sábado, 26 de maio de 2012

CASAMENTO: SÓCIOS DO LAR



Quando ele está sobrando é motivo de alegria, mas quando falta é dor de cabeça na certa. Sobretudo quando duas pessoas estão envolvidas, o dinheiro, se mal administrado, pode gerar muitos conflitos para um casal. A solução para isso é abrir mão da individualidade. Assim como a cama, as finanças devem ser divididas pelos parceiros, tanto nas alegrias quanto nas despesas. “O casal funciona melhor quando todos os gastos e planejamentos financeiros são realizados em conjunto. Rendimentos separados revela que o casal já se está pensando em divórcio”, diverte-se a consultora financeira Aldineide Rios.

Independentemente de quem ganha quanto, o casal deve sentar no início de cada mês para decidir o que fazer com o salário. “Principalmente se já têm filhos, já que as despesas são ainda maiores. Junte todo o dinheiro da família e liste todos os gastos da casa. Analise o quanto se gasta e dê limites. Se está gastando além da conta, comece a economizar. Estipule valores para cada coisa. Por exemplo: uma quantia vai para o lazer, outra para as contas principais”, recomenda a analista. 

Outro ponto importante é separar uma parte dos rendimentos para investimentos. “Antes de pagar qualquer coisa, separe dez por cento do dinheiro da família e deposite na poupança, por exemplo. Lembrando que esse dinheiro não é para gastos do dia a dia, nem para comprar coisas novas para casa, é uma reserva financeira”, explica Rios. Sobre ter ou não uma conta conjunta, o casa decidel. “Não há uma regra definida quanto a isso. Para alguns parceiros esse recurso dá certo, para outros não. Mas isso não quer dizer que você não possa tentar”, sugere.

A administração financeira a dois, assim como em qualquer área do relacionamento, funciona melhor à base do diálogo. “Se a mulher é mais descontrolada e o marido econômico, não vai dar certo. Eles precisam gastar de uma forma mais ou menos parecida. É bom que o parceiro que consome mais siga o exemplo do mais controlado”, orienta. Aliás, a parceria é a alma do negócio. “Há quem ganhe mais e queira impor as regras ou quem ganhe menos e se sinta constrangido. Por isso, é importante unir os ganhos, sem cobranças e dividir as despesas”, completa. 

Nenhum comentário: