quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O NATAL QUE CABE NO SEU BOLSO!

Denise Estrella*


Assim que passou o Dia das Crianças, o comércio começou timidamente a anunciar a chegada do Natal. Novembro terminou rapidamente, deixando uma sensação de que é possível sobreviver a um mês com tão poucos dias úteis. Para quem é profissional liberal, autônomo ou empreendedor, feriados fazem um estrago bolso. Haja planejamento...

Definitivamente, já é Natal !

Algumas ruas e prédios enfeitados, lojas tocando repetidamente as canções natalinas, já falamos da ceia e dos presentes. E é nesse momento que o Natal precisa caber no nosso bolso, principalmente se as crianças da família acreditarem em Papai Noel.

A chegada do 13º salário pode surgir como:
 
1º)  alívio para endividados: procure liquidar ou reduzir as dívidas mais caras (com juros maiores);

 2º)  reforço no orçamento: muito cuidado ao gastar com presentes e roupas novas (lembre-se que todo “Ano Novo” começa com IPVA, IPTU, material escolar e as compras parceladas do Natal) ou

3º) possibilidade, nos casos de equilíbrio financeiro, de formar uma reserva para emergências/imprevistos ou mesmo aumentar a poupança.
 

Seja qual for o seu caso, procure fazer uma lista de presentes e comprar com antecedência, usando e abusando da criatividade e do bom gosto. Lembre-se de que o “simples” é Chic!

O importante é reunir a família e os amigos para comemorar o nascimento de Jesus, agradecer a Deus pelas bênçãos alcançadas e trocar abraços apertados.
 

Além disso, procure controlar os gastos natalinos porque é melhor
continuar cantando “muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender”
do que cantar “pouco dinheiro no bolso e dívidas pra dar e vender”.
 

* Denise Estrella é economista e planejadora financeira pessoal e familiar
 

Texto para o Jornal Gazeta Niteroiense - www.gazetanit.com.br

Edição Nº 68 – Semana de 01 a 07 de dezembro de 2012.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aldi, boa tarde

Sou mt fa do seu blog...

Final do ano de 2010, inicio de 2011 o Banco do Brasil se apropriou 100% do meu salario, e férias para desconto de divida que eu tinha com o banco, tudo isso sem minha autorização, pelo que sei: " Não pode o banco se valer da apropriação de salário do cliente depositado em sua conta-corrente, como forma de compensar-se da dívida deste em face de contrato de empréstimo inadimplido, eis que a remuneração, por ter caráter alimentar, é imune a constrições dessa espécie.(Fonte: seu blog) No extrato vinha detalhando como proventos. O pior de tudo era que o salario era do mês de janeiro , de fevereiro e incluia o abono de férias. Reclamei no SAC mas nada foi feito e nunca me prestaram nenhum retorno. Fiquei sem dinheiro para as necessidades básicas, tive que procurar ajuda com desconhecidos. A situação foi calamitosa. Hoje a divida se encontra parcelada. Gostaria que meus direitos se valessem e o estorno acontecesse. Sei que isso não é politica do Banco Central e sei que posso reclamar. Resolvi antes verificar o parecer do Banco do Brasil antes de efetuar minha reclamação no BC e entrar com advogado!. Demora muito grande para resolver! A pergunta é: por ter sido em 2011 (Janeiro) o meu direito prescreveu? e o que eu poderia fazer para ter o ressarcimento?

Lidiane

e-mail - Lidiane202@hotmail.com