segunda-feira, 16 de abril de 2012

CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS - LIÇÃO 3


Na LIÇÃO I, vimos receitas, na LIÇÃO II vimos despesas, Mas qual utilidade saber as diferentes formas de receitas e despesas?


receitadespesa






O grande problema de quem começa a cuidar das finanças é não conhecer esses conceitos básicos e terminam misturando todas as contas e em pouco tempo a dívida torna-se monstruosa.


Para ter equilíbrio financeiro e passar a viver com tranquilidade as receitas e despesas devem está casadas e bem casadas. Como você já listou suas receitas e suas despesas faça o casamento delas fazendo com que suas despesas fixas sejam pagas pelas receitas fixas, lembrando que as despesas variáveis devem ter um limite de consumo de modo que sejam pagas também pelas despesas fixas.


É comum que nosso consumo seja equivalente ao que "achamos merecer": compramos muito no supermercado, almoçamos fora todos os dias sem fazer conta de quanto isso representa no orçamento, temos "direito" a uma bela farra no final de semana e por aí vai, temos "direito" a roupa nova todo mês etc etc etc


MAS MERECEMOS TAMBÉM UMA VIDA TRANQUILA.


Se sua receita não é suficiente para cobrir as despesas e você tem que recorrer todo mês ao cheque especial, ao cartão de crédito e outras modalidades de crédito... está na hora de fazer algumas mudanças.


FAÇA CORTES, pequenos cortes mas vá fazendo para ajustar as contas, e eu não estou falando ainda das despesas financeiras e juros, estou falando apenas de suas despesas pois são elas o ponto de partida.


Reduza um pouco a conta de luz, reduza um pouco a conta do celular, reduza um pouco o supermercado, reduza nos mimos e nas farras, enfim realize cortes para ajustas as despesas à sua receita (em breve darei dicas de como economizar em diversos itens).  Se mesmo com os cortes realizados você ainda não conseguiu fazer com que as receitas fixas cubram as despesas necessárias parta pra atitudes radicais OU ARRUME UM BICO OU EMPREGO EXTRA OU ASSUMA DE VEZ SEU PADRÃO DE CONSUMO E MUDE-SE PARA UMA CASA/APTO MENOR, CORTE TV A CABO, CORTE RADICAL NO CELULAR, MENOS RESTAURANTE, MENAS FARRA, PRESENTES MAIS CRIATIVOS E MENOS CARO ETC. A receita vai ter que pagar as despesas.


E afinal pra que serve as outras receitas - eventuais e variáveis? 
inicialmente para pagar as dívidas de quem tem e quem não tem ou já liquidou ela servirá para fazer o "pé de meia" e/ou para pagar nossos sonhos.


Se você quer trocar de carro, fazer um curso novo, ter umas férias diferente, comprar um equipamento ou qualquer outro benefício, use as verbas extras.


Observe com carinho a planilha das receitas. Veja quanto dinheiro você pode aproveitar se não tiver pagando juros. Como estaria sua poupança se todo mês o valor que você paga de juros fosse depositado na poupança. Quando você pensar em dinheiro pense em longo prazo pois R$ 50,00 gasto com besteira todo mês será R$ 600,00 em um ano, isso já seria o IPVA de seu carro, o material escolar de seu filho, diárias para suas férias, seu presente especial de aniversário enfim, seria muito mais bem aproveitado, portanto tenha pena de seu dinheiro.









Nenhum comentário: