terça-feira, 18 de novembro de 2008

É VANTAGEM TOMAR EMPRÉSTIMO BANCÁRIO?

Empréstimos, um bom ou mau negócio?

Para responder a esta pergunta temos que fazer outras perguntas: bom pra quem? Empréstimo para que?

Empréstimo e financiamento são como veneno de cobra, com a mesma força que mata ele cura.

Durante o tempo de experiência no mercado financeiro foi muito comum ver empresas falindo devido à utilização de recursos inadequados, empréstimos utilizados de maneira errada e equivocada, assim um projeto e o trabalho de uma vida inteira são destruídos pelo sistema financeiro. Mas, a culpa é do banco ou é sua? Para evitar que esta situação aconteça com você é importante que você aprenda a utilizar o recurso externo de maneira adequada.



a) Use sempre a linha adequada a sua necessidade
b) Para aquisição de imobilizado como móveis e equipamentos utilizem recursos de
financiamento, como leasing, Finame, financiamento de máquinas e equipamentos;
c) Deixe o cheque especial apenas para as emergências do dia-a-dia. É de cobertura imediata;
d) Dê preferência a conta garantida, os juros são menores;
e) Antecipe cartão de crédito apenas o valor justo de sua necessidade, evite antecipação
programada se sua necessidade de caixa é eventual;
f) Não faça reformas ou compras de máquinas com o limite de cheque especial, mesmo que você
acredite que vai ter o dinheiro em pouco tempo. É melhor fazer um empréstimo parcelado em
liquidar antecipado quando entrar o recurso, assim você evita pagar juros absurdos se houver
algum atropelo;
g) Negocie com seu gerente disponibilidade de linhas de crédito, assim você evita perder negócio
por falta de dinheiro;
h) Quando for fazer uma compra de equipamento faça as contas para ver se ele vai se pagar;
i) Pesquise e compare taxas de juros, a diferença é grande de um banco para outro;
j) Cuidado com “ofertas” de produtos que “facilitam” a liberação do crédito como: seguros e
capitalização. Isso é ilegal e encarece seu empréstimo. Os gerentes têm metas e ofertam tudo
que vem pela frente, cabe a você dizer NÃO.

3 comentários:

Empréstimo Bancário disse...

Só para contribuir em relação ao empréstimo bancário, exija pagar as taxas legais máximas permitidas, não deixe os usureiros se aproveitarem! Abs!

Alexandra disse...

Sera que alguem consegue me ajudar?
Ja mandei estee-mail ao Banco Central O CASO O SEGUINTE
Venho por meio desta questionar a postura de um banco..que tento negociar a muito tempo.
-Sou Cliente do banco desde 1988.
- Primeira vez que devo ao banco..
- abri uma empresa individual a 2 anos e enviei autorizaçao da Prefeitura, mas o gerente se negou a abrir conta PJ, mas ao mesmo tempo emito boleto a meus clientes.
- Como nao tinha giro de capital, tive que ficar pegando emprestimo pessoal...juros pessoa fisica..visto que gerente nao aceitou o documento da prefeitura que e CPF com Inscrição Estadual (tinha direito a juros de PJ)
- Prejuizo para mim.
- O Gerente , alem de me ferrar com estes juros exorbitantes. mesmo vendo que estava tendo dificuldades em cumprir com valores nunca tocou na palavra RENEGOCIAÇAO,
Agora depois de quase 2 anos estou com uma divida inviavel de pagar, ja que tive que pegar emprestimos a juros de pessoa fisica e nao juridica.
Como tenho bom carater, venho desde comecei a ver a bola de neve, ja que meu maior cliente, deixou de comprar desde o carnaval, a divida foi crescendo, tentando negociar com meu gerente que disse nao haver a possibilidade.
Cancelei todos os meus cartoes
E ainda para piorar e mostrar a ma fe do banco, vendo minha conta.houve um debito automatico de pagamento do cartao de credito. Digo.nunca coloquei nada no debito automatico.
Fui pagar o IPVA de meu carro no Itau, mas como antes mesmo do dia, ja colocaram valores de debito de emprestimo em minha conta.e o cheque do pagamento do IPVA voltou.mas ao inves de devolverem o dinheiro.abriram um emprestimo parcelado.e descontaram mais emprestimos .conclusao..nao posso andar com meu carro, pois nao ando sem IPVA Pago. e como todo dinheiro que entra e descontado.
estou sem ter como pagar.
O valor descontado me deixou ainda mais negativa..e um cheque voltou.
Todos os boletos que faço e envio para meus clientes..e meus clientes pagam..o banco sequestra o dinheiro.
Estou sem dinheiro ate para comer.
no dia 12 de abril fui ao banco conversar com outra gerente. Dai foi quando ela me ofereceu uma negociaçao.. e ate assinei o contrato. juros 3,7%
Mas a noite..ela ligou e falou que nao ia fazer a negociaçao.
Desta data ate hoje...ja paguei 13% do valor... e ontem liguei na ouvidoria do banco que me ofereceu uma renegociaçao, quase o mesmo valor de 12 de abril.. O que fez que meu pagamento de emprestimos de 12% da divida simplesmente esta sendo ignorado.
Como podem nao ter aceitado o valor no dia 12 de abril e agora aceitarem praticamente o mesmo valor ? a um juros de 3,9%?
isto para mim, valor da divida..completamente errado..pois ja vinha pagando valores de juros de Pessoa Fisica e nao Pessoa Juridica...reintero..se for pensar bem..a miha divida real seria menos da metade..ou melhor..nem divida haveria, caso o gerente tivesse agido coretamente e aberto conta PJ.

Quem e responsavel por tudo isto...este gerente que no agiu conforme seu cargo, informando o cliente e agindo para que o cliente utilize o melhor do banco, como e anunciado toda hora na internet!!

Agora não so quero, mas preciso URGENTEMENTE DO DINHEIRO ,o dinheiro descontado como DEBITO AUTOMATICO PARA PAGAMENTO DO CARTAO DE CREDITO, QUE JÁ ESTA A MAIS DE 1 MÊS CANCELADO e o dinheiro do cheque devolvido, que paguei o IPVA no Itau, ja que esta descrito para que fim tal cheque seria utilizado. Deixei claro com gerente que nao eram para pagar cheque nenhum se nao tivesse fundo.
Todos estes problemas, me acarretaram, muito mal estar com meus clientes e pessoas.
O que mais me irrita é apesar de ainda reclamar hoje, falando que nunca mais gostaria de falar com as atendentes do telefone da agencia hoje, o infeliz do gerente me ligou hoje mais de 3 vezes..Realmente o que falo..este banco nao quer me compreender!!
O que devo fazer?

Anônimo disse...

procure um advogado.