domingo, 15 de janeiro de 2012

ORÇAMENTO - DIAGNÓSTICO FINANCEIRO





I - Primeira fase - DIAGNÓSTICO




Essa é a fase do conhecimento e da análise, é nessa fase que você vai parar para pensar em você e em suas finanças (seja minuncioso) e descubra:




- suas receitas - Quanto realmente você ganha? inclua tudo salários, extras, benefícos como ticketes, bolsas de estudos, vales e tudo que se você sair do emprego vai perder e ter que desembolsar de seu bolso.
- suas despesas - Anote TUDO, passe um mês anotando todas as despesas que você tem, inclusive gorjetas, lanches, estacionamentos. As grandes contas e prestações fica fácil ela é muito visível mas são nas pequenas contas que o jogo faz diferença pois vamos gastando aos poucos e nem percebemos.
- seus objetivos - por que você precisa guardar dinheiro? para uma velhice tranquila? para aposentar-se cedo e passar a curtir a vida? para ter liberdade de ficar sem emprego e buscar melhor oportunidade? para comprar casa nova? carro novo? tirar as férias dos sonhos? abrir um negócio? descubra seus objetivos que ficará mais fácil ir em busca dos objetivos, quando não se sabe onde quer chegar nenhum vento é favorável.
- seu perfil financeiro - Poupador, gastador, controlado, descontrolado, tô nem aí, financista etc...
- seus motivos de gastar - Auto afirmação? cobrir carência afetiva? status? stress? seja sincero com você e faça uma análise justa e coerente.
- seus motivos de economizar - Medo? insegurança? vontade de vencer? para não voltar em situação qeu já passou e não gostou? quer um futuro melhor? esse item está muito ligado a seus objetivos, seja sincero e coerente.
- sua personalidade - autoritário, exibido, retraído, medroso, destemido, arrojado, cauteloso...

Nenhum comentário: