sábado, 10 de setembro de 2011

ENDIVIDAMENTO FAMILIAR. PESQUISA DE MERCADO


RESUMO DO ENDIVIDAMENTO POR FAMÍLIA
Observando o resumo do endividamento vemos o crescimento regular que vem acontecendo e mais grave é que em velocidade assustadora... Muitos noticiaram que a inadimplência caiu, é fato! mas de que adiantou se o endividamento geral cresce, E MUITO!
isso mostra que as famílias estão perdendo o fio da meada continuam gastando sem controle e aumentando a confusão financeira do mercado. Anteriormente o endividamento era para compra de bens duráveis e hoje em dia vimos com frequência as pessoas usando limites de cheque especial ou cartão de crédito para compra de alimentos ou remédios.




ENDIVIDAMENTO POR PRODUTO DE CRÉDITO
Olhando o gráfico acima ficamos sem entender como as pessoas gostam de pagar juros... O cartão de crédito é o produto que tem a taxa mais elevada e mesmo assim é campeão disparado entre os produtos mais usados. Isso tem duas explicações: a primeira é que o produto oferece maior liberdade, sem precisar dar satisfação a ninguém é muito mais fácil utilizar o cartão de crédito do que solicitar empréstimo consignado, por exemplo. A outra explicação é o limite oferecido, enquanto no consignado tem limitador de 30% da renda no cartão de crédito chega a mais de 100% da renda e pior em vários cartões somando assim 500% ou mais da renda mensal. Isso é grave!



ENDIVIDAMENTO FAMILIAR - FAIXA DE RENDA
O endividamento cresce dia-a-dia e em todas as faixas de renda... Temos a impressão que recebendo mais, tendo salário maior o endividamento não bate a nossa porta. Ledo engano! não importa a faixa salaria do brasileiro, as dívidas não perdoam.
É fato que na faixa abaixo de 10 SM o endividamento é maior, porém que recebe acima de 10 SM está também endividado, mais de 50% das família...
PERCENTUAL DE FAMÍLIAS ENDIVIDADAS
Observem o crescimento assustado que aconteceu no início deste ano. Sabemos que em janeiro e fevereiro tem muitos gastos: férias, matrículas escolares, material escolar, IPTU, IPVA, mensalidade dos conselhos de classe, além da ressaca das dívidas do final do ano com presentes e festas. Nos anos anteriores depois desse endividamento regular do início do ano a situação voltava ao normal logo no primeiro semestre, mas infelizmente a situação está mudando e as pessoas não estão conseguindo quitar os gastos extra e em consequência a dívida foi incorporada deixando a situação preocupante.



3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, estou realizando um trabalho sobre pesquisa de mercado e gostei muito desse trabalho, mas gostaria de saber a empresa na qual encomendou a pesquisa, URGENTE por favor !! agradecendo desde já

Anônimo disse...

Olá, estou realizando um trabalho sobre pesquisa de mercado e gostei muito desse trabalho, mas gostaria de saber a empresa na qual encomendou a pesquisa, URGENTE por favor !! agradecendo desde já

ALDINEIDE RIOS disse...

No final da reportagem está a fonte: CNC tem um link