domingo, 6 de março de 2011

ENSINANDO OS FILHOS A CONVIVER BEM COM DINHEIRO

Como educar financeiramente os filhos?
Como evitar que os filhos sejam gastadores profissionais e descontrolados?
Como falar de dinheiro com os filhos?
Com que idade devemos começar a falar de dinheiro com os filhos?


Essas são dúvidas comuns aos pais e que quase nenhum sabe o que fazer, até porque são raros os adultos de hoje que tiveram educação nessa área recebida pelos pais, aprenderam com a vida com erros e acertos.

Dar dinheiro aos filhos na hora que ele pede, "para controlar os gastos", não é o melhor caminho pois assim as crianças crescem achando que dinheiro aparece na hora que se precisa e que a culpa da falta é de quem não dá, para as crianças dos pais e para os adultos a culpa fica sendo dos patrões.

Some os gastos semanais de seus filhos com lanches na escola, revistinhas, jogos, balas e tudo aquilo que ele gasta e passe a dar o dinheiro de uma única vez, a semanada, e ensine que esse dinheiro servirá para a semana toda, e que ele deve gastar aos poucos a medida que for precisando mas que gastando tudo de uma única vez ficará sem dinheiro. IMPORTANTE: NÃO DÊ DINHEIRO EXTRA.

É óbvio a criançada vai errar e tropeçar muitas vezes. Mas vai aprender, cedo, que o mal uso do dinheiro tem consequências. E assim, quando o primeiro salário vier, ele já terá aprendido o suficiente para não se meter em confusões.

Agora como em qualquer área da educação os educadores precisam de paciência e persistência para o sucesso.

2 comentários:

Rafaela disse...

Meu filho gasta demais, só vive pedindo dinheiro, a mesada dele nunca chega nem a metade do mê e só quer roupas caras e de marca.

Como controlar isso? Como ensinar ele a lidar com dinheiro? ele está com 17 anos e tenho medo do que ele fará qua do começar a trabalhar.

Aldineide Rios disse...

Você está certa em se preocupar, o futuro financeiro dele dependerá desse início.

O melhor é conversar, orientar.

Observe ao seu redor e veja onde está a fonte de "inspiração" dele.

Busque um curso sobre finanças pessoais, tem cidades que tem de forma gratuita e estimule seu filho a participar. Dê de presente o livro PAI RICO E PAI POBRE.

Mostre exemplos de pessoas que perdem o controle financeiro e estão na pior. CUIDADO para não ser chata, seja sutil e ensine como se tivesse pedindo ajuda.

IMPORTANTE: Não dê e nem deixe outra pessoa dar dinheiro para ele GASTOU TUDO ENTÃO FIQUE LISO! mesmo que ele chore, espernei, faça charminho e tudo mais é para o bem dele.