quinta-feira, 26 de abril de 2012

ORÇAMENTO MENSAL: Tranqüilidade ou Stress?


Próximo do fim do mês, já com todas as contas pagas, é possível entender como está a sua saúde financeira. Está sobrando ou faltando dinheiro para fechar suas contas? 


Se o que você recebe todo mês é suficiente para suprir as suas necessidades e seus desejos e você ainda consegue guardar algum dinheiro para o futuro: Parabéns! Você está com o orçamento equilibrado e precisa apenas avaliar as várias alternativas existentes para aplicar esse dinheirinho que sobrou: na caderneta de poupança, nos fundos de investimentos, em ações, em imóveis, em ouro, em dólar, etc. Ainda vamos “conversar” sobre tudo isso e mais um pouco. 


 Mas se você já entrou no cheque especial ou pediu dinheiro emprestado para alguém da família e está esperando ansiosamente o próximo contracheque, saiba que permanecer nessa situação irá levá-lo ao endividamento crescente. Que tal sair do vermelho? Pegue uma folha de papel para anotar as receitas e despesas mensais. Depois, se organize melhor e faça uma planilha no computador. O importante é que anotando você irá notar quem você realmente é. 


Algumas pessoas conseguem manter-se permanentemente na primeira situação. Muitas vivem num malabarismo financeiro carregado de stress. Você pode mudar de direção e reavaliar seus hábitos diários, seus comportamentos. Confie em você e tenha persistência, determinação e planejamento. 


Dica: envolva inclusive seus familiares. 
Chegou a hora!

Texto publicado na Coluna de ECONOMIA - Denise Estrella 
Edição 36 (21 a 27 de abril/ 2012) do Jornal Gazeta Niteroiense: www.gazetanit.com.br

Nenhum comentário: