terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Infidelidade financeira pode ser catastrófica, diz especialista



Reportagem do site Info Money: www.infomoney.com.br
12 de janeiro de 2012 • 10h00
Por: Diego Lazzaris Borges

SÃO PAULO - Casar e ter uma vida a dois implica uma série de responsabilidades. Entre elas, está o controle das finanças, que precisa ser feito da maneira adequada, para que o casal não enfrente problemas com o orçamento e acabe tendo a própria relação estremecida.

De acordo com o especialista em finanças pessoais da MoneyFit, André Massaro, um problema que pode parecer inicialmente inocente, mas que acaba tendo efeitos destrutivos no casamento, é a infidelidade financeira.

Ela acontece quando um dos cônjuges (ou os dois) esconde informações financeiras do outro. “Podem ser coisas pequenas e aparentemente insignificantes, como comprar um sapato novo e dizer para o marido que comprou em uma liquidação, por metade de preço (ou ganhou de alguém), até algo mais sério, como ocultar por muito tempo uma dívida gigantesca que compromete as finanças e o futuro da família”, afirma. “Os efeitos da infidelidade financeira podem ser catastróficos”, alerta.

Ele lembra que uma dívida que cresce descontroladamente, por exemplo, pode afetar a relação do mais apaixonado dos casais. “Outros deslizes, como a mulher que compra um sapato escondido ou o marido que utiliza parte das reservas do casal para comprar um novo 'gadget' eletrônico, podem ter um impacto financeiramente pequeno, mas criam uma fissura perigosa na confiança do casal”, afirma o especialista.

Tipos de infidelidade financeira

Mas a infidelidade financeira não é caracterizada apenas por compras e endividamentos. “Muitas pessoas mantêm reservas, poupanças e 'contas secretas' escondidas de seus cônjuges”, diz Massaro.

Segundo ele, isso pode acontecer por várias razões, como a desconfiança na capacidade de gestão financeira do cônjuge. “É o caso daquela mulher que mantém uma 'poupança secreta' para garantir o conforto da família, imaginando que o marido 'ousado' vai quebrar a qualquer momento”, exemplifica.

Para desencorajar a infidelidade financeira , o especialista aconselha que o casal adote um procedimento de planejamento e controle financeiro que envolva os dois. “Uma espécie de reunião financeira mensal, onde o casal, em conjunto, revisa as contas e os planos”, aconselha.

Nenhum comentário: