domingo, 15 de abril de 2012

CARTÃO DE CRÉDITO: ALIADO OU VILÃO? Você decide!


Início de mês: esta é a hora em que você percebe a sua real situação financeira. Você recebe o salário, a pensão ou seus rendimentos e surgem as contas. O Cartão de Crédito entra na pauta da discussão: quebrar, guardar ou manter?

O cartão de crédito é elemento de poder em suas mãos na hora das compras e deve permanecer sob seu controle, ou seja, ser um aliado. Se utilizado da maneira correta: quitando todo o saldo da fatura mensal e possuindo um programa de fidelidade, seus gastos podem ser convertidos em milhas para você fazer aquela viagem dos seus sonhos.

Porém, se um imprevisto ocorrer (esquecimento, desemprego, compras descontroladas) e você não pagar ou resolver pagar o valor mínimo da fatura, prepare-se para encarar um ciclo vicioso, com encargos e multas escorchantes. Algumas administradoras cobram encargos em torno de 16% ao mês. Lembre-se: a poupança rende por mês, aproximadamente, 0,60%.

E regularizar sua dívida vai te exigir resistência na hora de negociá-la. Algumas Administradoras de Crédito têm enviado junto com a fatura, uma proposta de renegociação. Olho bem aberto! A proposta pode incluir compras parceladas que ainda vencerão nos próximos meses. Isso eleva a base de cálculo de sua dívida e consequentemente, os juros incidirão sob um valor bem maior.

Cuidado! Faça as contas com atenção e decida a seu favor.

Texto publicado na Coluna de ECONOMIA - Denise Estrella
Edição 34 (7 a 13 de abril/2012) do Jornal Gazeta Niteroiense: www.gazetanit.com.br

Nenhum comentário: