quinta-feira, 14 de junho de 2012

DE OLHO NO TEU BOLSO!


Ao que tudo indica, está na hora de pesquisar, exercer o seu poder de escolha e partir para as negociações. Seu bolso irá agradecer! Esta semana o Governo anunciou sua decisão de promover a redução dos juros cobrados nos novos financiamentos imobiliários da Caixa Econômica Federal. Além disso, a concorrência entre os bancos consolidou o movimento na direção da diminuição das taxas de juros cobradas nas novas contratações em grande parte da rede bancária (em determinadas linhas de crédito).

Temos que comemorar também a queda da taxa básica de juros da economia brasileira, medida pela Taxa SELIC, que desde 30/05 foi reduzida para 8,5% ao ano. O sentimento é de que entramos numa nova era: esta é a menor taxa básica de juros da história do país. Mas é bom lembrar que este é o gatilho que aciona as novas regras de rentabilidade da poupança para os depósitos efetuados a partir do dia 4 de maio. Todos os novos depósitos realizados a partir de 04/05/12 passam a ter rendimento equivalente a 70% da taxa SELIC + variação da taxa referencial (TR) no mês, toda vez que a taxa SELIC for igual ou menor que 8,5% ao ano. 

As cadernetas abertas até 03 de maio irão manter a forma antiga de remuneração: rendimentos de 0,5% ao mês mais a variação da taxa referencial (TR), independente da taxa SELIC.

A redução este mês foi de apenas 0,5% na taxa básica de juros e pouco irá mexer no bolso do poupador. À medida que a taxa de juros for caindo, esta diferença começará a ter importância. Portanto, a partir de agora será interessante acompanhar de perto as próximas datas das reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM), pois o mercado prevê que o governo (leia: Banco Central)  deva promover novas reduções da taxa básica de juros até o fim do ano.

Próxima reunião do COPOM: dias 10 e 11 de julho/12. Os economistas prevêem novo corte de 0,5% na taxa SELIC.

Fique de olho e comece a fazer as contas! Você deve comparar com as demais aplicações financeiras consideradas conservadoras e que estão disponíveis em seu banco! Procure seu gerente ou seu Planejador Financeiro Pessoal. Daqui pra frente, este profissional será seu eterno aliado, pois ele será capaz de montar uma estratégia de investimento adequada aos seus objetivos de vida e voltada para realizar seus sonhos! Ficou com dúvidas? Se quiser conversar mais sobre este assunto, envie um e-mail. Boa semana!

Texto publicado na Coluna ECONOMIA - Denise Estrella

Jornal Gazeta Niteroiense - www.gazetanit.com.br
Edição Nº 43 – Semana de 09 a 15 de junho de 2012.


DEIXE SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO AQUI.

5 comentários:

marina disse...

Fiz um emprestimo consignado em novembro de $14.000,00,na caixa economica federal, paguei somente 4 prestaçoes de valor de 460,00, ontem recebi uma visita do oficial da justiça federal , que chegou na minha casa e disse que é um processo de execução e se vir na minha casa em 3 dias irá retirar bens em casa, pergunta, nao fui solicitada para negociação junto a caixa, e como devo proceder para negociaçao que agora será judicial, devo procurar um defensor publico?o oficial pode entrar na minha casa e retirar alguma coisa?eu tenho um carro porém nao está no meu nome, pode ser levado?favor preciso urgente dessas informaçoes, No aguardo

marina disse...

Fiz um emprestimo consignado em novembro de $14.000,00,na caixa economica federal,em 2010, paguei somente 4 prestaçoes de valor de 460,00, ontem recebi uma visita do oficial da justiça federal , que chegou na minha casa e disse que é um processo de execução e se vir na minha casa em 3 dias irá retirar bens em casa, pergunta, nao fui solicitada para negociação junto a caixa, e como devo proceder para negociaçao que agora será judicial, devo procurar um defensor publico?o oficial pode entrar na minha casa e retirar alguma coisa?eu tenho um carro porém nao está no meu nome, pode ser levado?favor preciso urgente dessas informaçoes, No aguardo

Aldineide Rios disse...

Marina, como o caso agora está na justiça a agência não faz mas nenhum acordo fica agora com a justiça.

procure a defensoria pública e peça orientação.

Unknown disse...

Dica (Pauta), S site para negociar suas dividas de forma coletiva e gratuita , poste sua proposta e informe ao seu credor QUANTO E COMO você pode pagar!

Unidos com mesmo objetivo , limpar nome .

www.acordocerto.com.br

Anônimo disse...

Boa tarde,
Iniciei um negócio investindo 400,00.
Lancei como negativo no livro caixa e agora conseguir recuperar o investimento, ou seja, o caixa q era negativo em 400,00 está positivo em 500,00.
O que de fato é lucro q possa ser retirado do caixa, os 500 ou 100?

Grata, Raphaela