quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COMO NEGOCIAR O CHEQUE ESPECIAL?


Cheque Especial
- O segundo produto de financeiro mais caro é o cheque especial, perde apenas para o cartão de crédito. O objetivo do limite de cheque especial é cobrir eventualidades, como cheque depositado antes da data, descasamento rápido entre o que temos que pagar e o que temos para receber, mas nem sempre (ou melhor dizendo... na grade maioria) ele é usado como deve. Normalmente ele é usado como uma extensão do salário, um complemento para o orçamento e isso torna-se um ciclo vicioso, onde o usuário sente dificuldades em sobreviver sem ele.

Vamos agora nos livrar do cheque especial, saiba como negociar seu saldo devedor:

1) faça seu orçamento e ajuste suas finanças;

2) veja o valor que você já paga mensalmente de juros e estabeleça uma parcela com um pouco mais de acréscimo e que caiba no seu bolso; (lembre-se que você já está pagamento o valor dos juros mensalmente e sem reduzir a dívida, portanto evite pagar menos do que já paga;

3) normalmente os gerente sugerem para você ficar com um limite menor e as vezes do mesmo tamanho, mas eles fazem isso sabendo que inevitavelmente você irá utilizar rapidinho e voltar a ficar devedor - neste caso a situação fica mais grave porque você está com a parcela da negociação e com os juros, como você lembra começou muito pequeno e cresceu rápido. Cancele o cheque especial, a não ser que você seja altamente controlado.

4) Analise a taxa de juros que o banco esté lhe oferecendo, algumas vezes é melhor tomar dinheiro em outro lugar pois como o banco sabe que você é descontrolado a taxa cresce devido ao risco que é maior.

5) a melhor opção é o empréstimo consignado, aquele que é descontado em seu salário;

6) Use as verbas extras para liquidar as dívidas caras. 13º , férias, prêmios, abonos, gratificações, etc;

Um comentário:

Camila disse...

Querida preciso muito de ajuda. Estourei o limite do meu cheque especia ha três meses e isso virou uma bola de neve que não consigo mais controlar. O meu salário vai todo em prestações que eu não consigo diminuir para pagar. Ainda não tenho nada atrasado mas não quero mais usar o cheque, mas não tem como. Preciso de uma solução.