sábado, 23 de novembro de 2013

COMO ESCOLHER UM PLANO DE PREVIDÊNCIA?



O aumento da expectativa de vida, aliado a prática de hábitos saudáveis faz a "velhice" ser vista de maneira diferente da época de nossos avós e de nossos pais.

Por esse motivo é muito importante estar preparado financeiramente também e para isso temos que começar a pensar cedo pois caso contrário vamos enfrentar a boa idade contando apenas com a renda da Previdência Social.

Um dos caminhos para enfrentar essa fase é fazer um plano de previdência. O mercado oferece diversas opções e escolher a melhor delas não é tarefa fácil e exige pesquisa e comparações para ter o maior benefício no momento certo.

Veja alguns fatores são realmente importantes na hora de escolher o seu plano de previdência. São eles:


1. Instituição

É fundamental avaliar a instituição na qual se quer contratar o plano.

Em que é mais importante prestar atenção na hora de escolher um plano de previdência privada?

2. Taxa de Carregamento

Esta taxa pode ser cobrada sobre o valor da contribuição quando você investe e/ou quando você resgata. Ela pode ser de no máximo 10%, e sua finalidade é a de custear as despesas administrativas da instituição. Não é tão impactante quanto a Taxa de Administração Financeira, mas também deve ser considerada no momento da contratação do seu plano.
Dê preferência aos planos que cobram carregamento apenas na saída ou que tenham isenção desta taxa. Com isso o seu valor de contribuição será sempre aplicado integralmente.
Esta taxa pode depender de quanto você vai aplicar, ou seja, as melhores taxas estão associadas a maiores contribuições/aportes. Ou ainda pode depender do tempo de permanência no plano escolhido, em que quanto mais tempo você deixar seus recursos em uma mesma instituição menor será a taxa cobrada.
Na verdade, como a reserva cresce sistematicamente com as novas contribuições mensais, aportes e o resultado do investimento deles, qualquer meio ponto percentual representa muito, pois é juro sobre juro por muito tempo.

3. Taxa de Administração Financeira (TAF)

Esta taxa é cobrada sobre o seu dinheiro poupado que cresce através das suas contribuições mensais, aportes e rendimento da reserva acumulada. Sempre compare as taxas oferecidas pelas instituições antes de escolher o seu plano.

4. Rentabilidade

Mesmo que a taxa de administração financeira seja baixa, avalie a rentabilidade do plano. Não adianta pagar taxas baixas se o plano sempre rende pouco. Vale destacar que o histórico de rentabilidade de uma empresa não é garantia de rentabilidade no futuro. Ao contratar o plano, preste atenção quando considerar a taxa de rentabilidade na simulação. Esta projeção de taxa representa a expectativa de quanto o seu plano vai render a cada ano até a sua aposentadoria. Planos de previdência são investimentos por muito tempo: 20, 25 anos ou mais. Existe uma tendência de redução nas taxas de juros reais no mercado brasileiro, portanto se a projeção considerar uma taxa alta, 10% ao ano, por exemplo, você poderá ver resultados na simulação que não serão factíveis com a realidade do plano ao longo dos anos.


Você já tem um plano de previdência e que saber se está sendo bem remunerado? Analisamos para você

Nenhum comentário: