhador não temos dúvidas, porém, costuma meter os pés pelas mãos e, sem perceber, entra num abismo ao qual custa muito caro para sair, literalmente. A começar na compra do primeiro carro, sem planejamento, sem calcular os juros do financiamento, a depreciação do automóvel e as demais despesas que você tem como, despesas pessoais, escola dos filhos, combustível, manutenção do veículo, seguro e outras coisinhas mais.

Eu, por exemplo, há muito tempo comprei um carro com zero de entrada, pagava juros de 1,89¨% ao mês, e depois de um ano quis trocar de carro, perdi todo o valor que já havia pagado e cheguei a perder muito por causa da desvalorização e depreciação. Isso tudo para poder comprar um novo modelo, e bem mais caro, mas eu queria,  pois podia comprar novamente para 60 meses.  Sem observar, fui me endividando mais e mais, a ponto de não ter condições de pagar o seguro do carro novo. Moral da história: perdi uma fortuna para vender o carro ”antigo” que antigo não tinha nada, só tinha 1 ano e 2 meses de comprado, mas como estava financiado, tive de passar para uma pessoa assumir o financiamento. Portanto, para quitar o automóvel, tomei o maior prejuízo, comprei o tal modelo novo, bati em uma cabra a caminho  da faculdade 2 meses depois de comprado, o carro ficou parcialmente destruído e não tive condições de pagar o seguro. Usei o carro com a frente sucateada por vários meses até encontrar uma pessoa que assumisse o financiamento e o IPVA que estava prestes a vencer, acabei perdendo o sono e mais um montante de dinheiro. Mas acho que agora aprendi, senão não estaria compartilhando esta experiência com vocês.  Aprendi com meus próprios tropeços.

O brasileiro não possui educação financeira, pelo menos a grande maioria, por isso assume financiamentos imobiliários onde não se calcula, e ao longo de um financiamento de 20 anos, se paga quase o dobro do imóvel, no financiamento de veículos em 60 meses sem entrada, é um verdadeiro golpe ao nosso bolso. Se você puder se organizar financeiramente espere, junte e compre a vista, e se não puder esperar para comprar o carro a vista, procure pelo menos juntar um bom montante para dar de entrada, assim, você será encaixado em outra taxa de juros que também é alta, porém, melhor do que na compra com zero de entrada.

Para juntar dinheiro, existem hoje várias formas, pois se pensarmos a curto prazo, temos a boa e velha poupança, a médio e longo prazo, (entre 3 e 5 anos) temos ações do tesouro direto, pois é algo seguro e a longo prazo poderá render uma boa grana.

Então, não adianta se desesperar e meter o pé na jaca, pare um pouco, faça um planejamento financeiro, se preferir, baixe uma planilha para que você comece a colocar tudo na ponta do lápis, e quando eu digo tudo, é tudo mesmo.

Seja mais cuidadoso com o seu dinheiro, busque ter paciência e cautela na hora de assumir financiamentos e veja que se esperar um pouquinho mais lhe fará render mais dinheiro e educação financeira.


Texto de:

MARCOS MARINHO do INDICABANCOS

Nenhum comentário: