quarta-feira, 5 de novembro de 2008

DINHEIRO, CRIANÇA E ADOLESCENTE

Pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes, vocês sabem lidar com os impulsos consumistas dessas crianças e adolescentes?

Não é uma das tarefas mais fáceis, afinal como convencê-los de que não é possível comprar aquele tênis "irado", aquela roupa "maneira", aquele brinquedo "fera"? mais difícil ainda, mostrar-lhe que esses produtos não são essenciais?

Pois é... quantas vezes logo após a compra descobre-se que aquela roupa não ficou tão bem assim, que aquele brinquedo já cansou e está jogado pelos cantos?

É preciso ter clareza de que crianças e adolescentes não serão infelizes se não tiverem tudo o que querem, principalmente bens da moda. Nossa responsabilidade como educadores vai muito além de português, matemática e boas maneira, somos responsáveis por educar em todos os caminhos da vida, inclusive no financeiro, não é deixar para "quando crescer eles aprendem" que vamos formar cidadãos responsáveis.

Por isso adote uma postura firme e positiva todas as vezes que lhes negar um objeto de consumo. Resista a chantagem e insistências e explique claramente o que é possível ou não para seu orçamento, o que é essencial e supérfluo, o que é permitido ou não e por quê.

Dizer simplesmente que não tem dinheiro para comprar é o método mais fácil mas nem sempre o melhor pois vai levar nossos pimpolhos a acreditar que sempre que tiver dinheiro poderá comprar tudo o que quiser, independente de precisar ou não, apenas para prazeres momentâneos.

Ensinar aos jovens a ter uma relação saudável com o dinheiro desde cedo e que na vida não é necessário e nem possível ter tudo irá ajudá-los a ser um adulto mais equilibrado.

Nenhum comentário: