sexta-feira, 7 de novembro de 2008

FILHOS & MESADA

Receber mesada é visto como algo saudável na educação financeira de suas crianças, já que elas são forçadas a tomar decisões quanto ao uso do seu dinheiro.

O principal objetivo da educação financeira: melhorar a forma como uma pessoa se relaciona com o dinheiro, ajudando-a a tomar decisões mais inteligentes para o seu uso e nisso a responsabilidade dos pais começa desde cedo, deixar para começar a orientação quando eles crescerem talvez seja muito mais dificil visto que os hábitos já terão consolidados nos pimpolhos.

Agora... quando começar? alguns especialista recomendam que crianças acima de 7 anos já comecem a receber alguma especie de mesada (que nesta idade melhor SEMANADA), mas quem conhece seu filho é você e naturalmente saberá decidir.

Leve em conta os hábitos familiáres para seu filho ter parâmetro. Some os valores que normalmente você já dá eventualmente (para balas, lanches, figurinhas etc), some um valor extra e dê de uma única vez na semana, informando a eles do que se trata, que eles devem separar dinheiro para suas despesas, para guardar para quando quiser algo extra.

Não basta entregar o dinheiro e ponto final. É preciso orientar a criança. Para as mais jovens, convém que os pais ajudem nas contas, de forma que ela consiga ter uma idéia mais clara de quanto pode gastar por dia. Além disso, vale a pena introduzir o hábito de pesquisar preços, o que acaba ajudando na definição do conceito de caro e barato.

Estabeleça regras claras sobre quais os gastos que você continuará arcando, e quais ele deve assumir com o dinheiro que recebe. Ainda que seja sua obrigação orientar o seu filho sobre o uso correto de dinheiro e ajudá-lo na avaliação das oportunidades existentes, você deve deixá-lo tomar a decisão final sobre o que fazer com o valor da mesada.

Não associe o pagamento da mesada às atividades pelas quais o seu filho é responsável em casa. Ele deve realizar estas tarefas porque isso faz parte das responsabilidades da família e, portanto, ele deve contribuir.

Estimule a criança a poupar parte da sua mesada. Para tanto, comece introduzindo a noção de objetivos de curto e longo prazo.

Se a criança gastar todo o dinheiro antes do final da semana (ou mês) e pedir para que você dê mais, seja firme e diga não! Lembre-se que você não está negando nada de essencial para o seu filho, mas apenas ensinando-o a planejar os seus gastos. Se você abrir uma exceção, acaba passando a mensagem errada para a criança: de que ela pode gastar, que sempre haverá mais!

ENSINE SEUS FILHOS A USAREM COFRINHO.

Nenhum comentário: