segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CRISE? E eu com isso?

Bem... A televisão, os jornais, revistas e todos os meios de comunicação estão falando de crise financeira e nós nos perguntamos: e eu com isso? O que é que isso vai interferir no meu dia-a-dia? Eu não tenho dinheiro aplicado em bolsa de valores e em nenhum outro canto então não vai interferir na minha vida.

Ocorre que o mercado financeiro não só tem impactos diretos, tem também impactos indiretos, e são esses impactos que interferem na vida das pessoas que não tem dinheiro aplicado.

Os bancos perdem dinheiro por quedas nas bolsas, a pessoas deixam de aplicar dinheiro por medo e preferem gastar deixando os bancos com menos dinheiro pra emprestar (eles emprestam dinheiro dos outros, dos que aplicam), com menos dinheiro para emprestar as taxas sobem (é lei da oferta) e aliado a isso tem a inadimplência que cresce a incerteza do recebimento que também faz com que os bancos aumentem as taxas.

Quando o mercado (indústria, comércio etc) não tem facilidade e nem taxa atrativa para tomar dinheiro emprestado e investir em sua atividade há pouco crescimento (a chamada recessão), crescendo pouco contrata pouco (não melhora o desemprego) ou reduz o quadro que tem (vêm as demissões) e é aí que sentimos na pele a crise.

O impacto será imediato, on line como em quem está com dinheiro nas bolsas? Não... será mais para frente no efeito dominó e para se prevenir NÃO CONTRAIA DÍVIDAS DE LONGO PRAZO.

Na crise é melhor você está pouco endividado ou não está endividado, com algum dinheiro guardado para emergência ou até para aproveitar oportunidades que costumam surgir nestes momentos, como comprar um imóvel com preço mais baixo que o mercado porque o proprietário está com a corda no pescoço.

Boa semana e controle suas finanças

Nenhum comentário: