quarta-feira, 2 de julho de 2014

O QUE "TÁBUA ATUARIAL" NA PREVIDÊNCIA?







Amigos, não basta simplesmente contratar um plano de aposentadoria, temos que contratar um que realmente atenda nossas necessidades e conhecer as regras do jogo, ou seja, o que faz a diferença entre um plano e outro é o primeiro passo. Vai informação importante do nosso amigo Clemom, um especialista no assunto.


Tabua atuarial o vilão desconhecido!!!



O nome pode soar estranho, mas as tábuas estão por trás dos populares planos de previdência privada. Ou seja: se você tem um investimento para aposentadoria complementar, saiba que esse instrumento é uma das referências para os cálculos de expectativa de vida feitos pelas seguradoras. Sendo assim, a tal tábua não é tão estranha e sim uma das variáveis mais importante em um plano de Previdência Privada, isto porque em alguns casos a diferença da renda Mensal pode girar em torno de 55%.
As seguradoras calculam a renda que será paga no futuro, na hora de resgatar o investimento, considerando a estimativa de quantos anos o participante do plano poderá viver. Para fazer esses cálculos, as instituições nacionais utilizavam até o ano de 2010 as tábuas de vida da população dos Estados Unidos, como as chamadas AT 49, AT 83, AT 2000 – o número nas siglas refere-se ao ano que cada uma delas foi elaborada.
Mas no ano de 2010 as Seguradoras no Brasil elaboraram a sua própria tabua de mortalidade a BR-EMS e trouxe uma enorme diferença na renda aos consumidores Brasileiros que fizerem seus planos a partir de então, mas essa diferença foi muito negativa e reduziu o valor da renda que irão receber na sua aposentadoria.
A maioria das seguradoras e empresas de previdência privada está adotando, em seus cálculos de renda mensal vitalícia, a BR-EMS, a mais moderna das chamadas tábuas que medem a sobrevida que o segurado tende a ter a partir de determinada idade.
O assunto é técnico, ligado à atuária ramo da estatística que estuda o seguro social-, parece distante do dia-a-dia, mas afeta diretamente o bolso dos clientes da previdência privada.
Tábuas mais modernas embutem maior tempo de vida média, reduzindo, consequentemente, o valor do benefício pago pelas empresas -embora outros fatores afetem os cálculos.
A renda mensal vitalícia que as pessoas contratam nesses planos depende, basicamente, do montante acumulado e do número de anos que elas viverão recebendo a complementação da aposentadoria -além das taxas cobradas pelos planos etc.
Temos ainda no mercado algumas seguradoras que praticam a AT 2000 no mercado sendo um excelente e vantajoso negócio para os novos consumidores de previdência Privada, orientamos nossos clientes e amigos para não ser ater apenas na rentabilidade, mas também em qual é sua tábua atuarial.
Realizamos consultoria em previdência Privada, sem qualquer custo e avaliamos em que tábua atuarial Você se encontra.
Essa era a dica de hoje espero que tenha gostado.
Clemon Alves
Especialista em Previdência Privada

Nenhum comentário: